O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 DE MAIO DE 2023

27

Porque é que, até agora, não iluminaram o Parlamento de vermelho, no dia 6 de agosto, o dia de memória aos cristãos perseguidos? Porque é que não colocaram a bandeira a meia haste pela mulher grávida que faleceu por falta de cuidados médicos nas Caldas da Rainha?

Mas, se falamos de visibilidade trans, falemos, então, até ao fim, nomeadamente do que tentam tornar invisível.

Um estudo realizado em 2021, na Universidade do Porto, diz-nos que 55 % dos inquiridos que reverteram o seu processo de transição não receberam uma avaliação adequada por parte do seu médico e 38 % concluíram que, afinal, a suposta disforia de género era, na verdade, a manifestação de um trauma, de um abuso ou de uma doença mental.

Numa altura em que o acesso à saúde mental escasseia, em vez de esta Câmara aprovar a proposta do Chega, de reforço de psicólogos nas escolas, prefere criar a figura do conselheiro de género, alguém não profissional que vai opinar sobre a sexualidade dos filhos dos portugueses.

Em nome da visibilidade trans, esta Câmara aprovou também que as casas de banhos e os balneários das escolas dos seus filhos passem a ser acedidos de acordo com, e passo a citar, «a vontade expressa» das crianças e dos jovens, seja essa a vontade expressa por uma pessoa trans, por um abusador ou por um violador. O critério é apenas, e só, o da vontade expressa.

Agora, sabendo a irresponsabilidade do que propõem, fingem que não propuseram casas de banho mistas. Mas queria dizer que até o vosso amigo «transconservador», que foi alguém que, em período eleitoral, se

«transvestiu» de conservador, disse que só propõe casas de banho unissexo quem não tem filhas ou mulher, e que esta ideia é uma ideia de Satanás. Estou a citar Luiz Inácio Lula da Silva, o senhor que vocês receberam com tanto calor.

Aplausos do CH. Mas sabem quem é que se está a tornar invisível? As mulheres. Atualmente, o título do campeonato

universitário de natação nos Estados Unidos não pertence a uma mulher biológica. O título de mulher mais bonita do mundo não pertence a uma mulher biológica. Mais: até anúncios de tampões já são feitos por pessoas trans!

A Sr.ª Mariana Mortágua (BE): — Estás com inveja?! A Sr.ª Rita Matias (CH): — E dizer isto não é preconceito. É apontar a hipocrisia destas feministas que, na

primeira oportunidade, dizem que até um homem biológico desempenha melhor o papel de mulher do que as próprias mulheres.

Triste sociedade esta, que não progride, só se degrada. Em nome da visibilidade trans, as crianças estão a ser expostas à erotização precoce, a espetáculos com

drag queens ou até à leitura de livros na FNAC com o patrocínio de uma discoteca gay de Lisboa. A Sr.ª Isabel Pires (BE): — Ui! Vejam lá! A Sr.ª Rita Matias (CH): — Usando uma referência bíblica já aqui citada pelo Sr. Presidente da Assembleia

da República, «para tudo há um tempo debaixo dos céus». Então, aquilo que vos peço é que respeitem o tempo das crianças. Não as façam duvidar, só porque sim, daquilo que veem no espelho.

O Sr. Pedro dos Santos Frazão (CH): — Muito bem! A Sr.ª Rita Matias (CH): — Como filha, como irmã, como prima, como tia e até como mulher que deseja,

um dia, poder ser mãe e ver os seus filhos crescerem aqui em Portugal, peço-vos, por favor: deixem as crianças em paz.

Aplausos do CH.

Páginas Relacionadas
Página 0033:
18 DE MAIO DE 2023 33 O Sr. Presidente: — Para uma intervenção em nome do Grupo Pa
Pág.Página 33
Página 0034:
I SÉRIE — NÚMERO 129 34 A Sr.ª Joana Mortágua (BE): — E a parolice da sua gr
Pág.Página 34