Página 1
II Série — Suplemento ao número 105
Sábado, 31 de Março de 1984
DIÁRIO
da Assembleia da República
III LEGISLATURA
1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1983-1984)
SUMÁRIO
Inquérito parlamentar n.° 6/111:
Proposta do PS, do PSD e da ASDI de constituição de uma comissão eventual de inquérito para averiguação das condições em que teria ocorrido a detenção pela PSP do deputado Manuel Lopes.
Inquérito parlamentar n." 6/111:
Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República:
O deputado Manuel Lopes, independente do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, comunicou ao Plenário da Assembleia da República as condições em que teria ocorrido a sua detenção pela PSP, quando acompanhava outros dirigentes sindicais junto da residência oficial do Primeiro-Ministro.
As informações dadas à Câmara por aquele deputado são postas em causa por comunicação que o Governo sobre o assunto transmitiu ao Sr. Presidente da Assembleia da República, o que, naturalmente, motivou diversas e contraditórias tomadas de posição de várias bancadas.
Afigurando-se necessário, dada a natureza das questões inerentes a estes factos, que a Assembleia da República possa pronunciar-se com conhecimento apro-
fundado e objectivo, evitando um debate prejudicado pela falta de informação rigorosa e isenta, os deputados abaixo assinados propõem que:
1) Relativamente aos pontos sucintamente enu-
merados seja constituída uma comissão eventual de inquérito que, no prazo máximo de 15 dias, deverá proceder à análise da ocorrência com vista a determinar o cumprimento da Constituição e das leis;
2) A comissão tenha a seguinte constituição:
4 deputados do PS;
3 deputados do PSD;
2 deputados do PCP;
2 deputados do CDS;
1 deputado do MDP;
1 deputado da ASDI;
1 deputado da UEDS;
3) A presente proposta seja publicada em folhas
avulsas c distribuídas a todos os deputados de modo a permitir o seu agendamento e votação na próxima sessão plenária da Assembleia da República.
Assembleia da República, 30 de Março de 1984.— Os Deputados: Carlos Lage (PS) — José Vitorino (PSD) — Magalhães Mota (ASDI) e mais 28 signatários.
PREÇO DESTE NÚMERO 5$00
IMPRENSA NACIONAL - CASA DA MOEDA