O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4904 | I Série - Número 089 | 20 de Maio de 2004

 

o mandato da comissão de sábios, não sabemos se são eles que se substituem ao Governo na defesa do interesse público e se o Governo nem sequer o acautela, não sabemos como joga tudo isto com o chamado interesse nacional.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Sr. Deputado, o tempo de que dispunha está a chegar ao fim, mas o Grupo Parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes" cedeu-lhe 2 minutos, pelo que pode continuar no uso da palavra.

O Orador: - Agradeço ao Partido Ecologista "Os Verdes" o tempo que me cedeu.
Continuando, não podemos, pois, persistir no erro. Qualquer pessoa sabe que se a medicamentação proposta pelo clínico a um doente, por mais ligeira que seja a doença, conduzir a agravamentos sucessivos, há que mudar de terapêutica. Pelos vistos, parece que, se a este défice, que foi fabricado estatisticamente por este Governo - e é uma acusação que faço aqui -,…

O Sr. Jorge Nuno Sá (PSD): - Não ouviu a explicação do Deputado Pinho Cardão!

O Orador: - … se tivesse aplicado o critério que o Eurostat estava disposto a aceitar para 2001, o défice teria sido de 2,8%.

O Sr. José Magalhães (PS): - Muito bem!

O Orador: - "Patrioticamente", a Sr.ª Ministra das Finanças empenhou-se o mais que pôde, em nome da transparência, para que ele passasse para 4,1%.

Protestos do PSD e do CDS-PP.

É em nome dessa mesma transparência que a Sr.ª Ministra deveria ter vindo hoje a esta Assembleia acompanhada de um certificado passado por uma comissão independente que usasse os mesmos critérios que ela exigiu para o governo socialista.

O Sr. José António Seguro (PS): - Muito bem!

O Orador: - Mas é disso que ela foge, "como o diabo da cruz". E porquê? Porque este défice é de 5,3%, o Fundo Monetário Internacional prevê que será de 4,2% em 2004 e a própria Comissão Europeia prevê 3,4%. O mais grave é que a Comissão Europeia prevê que, em 2005, o défice será ainda mais elevado: 3,8%.

Protestos da Deputada do PSD Isménia Franco.

Perante esta doença crónica, que o Governo só agrava, há que mudar de terapêutica. Insistir nela, isso sim, é que é anti-patriótico.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Sr. Deputado, agradeço que termine.

O Orador: - Termino já, Sr.ª Presidente.
O que o Sr. Ministro da Economia aqui veio dizer foi que, de facto, não tem instrumentos, não tem medidas, não tem ideias. Fala-nos de 2010 porque sabe que não estará no Governo.

O Sr. Jorge Nuno Sá (PSD): - Como é que sabe isso?

O Orador: - Perante tão boas notícias que o Sr. Ministro nos foi dando, gostaria de deixar uma prevenção: ele que se acautele, porque vai receber, um dia destes, uma muito má notícia.

Aplausos do PS.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Duarte Pacheco.

O Sr. Duarte Pacheco (PSD): - Sr.ª Presidente, Srs. Membros do Governo, Srs. Deputados: Resulta

Páginas Relacionadas
Página 4876:
4876 | I Série - Número 089 | 20 de Maio de 2004   A Sr.ª Presidente (Leonor
Pág.Página 4876