O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE MARÇO DE 1998

799

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

2 — Factores demográficos

Embora a nível nacional se assista a uma evolução positiva da população, o mesmo se podendo afirmar relativamente à região centro, em virtude da concentração nos centros urbanos do litoral, temos que o Pinhal Interior Sul e o concelho da Sertã têm registado uma evolução no sentido inverso, concretizada num decréscimo da sua densidade populacional.

De acordo com dados constantes do Plano Director Municipal, elaborado em 1993 ('), e na mesma linha de raciocínio — que no ponto anterior apontava para uma concentração populacional crescente nas zonas do litoral em desfavor das do interior— internamente, em termos do con-

(') Como já foi dito dos dados apresentados foram retitados do Plano Director Municipal, elaborado em 1993, com base em dados provisórios do Censo de 1991. que carece de actualização.

celho onde se insere a freguesia de Cernache do Bonjardim, verificava-se àquela data que a capacidade de regeneração dos efectivos populacionais se registava apenas na freguesia onde se localiza a sede de concelho, Sertã, enquanto Cernache do Bonjardim não parecia beneficiar desses factores regeneradores, não obstante constituir a segunda mais importante localidade.

Esta diferente capacidade de concentração populacional pode, em grande medida, explicar-se pelo simples facto de, como acontece em regra geral, a sede de concelho possuir maior atracção para a fixação de pessoas, o que resulta, designadamente, da sediação de serviços. O futuro concelho de Cernache do Bonjardim não fugirá, seguramente, a essa regra, podendo assim recuperar em termos populacionais.

Do mesmo modo, a pirâmide etária respeitante à população residente, ainda de acordo com os dados constantes do Plano Director Municipal local (como já foi dito, os dados apresentados foram retirados do Plano Director Municipal, elaborado cm 1993, com base em dados provisórios do Censo de 1991, que carece de actualização), ao demonstrar um alargamento da sua base, até aos 24 anos, e do seu topo, a partir dos 60 anos, reflecte essencialmente dois factos distintos:

A forte percentagem dos escalões entre os 5 e os 24 anos (32,2%), bem demonstrativa da vitalidade da população; e

A incapacidade da região para conseguir manter os seus contingentes populacionais activos dos 20 aos 45 anos.

Desta forma, ao nível da freguesia os dados revelavam uma população residente de 4548 indivíduos, representando 20% da população do concelho.

Numa perspectiva mais alargada, a área a abranger pelo futuro concelho de Cernache do Bonjardim (freguesias de Palhais, Nesperal, Castelo, Cabeçudo e Cernache do Bonjardim) tem conseguido manter o seu peso demográfico a nível do concelho (36%), traduzido concretamente em 9147 indivíduos.

Assim, secundarizando as reais potencialidades da região, esquecidas e subaproveitadas, o que parece estar em causa é a procura de oportunidades de trabalho e de uma melhor qualidade de vida — factores simultaneamente resultantes e potenciadores do crescimento económico e social — que se vem traduzindo num natural fluxo migratório, que se quer debelar.

3 — Factores económicos

De características predominantemente agrícolas, uma vez que este sector ocupa cerca de 50% da população, o subsector florestal tem a maior representatividade, com 51 % da totalidade do produto agrícola bruto.

Sendo uma componente económica não suficientemente estruturada de forma racional, não tem permitido o desenvolvimento susceptível de traduzir um dinamismo que se afirme como motor para o aparecimento de outro tipo de actividades económicas complementares, que lhe confeririam outras potencialidades próprias de um sector económico dominante, capaz de gerar mais riqueza para a região.

No entanto, esta característica marcadamente florestal, se encarada numa perspectiva de inovação e investimento de médio/longo prazo, .poderá vir a constituir uma riqueza económica e paisagística importante. Torna-se por isso imperativo proceder à formação dos recursos humanos que ainda encontram ocupação no sector primário, pois o sector

Páginas Relacionadas
Página 0792:
792 II SÉRIE-A — NÚMERO 34 PROJECTO DE LEI N.º 499/VII CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE
Pág.Página 792
Página 0793:
5 DE MARÇO DE 1998 793 Significativa e assinalável é a continuada tendência para o cr
Pág.Página 793
Página 0794:
794 II SÉRIE-A — NÚMERO 34 Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freamu
Pág.Página 794
Página 0795:
S DE MARÇO DE 1998 795 Tem como principais actividades económicas as indústrias do mo
Pág.Página 795
Página 0796:
796 II SÉRIE-A — NÚMERO 34 3 — O Governo indicará de entre os cinco membros designado
Pág.Página 796