O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

806

II SÉRIE-A —NÚMERO 43

Criou-se, assim, em 30 anos, aquilo que noutras circunstâncias levaria talvez séculos a acontecer. Obviamente que o desenvolvimento, as expectativas criadas, sobretudo às novas gerações, não podem ser frustrados. Todos querem participar, desenvolver aquilo que os pais construíram. Para tal é imperioso que, a par das estruturas económicas e sociais, sejam de igual modo implantadas estruturas político-administrativas.

Por outro lado, o afastamento relativamente à sede de freguesia, de cerca de 6 km, e a inexistência de transportes directos têm desmotivado as populações de uma participação activa nas questões públicas, para além dos naturais inconvenientes e despesas acrescidas para quem ali tem de se deslocar.

2 — Elementos sociais e humanos

Como já foi referido, a actual população de Casal de Cambra, que já vai na terceira geração, teve as mais diversas origens, quer quanto às suas raízes, quer quanto ao modo de vida a que se dedicava.

Se quanto às raízes já vimos que se trata de uma população heterogénea, no que respeita ao seu modo de vida era de igual modo muito diversificado.

Assim, temos funcionários da CARRIS, do Metropolitano de Lisboa, da PSP, da GNR, da TAP, da RTP, dos hospitais civis, funcionários públicos, do comércio e dos serviços.

Em 1995 iniciou-se no bairro o realojamento de 330 famílias carenciadas, ao abrigo do Programa Especial de Realojamento (PER), tendo ficado completo no final de 1996. A grande maioria destas famílias é de origem africana.

A par daqueles, desde cedo surgiu no bairro o pequeno comerciante, o industrial e o empresário individual. Aqui encontravam as condições para, a preços razoáveis, poderem desenvolver as suas actividades.

Existem hoje em Casal de Cambra inúmeras oficinas de automóveis, pequena indústria nas áreas dos plásticos, do alumínio, da tipografia, da confecção, da publicidade, da serralharia, empresas de construção civil, etc.

Na área do comércio, o bairro está muito bem servido. Existem lojas que vão desde as pequenas mercearias, passando por todo o género de comércio necessário à população, como sejam:

Cafés;

Restaurantes; Papelarias; Cabeleireiros; Clubes de vídeo; Lojas de ferragens; Centro comercial;

Diversos estabelecimentos de mobiliário, prontos-a--vestir, sapatarias, ourivesarias e lojas de artigos desportivos;

Agências de documentação;

Escola de condução;

Agências funerárias;

Padarias;

Talhos;

Engomadorias,

Fabrico de bolos e peixarias; Praça de táxis; Stands de automóveis.

O interesse e o desenvolvimento económico estão patentes, aliás, na existência de três entidades bancárias, com agências abertas no bairro.

3 — Equipamento social e de apoio

Centro de saúde em edifício próprio e recentemente inaugurado. Este centro tem inscritos cerca de 14 000 utentes;

Consultórios de clínica geral, estomatologistas, análises clínicas, radiologia e diversas outras especialidades; Farmácia;

Escola do Ensino Básico 2.3 do Professor Agostinho da Silva. A lotação deste estabelecimento está esgotada, encontrando-se já no Ministério da Educação a elaboração dos estudos necessários à construção de uma nova escola secundária, que se prevê poder entrar em funcionamento já no próximo ano lectivo;

Duas escolas primárias igualmente esgotadas, tendo-se já recorrido à instalação de um pré-fabricado. Foi, aliás, já aprovada a ampliação das mesmas;

Um mercado municipal recentemente inaugurado;

Uma igreja de culto católico recentemente inaugurada;

Uma igreja de culto evangélico;

Quatro clubes desportivos;

Uma associação de proprietários;

Diversos infantários privados;

Um infantário municipal;

Uma IPSS com centro de dia, infantário, ATL;

Existe igualmente uma delegação da actual Junta de Freguesia de Belas, funcionando apenas dois dias por semana em horário reduzido;

Duas associações de pais;

Um centro comunitário, com todas as valências e cujo caderno de encargos se encontra neste momento em elaboração pela CMS.

De salientar é ainda o facto de, neste momento, Casal de Cambra ser, dentro da estrutura da Igreja Católica, sede de paróquia (paróquia de Santa Marta de Casal de Cambra).

4 — Acessibilidades

Casal de Cambra está muito bem servido de transportes rodoviários. De facto, existem várias carreiras que servem a localidade e com uma periodicidade elevada, chegando nas horas de ponta a existir diferenças de cerca de cinco a dez minutos e com diversos desdobramentos.

Tem partidas de Caneças para o Colégio Militar (Metro), via Pontinha, partidas de Casal de Cambra para o Colégio Militar, via Amadora, e partidas de Casal de Cambra para o Colégio Militar, via Pontinha. Estas tí/ti-mas fazem circulação interna no bairro.

Existem ainda carreiras destinadas aos akmos das escolas, que circulam nos horários escolares.

Existem ainda ligações, via Caneças, com Odivelas, Entrecampos e igualmente via Casa) Novo e Casal do Bispo.

O bairro está situado a cinco minutos da Pontinha, onde está a ser construído o novo terminal do Metropolitano. Tem ligações por estrada com a Pontinha, Caneças, Amadora e Belas.

Aguarda-se a construção da radial da Pontinha para que seja efectuada a abertura do chamado «nó de Belas» da CREL. Saliente-se que este nó, apesar do nome, se encontra a pouco mais de 500 m de Casal de Cambra.

Páginas Relacionadas
Página 0808:
808 II SÉRIE-A — NÚMERO 43 Na área da cultura, do recreio e do desporto, Colares disp
Pág.Página 808