O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5216 | I Série - Número 094 | 29 de Maio de 2004

 

O Orador: - Nós, pelo contrário, articulamos num único documento os cursos científico-humanísticos, tecnológicos, artísticos especializados, profissionais e os do ensino recorrente.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr.ª Deputada, que pensa da formação ministrada por técnicos do Departamento do Ensino Secundário (DES)? Entendemos que foi um desperdício de tempo e dinheiro para a leitura orientada de um decreto-lei, sem nada de inovador e destinada aos presidentes dos conselhos executivos e mais um docente por escola. Acha o PS que foi a formação adequada?
Acha mal o PS que um único documento articule toda a formação secundária e nela introduza a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)?

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Acha mal o PS que tenha sido pensado, pela primeira vez em Portugal, um modelo matricial para os cursos artísticos especializados?
Acha mal o PS que os exames nacionais tenham sido reduzidos a Português e mais duas ou três disciplinas…

A Sr.ª Ana Benavente (PS): - Já estavam!

O Orador: - … e que tais exames se destinem apenas aos alunos que querem prosseguir estudos superiores? Ou pretenderia que o Governo não cumprisse a obrigação a que se comprometeu, para mais tarde levantar a voz acusando-o de laxista, incumpridor e mentiroso?

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Isabel Pires de Lima.

A Sr.ª Isabel Pires de Lima (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Pina Marques, estava à espera de o ouvir tecer documentários sobre a actual revisão curricular, sobre o decreto-lei que estamos aqui a apreciar, e não propriamente sobre uma revisão curricular suspensa há mais de dois anos pelo Governo que V. Ex.ª apoia. De toda a forma, gostava de responder a algumas questões que coloca, designadamente no que diz respeito à formação.
Pergunta-me o Sr. Deputado se acho boa ou má a formação desenvolvida pelos técnicos do Departamento do Ensino Secundário e se acho essa atitude despesista.
Sr. Deputado, acho-a boa. Aliás, não apenas a acho boa como penso que foi fundamental no sentido de tentar sensibilizar os professores e "abri-los" para a nova revisão curricular que estava a ser projectada, tanto mais quanto os professores tiveram de fazer esforços imensos, designadamente no presente ano lectivo, para conseguirem gerir novos programas enfiados à força, por resposta a meros compromissos com os editores, no desenho curricular anterior.
Ora, provavelmente, terá sido essa sensibilização e essa formação levada a cabo pelos técnicos do Departamento do Ensino Secundário que terá ajudado os professores a encontrarem algumas soluções, e não, com certeza, a formação tardia, feita em cima do joelho e completamente desadequada em relação ao que estava em causa, realizada no começo do ano lectivo, em Setembro passado, de uma forma absolutamente anacrónica em relação àquilo que se pretendia.

O Sr. Augusto Santos Silva (PS): - Muito bem!

A Oradora: - Também me parece mal a forma como as tecnologias de informação estão incluídas na actual revisão curricular - é isso exactamente o que penso -, porque não faz sentido algum incluir apenas num ano, e ao nível do 10.º ano, a formação elementar que já foi obtida no ensino básico, com um diploma específico para esse efeito.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Antunes.

Páginas Relacionadas
Página 5209:
5209 | I Série - Número 094 | 29 de Maio de 2004   da sua luta contra a morte
Pág.Página 5209
Página 5210:
5210 | I Série - Número 094 | 29 de Maio de 2004   a incapacidade para articu
Pág.Página 5210
Página 5211:
5211 | I Série - Número 094 | 29 de Maio de 2004   A Oradora: - Sr. President
Pág.Página 5211