O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2990 I SÉRIE - NÚMERO 88

tida e ao compadrio, o Sr. Deputado devia ser, se não o último, um dos últimos a falar.

Protestos do PSD.

Sr. Deputado, vamos a coisas concretas: é ou não da opinião de que o Governo do PSD prejudicou mais do que beneficiou o distrito da Guarda? E é ou não da opinião de que, percentualmente, as intenções e aquilo que já foi anunciado para o distrito da Guarda pelo Governo do PS, durante estes oito meses, correspondem a muito mais do que o que foi feito, durante 10 anos, pelos governos do Professor Cavaco Silva?
O programa de desenvolvimento integrado referenciado por V. Ex.ª é uma medida de que se lembrou, exactamente porque está a ser preparada pelo Governo do PS e será brevemente implementada, no sentido de trazer uma nova via de desenvolvimento para o nosso distrito. Portanto, Sr. Deputado tenha calma e aguarde.
Em resumo, Sr. Deputado, podemos dizer que, ao fim de 8 meses de Governo PS, se fizermos o balanço, ele será substancialmente melhor do que os 10 anos de Governo do PSD.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra, por 1 minuto, o Sr. Deputado Carlos Alberto Santos.

O Sr. Carlos Alberto Santos (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Soares Gomes, estou perplexo. Conheço V. Ex.ª como uma pessoa de bem e respeito-o. Porém, estranho o facto de V. Ex.ª ter aparecido hoje na Assembleia da República com um discurso deste tipo, esquecendo, parece, que o governo dos últimos anos foi do seu partido, do partido em que V. Ex.ª militava, e não do PS.
Falou V. Ex.ª na estrada de Manteigas a Belmonte. É estranho, Sr. Deputado, dado que essa estrada foi anunciada pelo Governo de V. Ex.ª. Ora, V. Ex.ª sabe, tão bem como eu, que o projecto dessa estrada só está concluído em 1996.
Questionou também o problema da barragem do Sabugal. Foi o Governo de V. Ex.ª que fez vários festins, com foguetório e banda de música, para anunciar a construção da barragem do Sabugal. Porém, é o Governo do PS, como sabe, que vai, de facto, iniciar e levar a concurso essa barragem.
Quanto à estrada, ao plano rodoviário, V. Ex.ª esteve distraído durante muitos anos. Hoje felicito-o pela sua preocupação com os problemas do distrito da Guarda, porquanto, há alguns anos atrás, a cidade e o distrito da Guarda não foram alvo dessa sua preocupação.

O Sr. Presidente: - Faça favor de terminar, Sr. Deputado.

O Orador: - Sr. Deputado, agradecia-lhe que me dissesse se já se esqueceu de que foi o governo de V. Ex.ª que retirou todas as sedes de poder sediadas no distrito da Guarda. É uma pergunta que lhe deixo com alguns dados: quem retirou à Guarda o poder de decisão sobre agricultura? Quem retirou à Guarda qualquer podei de decisão sobre telecomunicações? Quem retirou à Guarda qualquer poder de decisão sobre saúde? Quem retirou à Guarda qualquer poder de decisão sobre ensino? Isto, para não lhe citar mais casos. Sei quem foi! Foi nos últimos anos! E foi durante o Governo do partido de V. Ex.ª!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Soares Gomes já não dispõe de tempo para responder, mas a Mesa concede-lhe 2 minutos, nem mais um nem menos um, para o efeito.
Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Soares Gomes (PSD): - Muito obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, Sr. Deputado Victor Moura, lamento que não conheça o meu nome; tenho a impressão que o deve conhecer, mas como não o citou...
De qualquer modo, quero dizer-lhe, como já referi no fim da minha intervenção, que o futuro da Guarda não se constrói com quimeras.
Sr. Deputado, as pessoas da Guarda não vivem de intenções e de promessas, que foi do que os senhores falaram. Nós vivemos de realizações. Os senhores criticaram o betão, o cimento, mas o único betão e o único cimento que temos na Guarda, que não é utilizado pelas pessoas nem serve a sociedade, é aquele que resulta de decisões tomadas pelo vosso Governo: é a barragem de Foz Côa e o matadouro.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - E, com isso, os senhores prejudicam o distrito.

Aplausos do. PSD.

Os senhores não conheceram a Guarda! O Sr. Deputado Victor Moura conhece muito mal a Guarda! Mas conhece bem o antigo presidente da câmara. Só que ele é um dos grandes culpados da desertificação daquelas regiões, porque não teve a capacidade de, na Guarda, criar as condições para atrair investidores. Nós temos um parque industrial que é uma vergonha, Sr. Deputado!

Vozes do PSD:.- Muito bem!

Protestos do PS.

O Orador: - O senhor devia conhecer a Guarda, mas não conhece!
Quanto à barragem do Sabugal, o concurso, de facto, foi lançado por este Governo; só que os senhores já o anunciaram não sei quantas vezes. Há um Secretário de Estado que já lá foi duas vezes fazer esse anúncio e dizer que é rápido. Só que as coisas estão congeladas. Os senhores são o Governo da congelação!

Aplausos do PSD.

O Sr. Nuno Abecasis (CDS-PP): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelara Mesa.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, peço-lhe que seja uma verdadeira e breve interpelação, dado termos uma ordem de trabalhos muito vasta.
Tem a palavra.

O Sr. Nuno Abecasis (CDS-PP):.- Sr. Presidente, trata-se, de facto, de uma interpelação à Mesa e só me atrevo, a fazê-la porque este tipo de debates me causa uma enorme preocupação.
A minha interpelação, Sr. Presidente, vai no sentido de V. Ex.ª lembrar aos meus colegas Deputados que vivemos

Páginas Relacionadas
Página 2991:
28 DE JUNHO DE 1996 2991 na era em que se constrói em betão armado. Não há benefício para a
Pág.Página 2991
Página 2992:
2992 I SÉRIE - NÚMERO 88 Vozes do PCP: - Muito bem! A Oradora: - Nesta tese, passam a
Pág.Página 2992
Página 2993:
28 DE JUNHO DE 1996 2993 Todavia, na continuidade do monólogo, este Governo decidiu, mal e
Pág.Página 2993
Página 2994:
2994 I SÉRIE-NÚMERO 88 Tem, pois, a palavra, para pedir esclarecimentos, a Sr.ª Deputada Ma
Pág.Página 2994
Página 2995:
28 DE JUNHO DE 1996 2995 Sr.ª Deputada, quanto ao financiamento, talvez seja melhor colocar
Pág.Página 2995