O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 | I Série - Número: 085 | 28 de Maio de 2009

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Sabe o que os senhores querem, Sr. Deputado? Querem esconder que foi o PSD que introduziu o PEC!

O Sr. José Manuel Ribeiro (PSD): — Não é verdade!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Querem esconder que foi o PSD que aumentou, em 2%, o IVA e que, só depois, o PS o aumentou em mais 2%! Querem esconder que o que propomos aqui é que, por exemplo, quem compre um terreno por mais de 1 milhão de euros pague um pouco mais de taxa do imposto que lhe é aplicado! Acha isto injusto?! Querem esconder que o que propomos aqui é que as empresas que continuam, na crise, a lucrar mais de 50 milhões de euros, paguem um pouco mais de imposto para haver dinheiro para o subsídio de desemprego!

O Sr. Bruno Dias (PCP): — Ora bem!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Querem esconder que o que propomos aqui é que quem tem iates de luxo, aviões de luxo e carros de luxo tem de pagar um pouco mais de imposto, se os compra neste tempo de crise, porque assim haverá mais dinheiro para os desempregados! É isso que os senhores querem esconder!

O Sr. Honório Novo (PCP): — Exactamente!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Quando se trata de ir ao bolso dos ricos, isso dói ao PSD! Confortado está sempre o PSD com o ir ao bolso dos pobres!

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Duarte Pacheco.

O Sr. Duarte Pacheco (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Bernardino Soares, o primeiro apelo que faço é que o senhor não se exalte e não perca a compostura neste debate. Penso que isso só lhe ficava bem.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Com a mentira, eu perco a compostura!

O Sr. Duarte Pacheco (PSD): — Em segundo lugar, Sr. Deputado, há aqui algo que me faz lembrar um sentimento que é pouco nobre e que é este: há muitas pessoas que, infelizmente, quando vêem alguém ao seu lado com algo que admiram, em vez de pensarem «vou esforçar-me para alcançar aquela meta», têm é inveja e vontade de que aquela pessoa deixe de ter o que tem.

O Sr. Jorge Machado (PCP): — Não é nada disso! Não mistifique!

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Que vergonha!

O Sr. Duarte Pacheco (PSD): — Ora, esse é um sentimento que não compartilho e que não fica bem a nenhum membro desta Casa.

O Sr. Honório Novo (PCP): — Não lhe fica bem, a si!

O Sr. Duarte Pacheco (PSD): — E na impossibilidade, na vossa lógica, Sr. Deputado, de acabar com os pobres, então que se acabe com os ricos.
Nós, o que queremos é acabar com os pobres.

O Sr. Honório Novo (PCP): — Exactamente!

Páginas Relacionadas
Página 0024:
24 | I Série - Número: 085 | 28 de Maio de 2009 Portanto, esta é a questão de fundo: nós te
Pág.Página 24
Página 0025:
25 | I Série - Número: 085 | 28 de Maio de 2009 Deputado Victor Baptista, diga-nos lá: conc
Pág.Página 25