O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SérIe—Namero 83

DIARIOSexta-leIra, 18 de Juiho de 1980

da Assembleia da RepUblicaI LEGSLATURA 4A SESSAO LEGISLATIVA (1979—1980)

SESSAO SUPLEMENTAR

SUMARIO

Requerimento

EX.mO Sr. Presidente da Assernbleia da Republica:

A sccidade A. F. Simöes, L.a, era uma pequenaempresa, corn sede no Sahugo, produtora de bronzefof’oroso e fornecedora d’e algumas das nmais importantes empresas do Pals, •corno a Lisnave, Cimpor,Siderurgia Nacional, Oovina, Sorefante, etc.

Em Junho de 1978 f’oi tomada por traspasse por urngrupo de retornad;os das ex-colónias, adoptando a denorninaçäo actual de A. Santos e F. Siiva, L.

Esta aquisição foi concreñzada a custa de urn vultoso empréstirno concedido pela Cain Geral dt Depósitos — de 34 rniihôes de escudo:s — corn base nurnpiano de investimento aprodo pela Cifre (CornissAointermbnisberial de Financiamento a Retornados), recebendo adiantadamente as interessados a quantia cit17505 0005.

A esta operaçào sucedeu-se quase imediatamenteuma situaçâo de crise na ernpresa que os trabaihadoresiinputam a incapacidade cit gesto e desinteresse math-

fe’stados pelos promotores do egOeio, sendo object:i_vamente li:cito recear que estes apenas tenham tidb apreocupaçäo dc mobilizarern em seu prov.ei:to pessoalimportantes quantias einprestadas pelo Estado em condiçoes vantajosas.

Ultimamente o ünico interesse visIvel dos prineipaisresponsáveis da empresa apresenia-se corno claramente centrado no recebime.nto dos 17 ntiihoes die escudos da Caixa Geral de Depositos ainda não entregues.

Nestas ci•rcunstâncias crescem entre os trabathadores da empresa urn profundo mal-estar e urn sentimenlo de ‘insegurança e preocupaçäo sobre o futurodos seas proprios postos de trabaiho e tarnb&rn a convicçäo dt que se enconiram seriamente ameaçados ecomprometidos los fundos do Estado canalizadlos paraa empresa através do empréstirno aträs referido.

Pelo exposto, 0 Deputado abaix’o assinado, doMDP/CDE — Movirnento Dernocrático Português, requer ao Governo que, por intermddio do Ministériodas Finanças e do Piano, ihe forneça os possIveis eselaredi.rnentos e efernentos sabre:

a) A actual sit uaçäo ‘cia mencionada firma A. Santos e F. Silva, L.;

b) Perspectivas futuras dessa rnesrna empresa;c) Garantias do empréstimo concedido e condi

çöes estabelecidas para a sua utilizaçáo.

16 de Juiho de 1980. —0 Deputado do MDP/CDE,Herberto Goulart.

PREO DESTE NUMERQ 2$0o

IMPRENSA NACLONAL-CASA VA MOEDA

Requerimento:

Do Deputado Herberto Goulert (MDP/CDE) ao Ministério das Financas so]icitamdo esciarecimentos sabre afirma A. Santos e F. Silva, L.a