O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4880 | I Série - Número 089 | 20 de Maio de 2004

 

preços, mas, até agora, isso não se verificou.
Diga-se o mesmo em relação à diferença do preço da gasolina entre Portugal e Espanha, que é outra grosseira manipulação da opinião pública - e o Sr. Deputado Carlos Carvalhas, na sua qualidade de economista, embora não praticante,…

O Sr. Bernardino Soares (PCP): - Não praticante?!

O Orador: - … deveria saber que não pode argumentar da forma como o fez. A diferença do preço dos combustíveis entre Portugal e Espanha é exclusivamente devida à diferença de imposto, como sabe.

Protestos do Deputado do PCP Bernardino Soares.

Ouça-me, Sr. Deputado, porque é útil para sua informação!
A verdade é que Portugal é o quarto país com a gasolina mais barata na União Europeia. Sabia?

Vozes do PCP: - É o sexto!

O Orador: - Sim, é o sexto país com a gasolina mais barata.
Mas, Sr. Deputado, a diferença no preço dos combustíveis entre Portugal e Espanha encurtou-se nos últimos quatro meses. Não sabia, pois não? Pois fica a saber!

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - E a diferença?

O Orador: - Portanto, as razões que havia para comprar gasolina do lado de lá da fronteira são exactamente as mesmas, ou até menores, do que as que existiam há quatro meses.

Vozes do PCP: - Nota-se!

O Orador: - Finalmente, em relação às questões colocadas pelo Sr. Deputado Renato Sampaio,…

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Sr. Ministro, o seu tempo terminou. Conclua, por favor.

O Orador: - … quero dizer-lhe que, como Deputado eleito pelo Círculo Eleitoral do Porto, esperava que, simplesmente, viesse felicitar-nos por termos cumprido uma velha aspiração das gentes do Porto e dos portuenses…

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

… e que, como portuense, saudasse aqui esta medida, que vai ser muito importante para as pequenas e médias empresas portuguesas, em geral, mas, sobretudo, para as do norte do País, onde estão largamente concentradas. É assim que se promove o emprego e o crescimento económico.
Por isso, digo-lhe que, como portuense, o Sr. Deputado, hoje, deveria simplesmente saudar aqui esta iniciativa, de colocar a sede do IAPMEI num sítio que entendemos apropriado, na cidade do Porto.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Para pedir esclarecimentos, tem a palavra a Sr.ª Deputada Isabel Castro.

A Sr.ª Isabel Castro (Os Verdes): - Sr.ª Presidente, Sr. Ministro da Economia, acho que o tom do seu discurso é completamente afastado da realidade. É que o senhor oscila entre o Calimero e o verdadeiro Super-Homem, porque se, por um lado, vem dizer-nos "coitadinho deste Governo, que teve contra si toda a adversidade do mundo, uma crise mundial, a crise do petróleo, no fundo, uma conjuntura extraordinariamente negativa", por outro, diz-nos que esse Governo, coitado, que teve contra si tantas adversidades, conseguiu, num esforço titânico (e verdadeiramente só o senhor conseguiria fazê-lo), encontrar os sinais e vencer, de uma forma triunfante, todas essas adversidades, e falou-nos de maravilhas, que nada têm a ver com a realidade.
A realidade, Sr. Ministro, é que este Governo, nos mais diversos níveis, se tem revelado um desastre. Este Governo, concretamente, o seu Ministério, revelou-se incompetente, por exemplo, para mobilizar as

Páginas Relacionadas
Página 4876:
4876 | I Série - Número 089 | 20 de Maio de 2004   A Sr.ª Presidente (Leonor
Pág.Página 4876