O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2-(18)

II SÉRIE-A — NÚMERO 1

...em sociedades confrontadas com potenciais correntes migratórias originadas no Leste e no Sul

protecção social da Europa, que se encontram entre os mais desenvolvidos do mundo, face a graves problemas financeiros. Por outro lado, o potencial de emigração dos países de Leste e do Sul para a Europa Ocidental pode tornar ainda mais difícil lidar com níveis elevados de desemprego.

• Problemas associados aos défices orçamentais e à situação financeira dos sistemas de segurança social

a gravidade que revestem em vários países europeus os défices orçamentais, o peso da dívida pública e a situação financeira dos sistemas públicos de segurança social, combina-se com os efeitos destes sistemas na redução da competividade dos sectores empresariais e na maior rigidez do mercado de trabalho, para exigir uma redução drástica daqueles défices e uma revisão profunda destes sistemas, que terão que ocorrer mesmo que a conjuntura seja recessiva ou a retoma seja incipiente. Este facto não deixará de marcar a evolução económica europeia nos próximos anos.

Duas questões chave para 1994

• agricultura e politica comercial externa

• evolução na área monetária

8. A estas questões devem acrescentar-se riscos de perturbação em duas áreas em que há fortes interrelações com p resto do mundo:

a evolução interrelacionada das questões que st prendem com a agricultura e com a definição da política comercial externa que deverá acompanhar a implementação do Mercado Único. Em ambos os casos as discussões no interior da Comunidade podem ter. importantes reflexos nas negociações doGATT;

a evolução na área monetária, em consequência das tensões entre, por um lado, os países que procuram manter de pé um quadro de coopetw^a que viabilize a criação da União Económica e Monetária e, por outro, os mercados, enquanto continuarem a pôr em dúvida a sustentabilidade de altas taxas de juro reais em países com níveis elevados e crescentes de desemprego. A evolução dás taxas de juro alemãs e o próprio processo de saneamento da situação orçamental da Alemanha, condicionará naturalmente a evolução destas tensões.

i