O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE ABRIL DE 2023

59

Se os senhores me deixarem falar… O Sr. Presidente (Adão Silva): — Peço desculpa, Sr.ª Ministra, permita-me que a interrompa só para pedir

às Sr.as e Srs. Deputados um pouco mais de silêncio e de serenidade. O debate é muito longo, mas, verdadeiramente, está a haver um sentido estoico neste debate e, portanto,

peço que, durante mais alguns minutos, consigamos manter este regime de serenidade e tranquilidade para que todos possam ser ouvidos, particularmente a Sr.ª Ministra, que vem aqui dar explicações, seguramente, muito oportunas.

Sr.ª Ministra, faça favor de continuar. A Sr.ª Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: — Muito obrigada, Sr. Presidente. Então, continuando, à data de hoje, temos 72 000 alunos bolseiros e, desses, 12 800 são deslocados.

Portanto, isto não tem exatamente a ver com os números que indicou — estes são os dados reais, fornecidos à data de hoje.

De qualquer maneira, como já disse, reforçámos a ação social, atualizámos duas vezes o complemento de alojamento e demos, também, complemento de alojamento a alunos não bolseiros, coisa que nunca tinha sido feita! Como não temos o número de camas suficiente, tivemos de apoiar mais os alunos através da ação social, exatamente para eles poderem ter alojamento e não abandonarem o ensino superior.

Aplausos do PS. O Sr. Presidente (Adão Silva): — Passamos agora para as perguntas do Grupo Parlamentar do Bloco de

Esquerda… O Grupo Parlamentar do PCP está a pedir a palavra para que efeito, Sr. Deputado? O Sr. ManuelLoff (PCP): — Para um pedido de esclarecimento da Mesa à Sr.ª Ministra. O Sr. Presidente (Adão Silva): — Mas, Sr. Deputado, a Mesa não pede esclarecimentos à Sr.ª Ministra,

senão perdemos a nossa equidistância! A Sr.ª Paula Santos (PCP): — É um ponto de ordem. O Sr. ManuelLoff (PCP): — Sr. Presidente — eu tenho um mês e meio disto! —, é um ponto de ordem.

Pode ser? É muito rápido. Risos do Deputado do PSD Alexandre Poço. O Sr. Presidente (Adão Silva): — Neste caso, dou-lhe a palavra, Sr. Deputado. Mas o ponto de ordem é para mim, é para a Mesa. O Sr. ManuelLoff (PCP): — Com certeza, Sr. Presidente. O Sr. Presidente (Adão Silva): — Faça favor, Sr. Deputado. O Sr. ManuelLoff (PCP): — É para indicar à Sr.ª Ministra que, exatamente, na página do Plano Nacional

de Alojamento dos Estudantes de Ensino Superior o número de estudantes deslocados indicado é de 175 000. Repito: 175 000.

Aplausos do PCP. O Sr. Porfírio Silva (PS): — Isso não é falar para a Mesa!