O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I SÉRIE — NÚMERO 40

34

já que conseguimos emitir o mesmo que emitíamos em 1960 —, emitir o mesmo que no tempo de Carlos Morato Roma em 1860 e, no entanto, tornarmo-nos mais prósperos e distribuir essa prosperidade melhor. Este é o contrato ambiental de que precisamos.

O contrato social evidentemente tem diferentes visões e ouvimos ainda agora a Iniciativa Liberal apresentar uma delas. Seremos adversários nas eleições e teremos visões até opostas sobre a maneira como o Estado social deve ser o verdadeiro chão de dignidade abaixo do qual ninguém pode descer e que deve ter elementos novos que possam catapultar as pessoas para uma vida maior.

Mas ser adversário nas eleições não significa sermos inimigos e, muito menos, sermos inimigos da democracia, porque o verdadeiro problema de Portugal não é um problema económico, é um problema político. É o de escolhermos construir a partir da democracia que conquistámos, sabermos que o País que temos não é inimigo do país que queremos ou, então, irmos atrás do conto do vigário daqueles que dizem que vêm limpar o País da corrupção.

Ouvimos ainda hoje… Protestos do CH. Nunca se importaram, quando falaram da Hungria, com o facto de que toda a família de Orbán ser a mais

rica do país… O Sr. Bruno Nunes (CH): — Não fales da Hungria! O Sr. Rui Tavares (L): — Falam de limpar, mas são apoiados por Bolsonaro. Protestos do CH. E digam-me uma coisa: Bolsonaro e os bolsonaristas… O Sr. Bruno Nunes (CH): — O Lula e que é bom! O Sr. Rui Tavares (L): — … limparam a Esplanada dos Ministérios quando foram defecar no Palácio do

Planalto? Protestos do CH. O verdadeiro problema é estarmos confrontados no próximo dia 10 de março com a escolha daqueles que

são aliados dos que defecaram no Palácio do Planalto, dos que encheram os bolsos na Hungria, dos que invadiram o Capitólio e que, evidentemente, fariam Portugal passar pela mesma tragédia de amigos desavindos, de famílias que não se falam, os mesmos que, aliás, já estão a devorar famílias da direita e do centro democrático e que pretendem apresentar as soluções miríficas que tornarão piores todos os problemas de Portugal e os tornarão impossíveis de resolver.

Protestos do CH. Renovar o contrato democrático é todos os democratas atentarem nisto: a esquerda, o centro e,

principalmente, a direita democrática que acorde do seu torpor e, no próximo dia 10 de março, apresente as soluções de uma proposta cívica,…

Entretanto, reassumiu a presidência o Presidente, Augusto Santos Silva. O Sr. Presidente: — Sr. Deputado, tem de terminar.

Páginas Relacionadas
Página 0031:
25 DE JANEIRO DE 2024 31 Aplausos da IL. O Sr. Presidente (Adão Silva): — Para uma
Pág.Página 31
Página 0032:
I SÉRIE — NÚMERO 40 32 Assim, foi graças ao PAN que as famílias com crédito
Pág.Página 32