O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

660

II SÉRIE-A — NÚMERO 43

Camelos — provém da linhagem dos Cunhas, pois D. Martinho Lourenço da Cunha teve de sua mulher D. Sancha Garcia de Penha diversos filhos, entre os quais D. Gonçalo

Martins Camelo casado com D. Teresa Anes Porto Carreiro filha de D. João Pires Porto Carreiro e de sua mulher D. Maior Anes,

e Fernando Martins Camelo casado com D. Ouroana Pereira,

filha de D. Pedro Pires Velho e de D. Teresa Pires Pereira.

• Destes dois filhos houve geração: porém, o apelido de Camelo, proveniente de alcunha, só continuou na de D. Gonçalo Martins.

Armas — de prata com três vieiras de azul realçadas de ouro.

Coutinhos — é uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal, que atingiu grande brilho pelas suas valorosas acções e alianças que teve com membros da casa real.

Parece provir esta linhagem de D. Paio Rodrigues, de quem descendem os Fonsecas.

Armas dos Coutinhos — de ouro com cinco estrelas de cinco raios de vermelho, postas em sautor.

Caiados — de origem espanhola, passaram a Portugal já unidos aos Gamboas, pelo que não se sabe a qual dos apelidos correspondem as armas que lhe atribuem ou se elas são comuns a ambos.

Armas dos Caiados — de vermelho com um elmo de prata posto de lado, guarnecido de ouro e sustido por um lobo de sua cor e um galgo de prata coleirado de ouro, ambos rampantes e afrontados.

Castros — é uma das maiores e mais ilustres antigas famílias da Espanha que alguns autores dizem provir de D. Fruela rei das Astúrias, pai de D. Singerico, avô de D. Gomesindo e bisavô de Lain Calvo.

Armas dos Castros — os que descendem o ramo ilegítimo usam de prata com seis arruelas de azul e 2,2 e 2.

Timbre — águia estendida de negro com uma banda de vermelho, carregada com nove besantes de ouro e uma flor com 10 pétalas de vermelho.

5 — Brasão dos Almeidas — Caiados — Vasconcelos—Meios (v. atrás a descrição do solar da família Caiado Ferrão, capela e recheio/n.0 181510):

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Caiados — (cf. «4 — Brasão dos Camelos — Coutinhos — Caiados — Castros») aqui aparecem mais três folhas de golfão de azul à saída do elmo.

Vasconcelos — linhagem das mais ilustres de Portugal que descende dos reis de Leão por D. Fruela, que teve os reinos de Leão e das Astúrias e foi casado com D. Nunila Ximenes, sua prima, filha de D. Sancho Garções, rei de Navarra, e de sua mulher, D. Toda de Aragão.

Armas de Vasconcelos — de negro com três faixas veiradas de prata e de vermelho.

Meios—uma das famílias mais antigas de Portugal: procede de D. Pedro Formarigues, chamaclo de Riba de Vizela por ter aí fazendas, morador na Quinta do Paço de Urgezes e casado com D. Coutinha, de quem teve Paio Pires de Guimarães, senhor da casa e fazenda paterna em Riba de Vizela, o qual se recebeu com D. Elvira Fernandes, filha de Fernão Pires Tinhoso, copeiro-mor de D. Afonso Henriques.

Armas dos Meios — de vermelho com dobre-cruz de ouro, acompanhado de seis besantes de prata e bordadura do mesmo esmalte.

Timbre uma águia estendida de vermelho com três besantes em ouro e uma coroa toda em ouro. •

6 — Brasão dos Almeidas — Coutinhos — Caiados (v. descrição do solar dos Caiados):

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Almeidas (cf. «3 — Brasão dos Almeidas — Carreira»). Coutinhos (cf. «4 — Brasão dos Camelos — Coutinhos (...]»)•

Caiados (cf. «4 — Brasão dos Camelos — [...] — Caiados— [...]»).

Cf. para melhor esclarecimento o brasão de armas de Nuno Cayado de Gamboa (1506).

Páginas Relacionadas
Página 0665:
18 DE MAIO DE 1995 665 Três edifícios de ensino primário. Uma estação dos corre
Pág.Página 665
Página 0666:
666 II SÉRIE-A — NÚMERO 43 b) Tiverem sido feitas pelo cultivador ou seus antecessore
Pág.Página 666