O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4917 | I Série - Número 089 | 20 de Maio de 2004

 

que falou há pouco e que está sentado na bancada do Governo não primou nem pela elegância, nem pela educação, nem pelo respeito.

O Sr. Jorge Nuno Sá (PSD): - Pela verdade!

O Orador: - Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares, peço-lhe encarecidamente que quando tiver oportunidade de, fora desta Casa, encontrar o Ministro que falou há pouco lhe diga, olhos nos olhos, que num debate nesta Assembleia, da iniciativa de qualquer que seja o grupo parlamentar, tem de haver respeito.

O Sr. Jorge Nuno Sá (PSD): - Começa pelo PS!

O Orador: - O PCP tomou uma iniciativa para que aqui se avaliasse, em respeito e por respeito de todas as opiniões, a situação económica e social do País.
Podemos divergir, podemos ter opiniões diferentes, mas os factos, esses, Sr. Ministro, são irrefutáveis.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Desse ponto de vista, peço-lhe para dizer ao Ministro que falou há pouco que, quando voltar a intervir nesta Tribuna, deve falar primeiro com o Sr. Ministro Luís Marques Mendes, porque ele tem bons conselhos para dar-lhe. Sobretudo era bom que em 10 minutos, num debate sobre as situações económica e social, falasse da economia e da situação social dos portugueses; que desse esperança aos cerca de 500 000 portugueses que estão desempregados; que desse esperança aos empresários, para que eles pudessem investir mais; que dissesse aos seus colegas de Governo que tivessem a capacidade de não cortar no investimento público e investissem na educação e na ciência, que inovassem, que dessem confiança e dinamismo à economia nacional.

Protestos do PSD.

Os senhores foram eleitos para governar Portugal e não para insultar aqueles que aqui representam cerca de metade dos portugueses e que foram democraticamente eleitos.

Aplausos do PS.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Embora, em parte, a intervenção do Sr. Deputado não tenha constituído, de facto, uma defesa de consideração da sua bancada, para dar explicações tem a palavra o Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares.

O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: - Sr.ª Presidente e Sr. Deputado António José Seguro, para ser completamente franco já o vi fazer bastante melhor.

Risos do PSD e do CDS-PP.

Disse o Sr. Deputado que me conhece há anos e é verdade, mas pelos vistos não me conhece suficientemente bem.

O Sr. Vieira da Silva (PS): - Estamos sempre a aprender!

O Orador: - Na vida política, sobretudo na minha vida política, há duas coisas que eu não uso: o "politiquês" e o "politicamente correcto".
O que tenho a dizer digo com elegância, com respeito, com enorme firmeza e com uma grande acutilância. E disso não fugi.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Por isso não dou explicações de espécie alguma. E não o faço porque nem o senhor me dá lições de como uma pessoa deve comportar-se nesta Casa nem eu as dou, nem ao senhor nem a ninguém. Fui sempre assim e assim continuarei a ser.

Páginas Relacionadas
Página 4923:
4923 | I Série - Número 089 | 20 de Maio de 2004   cedo vai ver que a sua for
Pág.Página 4923
Página 4924:
4924 | I Série - Número 089 | 20 de Maio de 2004   prática com utilização da
Pág.Página 4924