O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

346 I SÉRIE - NÚMERO 11

invocou ou seja à minha eventual qualificação ou não o adjectivo que empregou fica com o Sr Deputado. E a sua opinião e não tenho que qualificá-la. Nada tenho a dizer relativamente a isso.
Quero dizer lhe apenas duas coisas?
Penso que o Sr. Deputado materializou aqui muito objectivamente aquilo que o presidente do seu partido referiu há dias como uma eventual ligação.

Risos do PS e do Sr. Deputado Narana Coissoró (CDS).

Não seria. O Sr. Deputado está um pouco delirante mas tem de ouvir que este aplauso implícito e explicito que o Partido Socialista e até o Partido Comunista fizeram à sua intervenção materializa de facto o delírio em que a direcção do CDS caiu Felizmente que segundo pensamos a base social de apoio do CDS não vai por esse caminho.
O que lhe quero dizer é que apesar de tudo o facto de o Sr Deputado Nogueira de Br to pessoa que muito estimamos ter estado presente apenas em quatro reuniões das trinta que houve não justifica nada Devo i dizer que vejo sempre os deputados do CDS - que são apenas quatro e justificam sempre as suas ausências das reuniões às comissões por serem só quatro nas viagens inter nacionais.

O Sr Narana Coissoró (CDS): - Não vê!

O Orador: - Vejo sempre deputados do CDS nas viagens internacionais.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Vê um!

O Orador: - Pois é Sr. Deputado há sempre um deputado do CDS nas viagens internacionais.
Então o Sr Deputado - que acha que isto é importantíssimo para o País e põe aqui o papelinho no ar para a comunicação social tirar a fotografia e o Sr. Deputado aparecer mais bonito do que é - não vem as reuniões das comissões e v aja para o estrangeiro?

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Isso é o que o Sr. Deputado deveria fazer.
Resta-me dizer que o Sr. Deputado Narana Coissoró fez aqui uma afirmação grave em relação a não audição do antigo director geral do DAFSE Dr. Pinto Coelho Não tenho tempo para esclarecer a questão mas permita me que lhe diga que o Sr Deputado quando falar de coisas sérias de e em primeiro lugar estar com uma boa estabilidade física e emocional e em segundo lugar estar esclarecido e informado.
Devo dizer lhe que o Dr. Pinto Coelho foi ouvido na Comissão Eventual de Inquérito durante duas audições com um numero de horas sem limite e que disse aquilo que tinha a dizer e achou que devia dizer.
Entendemos portanto que não foi correcto que no dia em que o relatório estava a ser ultimado esse senhor mandasse um telegrama já dizer que tinha mais a declarar. Contudo nós não lhe cortámos a palavra. Se o Sr. Deputado não sabe - a Camará sabe o porque já aqui foi dito - devo dizer lhe que a Comissão enviou esse telegrama à Procuradoria Geral da República para se saber se o antigo director geral do DAFSE vinha a dizer coisas importantes que não havia dito e nesse caso teria sonegado factos e a Procuradoria Geral da República deveria proceder a averiguações nesse sentido ou se tratava de um fait divers sem qualquer interesse para a Comissão que então teria feito muito bem em não o ouvir.
Esta é a verdade dos factos que respeitam a um assunto demasiado sério para o Sr. Deputado brincar com ele.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Narana Coissoró.

O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Sr. Presidente Srs. Deputados: O Sr. Deputado Rui Salvada quis na sua intervenção infeliz direi odiosa criticar mais uma vez a viagem do meu colega Nogueira de Brito à Jamba, onde sofreu um acidente.

Protestos do PSD.

Sr. Deputado as viagens dos deputados são viagens políticas e institucionais e nós não temos feito as imensas viagens de turismo político que o PSD tem feito aos magotes.

Risos do PS e do PCP.

e em que não faz nada Mesmo nas viagens às reuniões da União Interparlamentar vão perto de uma dezena onde nem sequer tem uma família política com quem falar ao passo que nós CDS fazemos falta porque desde que deixámos de estar presentes para sermos substituídos pelos turistas parlamentares do PSD a família democrática cristã nunca mais votou as propostas portuguesas.
Em segundo lugar o Sr. Deputado parece que está com ciúmes por um deputado do CDS ir de quando em vez acompanhar o Sr. Presidente da República nas suas viagens oficiais e até parece que é só o PSD que quer rodeá-lo e tomá-lo para si.

Risos do PSD do PS e do PCP.

Podem ficar com ele considerando a vossa estratégia que anunciam entredentes.
Em terceiro lugar entendo que as viagens ao estrangeiro para trabalho político do Parlamento só nos honram e beneficiam mas a infelicidade em que V. Ex.ª a quando toma a palavra fez o seu retrato ao criticar aqui na viagem à Jamba do Deputado Nogueira de Brito. E o que deve ser registado na acta.

O Sr. Presidente: - Para responder se assim o desejar tem a palavra o Sr Deputado Rui Salvada.

O Sr. Rui Salvada (PSD): - Sr. Presidente com o devido respeito isto é uma autentica tristeza.
Eu não falei na viagem à Jamba até porque essa viagem foi durante o período de férias e nada tenho a ver com isso. O que referi aqui e repito é que o Centro Democrático Social que tem quatro deputados porque o povo português não lhe deu mais não poder estar nas reuniões das comissões porque só são quatro deputados e o que eu disse é que esses quatro deputados podiam abdicar de algumas dessas estas ao estrangeiro - aquelas viagens oficiais que são necessárias -

Páginas Relacionadas