O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

686

II SÉRIE-A — NÚMERO 18

variados ramos em laboração, um comércio activo, nomeadamente o dos frutos secos que eram exportados para diversas partes do País e estrangeiro através do porto do Calhau, e urna agricultura de tal forma próspera que à área do concelho de Lagoa se aplicava então o epíteto de «coração do Algarve», por ser um dos concelhos mais bem cultivados e arborizados de todo o Algarve.

Este passado notável de Estômbar encontra-se ainda hoje, em grande parte, atestado por numerosos monumentos e construções que chegaram até nós, situados quer na sede da freguesia, quer no seu termo — monumentos religiosos, solares, fábricas de conservas de peixe, armazéns, salinas, moinhos, fornos de cal e de telha, entre vários outros exemplos que poderíamos aqui citar como testemunho desse passado.

3 — Estômbar apresenta-se-nos hoje como uma das freguesias mais prósperas do concelho de Lagoa, provindo a sua principal riqueza da agricultura, do comércio e da indústria turística.

Dotada de excepcionais condições ecológicas e paisagísticas, de uma rede de transportes e vias de comunicação que permitem um rápido acesso aos principais centros urbanos e turísticos do Algarve (e não só) e de várias outras potencialidades, Estômbar poderá vir a ser no futuro um marco relevante do turismo algarvio. O sítio das Fontes, um dos lugares mais paradisíacos da freguesia, e as grutas naturais do Algar são dois exemplos bem significativos das suas potencialidades.

4 — A população de Estômbar, que em 1885 era de 2188 habitantes (845 na sede da freguesia; 591 na Mexilhoeira da Carregação, e os restantes 752 distribuídos por vários casais, quintas e hortas do termo), é hoje de cerca de 12 000. Segundo o livro de recenseamento eleitoral da freguesia, o número de eleitores inscritos em 25 de Agosto de 1990 era de 5424, dizendo 3000 respeito à sua sede. Com a conclusão do segundo bairro de habitação social, de cerca de 200 fogos, construído pela Cooperativa de Habitação local, Ibne Am-mar, prevista para breve, o número de residentes no povo de Estômbar irá certamente registar um acentuado aumento.

5 — Nas áreas do equipamento social, saúde e assistência, vias de comunicação e transportes, saneamento básico, ensino, cultura, desporto e recreação, comércio e indústria, dispõe esta freguesia de um conjunto de infra-estruturas bastante satisfatório:

1) A Junta de Freguesia dispõe de edifício próprio.

2) Possui igreja matriz, de três naves, construída em honra de Santiago e de Nossa Senhora das Dores, hoje classificada de monumento nacional; residência paroquial; cemitério com capela e três capelas independentes — a da Misericórdia, na sede da freguesia, a de Santo António, na Mexilhoeira da Carregação e a de São Francisco, no Parchal. Em 1755 existiam cinco capelas em Estômbar e arredores, que ficaram fortemente danificadas com o terramoto ocorrido nesse ano, acabando algumas delas por desaparecer.

3) Tem um mercado público de construção moderna, dotado de óptimas condições sanitárias. Dispõe este local de comércio de um talho, de um café e de várias bancas para venda de fruta,

hortaliças, peixe, pão e outros produtos; de balneários públicos; de um centro de apoio para idosos moderno e devidamente apetrechado; de um jardim-de-infância, dos mais modernos do País, para crianças dos 4 e 5 anos; de um parque infantil em vias de conclusão; de um posto dos Correios, cabinas telefónicas e uma farmácia.

4) A sede da freguesia, bem como os lugares do Calvário, Mexilhoeira da Carregação e Parchal, encontram-se relativamente bem servidos no que toca a vias de comunicação e a meios de transporte.

Quanto a vias de comunicação, merecem especial destaque o caminho de ferro, a via rápida e a estrada nacional n.° 125, que ligam Estômbar a Lagoa, Portimão e a outras terras do Algarve e do País.

A freguesia e arredores encontram-se igualmente bem servidos de transportes colectivos. Além do comboio, com paragem na sede da freguesia e no Parchal, de referir a existência de várias carreiras de autocarros da Rodoviária Nacional e da Castelo e Caçorino, passando por Estômbar e arredores.

5) A sede da freguesia, bem como os seus principais núcleos populacionais, encontram-se dotados de sistema de abastecimento de água, de rede de esgotos, com as respectivas estações de tratamento, e de electricidade.

6) Existem na freguesia várias escolas primárias, funcionando, na sua sede, 18 salas de aulas e quatro de apoio.

7) No que diz respeito à cultura, desporto e recreação, dispõe esta freguesia de vários organismos locais afectos a diversas práticas e ou modalidades: três sociedades recreativas (uma, na sede da freguesia, onde funciona uma biblioteca, outra na Mexilhoeira da Carregação e a terceria no Parchal); um clube na sede da freguesia com diversas modalidades desportivas (futebol, incluindo a modalidade de salão, pesca desportiva, snooker, ...); um parque de diversões aquáticas, o Slide & Splash, situado entre Lagoa e a sede da freguesia; um campo de golfe; um parque de lazer, localizado no sítio das Fontes, que, devidamente aproveitado, poderia vir a tornar-se num importante centro de atracção turística da região algarvia, e um campo de futebol com pista de atletismo, construído de acordo com a medidas previstas na lei. Dispõe ainda de várias salas de jogos e de um rancho de danças e cantares algarvios, com sede no Calvário.

8) Na área comercial, temos a referir a existência de 42 estabelecimentos do ramo alimentar (supermercados, mercearias, frutarias, talhos, postos de venda de pão, peixarias) e de 45 do ramo não alimentar (lojas de artesanato, de electrodomésticos, de móveis, ...), papelarias, drogarias, armazéns de madeira e ou de materiais de construção.

9) Na área industrial, além de uma pedreira que é considerada a. maior do País e de duas fábricas de serração de mármores, possui um nú-

Páginas Relacionadas
Página 0685:
16 DE JANEIRO DE 1991 685 CAPÍTULO IV Disposições finais e transitórias Artigo 20.°
Pág.Página 685
Página 0687:
16 DE JANEIRO DE 1991 687 mero relativamente elevado de pequenas indústrias ligadas à
Pág.Página 687