O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DE DEZEMBRO DE 2023

39

Sr.as e Srs. Deputados, toda a economia paralela se baseia na fuga de impostos e esta monstruosa fuga de impostos em Portugal tem um culpado assumido. Ele chama-se Partido Socialista,…

O Sr. Pedro Pinto (CH): — Muito bem! O Sr. Rui Afonso (CH): — … asfixia a economia com altíssimos impostos e leva muitos portugueses a

esconder do Estado rendimentos que tantas vezes são necessários para viver com alguma dignidade e desafogo financeiro.

Aplausos do CH. Protestos do Deputado do PS António Monteirinho. Das duas, uma: ou se alivia a carga fiscal, criando condições para uma estrutura económica saudável,

empregando o dinheiro que todos pagamos de forma eficiente, ou continuará a haver portugueses a fugir ao fisco sempre que puderem — não porque queiram ser mais espertos do que os outros, mas porque precisam de viver com o mínimo de dignidade.

Esta perceção social, Sr.as e Srs. Deputados, invalida de imediato a função do imposto e as razões da sua existência para o bem comum. A verdade nua e crua é que continuamos a pagar impostos de gente rica quando, na realidade, somos pobres e já nem sequer conseguimos perceber quem hoje pertence à classe média portuguesa.

Vozes do CH: — Muito bem! O Sr. Rui Afonso (CH): — Nunca poderemos ignorar a enorme carga fiscal de 37,2 % que recai sobre as

famílias e as empresas portuguesas e que não tem parado de subir, quando a média da União Europeia é de praticamente metade. Se Portugal persistir neste sistema fiscal complexo e ineficaz, continuaremos a assistir ao crescimento da economia paralela.

Mas, falando mais concretamente da matéria em causa, a evasão fiscal, especialmente quando relacionada com o IVA, traz consigo uma série de efeitos funestos que afetam tanto os Governos como os cidadãos. Segundo os últimos dados disponíveis, em Portugal, o fosso do IVA é de 3,6 %, o que equivale a mais de 1,5 mil milhões de euros perdidos em 2021.

O projeto que aqui se discute, que transpõe a diretiva comunitária no que diz respeito à introdução de determinadas obrigações aplicáveis aos prestadores de serviços de pagamento com vista a combater a fraude ao IVA no comércio eletrónico, é, pois, da maior relevância, tanto mais porque as fraudes praticadas em sede deste imposto assentam, na maioria das vezes, em ações de sujeitos passivos com grande capacidade de mobilidade, radicados em vários Estados-Membros, com o objetivo preciso de eludir as entidades fiscalizadoras de cada Estado-Membro.

Desta forma, só as ações concertadas das autoridades fiscais de todos os Estados-Membros da Comunidade Europeia, tendo por base um regime jurídico comum, podem ter efeitos positivos no combate a este tipo de práticas.

Aplausos do CH. A Sr.ª Presidente (Edite Estrela): — Para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Inês de Sousa

Real, do PAN. A Sr.ª Inês de Sousa Real (PAN): — Sr.ª Presidente, Srs. Secretários de Estado, Srs. Deputados:

Relativamente a esta matéria, o PAN acompanha a preocupação com a evasão fiscal e o flagelo que consome recursos públicos que são absolutamente necessários para as políticas públicas de habitação, saúde, educação e ambiente e que, como tal, exige medidas.

Páginas Relacionadas
Página 0044:
I SÉRIE — NÚMERO 25 44 Verdadeiramente, aquilo que temos a discutir é apenas
Pág.Página 44
Página 0045:
2 DE DEZEMBRO DE 2023 45 Estaremos sempre do lado oposto, do lado que defende os po
Pág.Página 45
Página 0046:
I SÉRIE — NÚMERO 25 46 Aplausos do CH. Ao contrário do Partido Socialista,
Pág.Página 46
Página 0047:
2 DE DEZEMBRO DE 2023 47 Aplausos da IL.Entretanto, reassumiu a presidência o Presi
Pág.Página 47
Página 0048:
I SÉRIE — NÚMERO 25 48 Remuneratório dos Titulares de Cargos Políticos para
Pág.Página 48
Página 0049:
2 DE DEZEMBRO DE 2023 49 Além do que está em apreço na ordem de trabalhos, sabemos
Pág.Página 49
Página 0050:
I SÉRIE — NÚMERO 25 50 O Chega, depois de ver chumbada a sua proposta no ano
Pág.Página 50
Página 0051:
2 DE DEZEMBRO DE 2023 51 Protestos do Deputado do PS Porfírio Silva. Naquele tempo
Pág.Página 51
Página 0052:
I SÉRIE — NÚMERO 25 52 O Sr. Pedro Delgado Alves (PS): — Tem toda a razão,
Pág.Página 52
Página 0053:
2 DE DEZEMBRO DE 2023 53 Vamos passar às votações regimentais. Peço aos serviços qu
Pág.Página 53