O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

756 I SÉRIE - NÚMERO 21

Vila Franca de Xira - foi precisamente onde os senhores obtiveram os piores resultados.

O Sr. Carlos Coelho (PSD): - É uma vergonha o que está a dizer!

O Orador: - É bom que os senhores sejam, neste momento, confrontados com isto...

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Sr. Deputado Nuno Baltazar Mendes, faça favor de terminar, pois já ultrapassou o tempo regimental.

Vozes do PSD: - É melhor, é!

O Orador: - Vou terminar, Sr. Presidente.
Como dizia, é bom que os senhores sejam, neste momento, confrontados com isto antes de aqui virem exibir os resultados obtidos como o que foi conquistado em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto. É bom que os senhores se lembrem dos resultados que obtiveram na Área Metropolitana de Lisboa e que falem deles.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Sr. Deputado Macário Correia, há ainda outros pedidos de esclarecimento. Deseja responder já ou no fim?

Vozes do PSD: - Com este nível, não merece!

O Sr. Macário Correia (PSD): - Sr. Presidente, por uma questão de respeito por si e por todas as bancadas aqui presentes, entendo não dever pronunciar-me sobre o que foi dito.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Tem a palavra o Sr. Deputado Nuno Abecasis.

O Sr. Nuno Abecasis (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Macário Correia, numa linha diferente, quero felicitá-lo pelo êxito obtido na sua terra. No entanto, não posso deixar de me referir a alguns passos menos felizes da sua intervenção, recordando-lhe que, quando fala de candidatos não residentes, talvez se devesse lembrar da sua candidatura, na passada legislatura, à Câmara Municipal de Lisboa.

Risos do CDS-PP.

Nessa altura o senhor não era residente e foi castigado. Tivemos alguns casos desses; em todo o caso, os nossos candidatos fizeram campanha, e talvez tenhamos sido punidos por isso.
Há dias e dias, há sol e há chuva. Qualquer partido, como qualquer pessoa, prova a sua qualidade com a sua capacidade de renascer todos os dias. O meu partido renascerá também, não tenho dúvidas sobre isso, e, a meu ver, o Sr. Deputado, para se regozijar, como seria lícito, com a sua vitória bem merecida, escusava de ter trazido aqui algo que lembra uma página menos brilhante do seu passado.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente (Manuel Alegre): - Para responder, se assim o desejar, tem a palavra o Sr. Deputado Macário Correia.

O Sr. Macário Correia (PSD): - Sr. Presidente, em primeiro lugar, agradeço ao Sr. Deputado Nuno Abecasis a elegância das palavras ao felicitar-me pelo resultado alcançado. Reconheço a sinceridade do gesto, porque o conheço desde há muitos anos e com ele tive a felicidade de ser autarca, em simultâneo, no município de Lisboa.
Relativamente àquilo que foi dito, quero clarificar o seguinte: fui convidado ao longo da minha vida pública para assumir candidaturas autárquicas em vários municípios. Disse sempre que só me encontrava em condições morais e éticas de o fazer em dois lugares: Tavira ou Lisboa.
Vim para a cidade de Lisboa estudar e nela desempenho funções há 20 anos, no dia-a-dia. Tirando isto, há apenas um outro município que me liga: a terra onde nasci, onde tenho a família, onde tenho tudo o resto que tem a ver comigo. Fora disto não faria sentido concorrer a qualquer outro, mas entendo que qualquer pessoa possa concorrer a qualquer lado, onde tenha alguma ligação mínima ou alguma razão política ou ética para o fazer. Mas, à margem disto, há coisas que não entendo, e foram destas que falei. Esta é a diferença. Não entendo que, a pedido de algum partido, consoante a comunicação social disse e nunca foi desmentido, outro partido, neste caso o CDS-PP,...

O Sr. Nuno Correia da Silva (CDS-PP): - Ó Sr. Deputado, não diga disparates!

O Orador: - ... em Tavira, em Alcoutim e em vários outros concelhos,...

O Sr. Nuno Correia da Silva (CDS-PP): - Prove, Sr. Deputado!

O Orador: - ... apresente candidatos onde, e digo-o aqui com toda a sinceridade e honestidade, ninguém os conhece. Nenhum é lá residente, nenhum é de lá natural, nunca nenhum lá trabalhou, nenhum fez por lá campanha eleitoral, ninguém os viu em lado nenhum... Esta é que é a verdade.

O Sr. Nuno Correia da Silva (CDS-PP): - É mentira!

O Orador: - Eu não conheço um único candidato apresentado.

O Sr. Nuno Correia da Silva (CDS-PP): - É mentira! É mentira!

Páginas Relacionadas
Página 0757:
18 DE DEZEMBRO DE 1997 757 O Orador: - Perante isto, pergunto se estamos ou não diante de u
Pág.Página 757