O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

800

II SÉRIE-A — NÚMERO 34

silvícola continua a ser um sector de capital importância para o crescimento económico do futuro concelho, da região e do País.

Com o objectivo da análise das eventuais limitações, sob o ponto de vista económico, procuramos também a identificação dos factores restritivos, no sentido de que se possam desenvolver acções que minimizem os impactes negativos no desenvolvimento económico que o futuro concelho venha a registar.

É conhecido que o crescimento económico das regiões se realiza numa primeira fase ao longo dos principais eixos de comunicação. Efectivamente, os factores de acessibilidade das populações e agentes económicos são aspectos preponderantes para o crescimento económico de determinada área.

Assim sendo, o traçado viário no interior do concelho e nas suas ligações com regiões limítrofes ^originou que o concelho, na totalidade das suas várias freguesias, se fechasse sobre si próprio, não favorecendo o estabelecimento de contactos de natureza económica que permitissem o seu desenvolvimento.

Por outro lado, a desertificação populacional limita a possibilidade de criação de um mercado consumidor que possa originar relações de troca económica entre os vários agentes, ao mesmo tempo que limita o recrutamento de mão-de-obra que possa alimentar as actividades económicas com o factor humano em quantidade e qualidade suficientes.

Após a identificação destes aspectos que, inequivocamente, constituem factores limitativos e mesmo tendo em consideração o atravessamento do concelho actual pelo itinerário complementar n.° 8, há que proceder a medidas correctivas, desde há muito reclamadas, pois da mesma forma que mais rapidamente se pode chegar ao concelho também de forma mais fácil se poderão procurar regiões com maior desenvolvimento económico.

Para além deste facto, o itinerário complementar n.° 8 está a desempenhar um papel gerador de um crescimento desequilibrado e desordenado no interior do concelho, em especial na área do futuro concelho de Cernache do Bonjardim, como é reconhecido no Plano Director Municipal quando se afirma: «Especial atenção deverá merecer o pólo de desenvolvimento actualmente situado junto a Cernache do Bonjardim», ficando a maioria das restantes freguesias numa situação de exclusão em relação a esta nova via de comunicação, cujo traçado, está, hoje demonstrado, constituiu um erro estratégico, para o qual tem de ser encontrada uma resposta, que deverá passar pela criação do concelho ora proposta.

No sector secundário, as unidades industriais existentes mantêm cerca de meio milhar de postos de trabalho.

Considerando que qualquer crescimento económico é impossível sem a existência de capital humano devidamente qualificado que seja o agente dinamizador desse crescimento, torna-se fundamental criar condições de fixação e formação da população residente.

Relativamente ao sector terciário, as iniciativas de desenvolvimento vão surgindo em complementaridade ao crescimento económico dos restantes sectores.

Vocacionada para o sector do turismo, se primordialmente se potenciar toda a área das albufeiras, e face à procura cada vez maior de destinos turísticos no interior, em detrimento do turismo de praia, poderá este sector contribuir de forma mais positiva para o desenvolvimento econômico local.

4 — Factores sociais

Em 1930, a freguesia de Cernache do Bonjardim possuía já alguma importância na área da saúde, com dois médicos e uma farmácia, importância essa que se foi cimentando, quer devido ao esforço de médicos privados, quer através da estrutura médica do Centro de Assistência Beato Nuno de Santa Maria, cuja fundação data de 1947 e onde funcionaram consultas de clínica geral e maternidade até à década de 70. Actualmente, o Centro de Assistência funciona com a colaboração de 32 funcionários e 6 religiosas, que assistem a uma creche e a uma unidade pré-escolar com 91 crianças, bem como a um centro de dia que serve refeições a 25 utentes, prestando ainda assistência domiciliária a 56 utentes.

O novo Centro de Saúde inaugurado em 1957 transferiu a totalidade dos serviços médicos da Casa do Povo para a extensão de saúde. Com serviços de clínica geral, consulta de saúde materna e planeamento familiar, recolha de análises, electrocardiogramas e vacinação, ilustram bem o serviço desta extensão de saúde apoiado por três médicos e três enfermeiros.

No campo social, de destacar a existência de uma corporação de bombeiros, fundada em Agosto de 1981, servindo a área social abrangente das cinco freguesias — cerca de 10 000 habitantes— percorrendo em média nas suas acções humanitárias e preventivas 470000 km/ano. Esta corporação, indubitavelmente uma das mais activas da Região Centro, possui o maior corpo operacional do distrito— 90 voluntários.

Estação de Correios e Telecomunicações existe em Cernache do Bonjardim desde o século passado, ocupando um edifício próprio moderno e funcional, expedindo cerca de 100000 cartas por ano, desempenhando ainda um papel importante na prestação de outros serviços, nomeadamente captação de poupanças, pagamento de contribuições, abrangendo uma vasta zona populacional.

Socialmente, uma referência ainda ao envolvimento de todas as associações recreativas, associações de pais, associações de estudantes, delegação do Sindicato dos Metalúrgicos do Distrito de Castelo Branco — Zona do Pinhal.

Cernache do Bonjardim possui ainda escuteiros — Agrupamento n.° 721, desde o início da década de 80.

Outros factores sociais relevantes situam-se na área do lazer e qualidade de vida. Dos vários equipamentos sociais já existentes destacam-se as piscinas municipais, o estádio municipal e o polidesportivo descoberto, proporcionando a população em geral e aos jovens em particular condições para a prática desportiva, essencial para uma vida saudável.

Ainda nesta área, a albufeira do Castelo do Bode poderá desempenhar um papel fundamental no que concerne ao lazer e tempos livres, pois possui todas as potencialidades para enriquecer o sector do turismo do futuro concelho de Cernache do Bonjardim.

5 — Factores culturais

Cernache do Bonjardim, da qual o Condestável Nuno Álvares Pereira surge como um símbolo, tem manifestado ao longo de toda a sua história profunda sensibilidade espiritual. Tendo sido terra da Ordem de Malta, aqui se edificaram o Convento de Santo António, o Seminário do Priorado do Crato e das Missões da China, o Colégio das Missões Ultramarinas e a Sociedade Missionária Portuguesa.

Em 1791 era Grão Prior do Crato o príncipe herdeiro e futuro rei de Portugal — D. João VI — e seu provisor e

Páginas Relacionadas
Página 0792:
792 II SÉRIE-A — NÚMERO 34 PROJECTO DE LEI N.º 499/VII CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE
Pág.Página 792
Página 0793:
5 DE MARÇO DE 1998 793 Significativa e assinalável é a continuada tendência para o cr
Pág.Página 793
Página 0794:
794 II SÉRIE-A — NÚMERO 34 Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freamu
Pág.Página 794
Página 0795:
S DE MARÇO DE 1998 795 Tem como principais actividades económicas as indústrias do mo
Pág.Página 795
Página 0796:
796 II SÉRIE-A — NÚMERO 34 3 — O Governo indicará de entre os cinco membros designado
Pág.Página 796