O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2302 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002

 

Foi criada, também por José Xavier, uma importante indústria de panificação.
Havia já um fotógrafo profissional e uma pequena pensão, lojas de vinhos e petiscos e um talho de que já havia memória desde meados do século anterior.
Realizava-se então uma feira semanal (na mata do Sambeito), importante na região, a qual era abrilhantada com a presença de uma banda de música.
Em 1928 - Foi criada a Associação Pró-Longra que deu corpo ao espírito associativista e às aspirações culturais e de desenvolvimento da população local. Nela se integrava o "Associação Pró-Longra Futebol Clube" que organizava diversas manifestações desportivas (futebol, basquetebol, ciclismo, etc.)
Seguiu-se a criação do "Grupo Dramático Amigos da Longra", também ligado à associação, que desenvolveu uma intensa actividade.
Em 1935 - Com as dificuldades resultantes da falta de apoios e das invejas provocadas junto dos poderes municipais, afectos ao regime do Estado Novo, a Associação Pró-Longra entrou em declínio, correndo risco de extinção, pelo que os seus responsáveis, cientes da importância que tinha para a terra a existência de uma instituição como aquela, decidiram iniciar diligências no sentido de conseguirem a criação de uma Casa do Povo, aproveitando o património existente.
Em 1939 - Por Decreto-Lei n.º 23051, de 26 de Abril, foi criada a Casa do Povo da Longra, cuja acção ficou a abranger 10 freguesias.
Em 1941 - Foi criada a Delegação Clínica da Casa do Povo da Longra, com carácter experimental. Tinha então um médico.
Em 1943 - Foi recuperado o teatro, com a criação de novo grupo afecto à Casa do Povo - o "Grupo Cénico Amigos da Longra"
Foi criada oficialmente a assistência médico-social na Casa do Povo da Longra.
Por esta altura estava já em plena actividade o "Sport Clube da Longra", antes designado "Basket Club da Casa do Povo da Longra", que se dedicava a diversos desportos, com destaque para o basquetebol, registando-se a visita de clubes importantes como o F. C. Porto e o Vasco da Gama, de que o clube local era filial.

4 - História - Segunda metade do Séc. XX
Devido aos condicionalismos gerados pela evolução da situação social, política e económica que o País e a região foram conhecendo, a vida da comunidade longrense foi-se alterando ao longo dos tempos. Resulta daí que a segunda metade do século XX foi algo diferente da anterior, mas os registos existentes e a memória colectiva da população local atestam a existência permanente do mesmo espírito de amor à terra, o mesmo dinamismo e a mesma vontade de fazer da Longra um centro importante no contexto do município e da região.
Algumas das figuras antes mencionadas estenderam a sua acção para além da metade do século, mas outras pessoas apareceram a dar o seu contributo, em alguns casos extremamente importante, decisivo até, para o desenvolvimento e o progresso da povoação da Longra.
Nesta segunda metade do século XX, a Longra viu nascer e desaparecer, como já tinha acontecido nas décadas anteriores, diversos grupos de teatro e colectividades, mas sempre os viu renascer das cinzas, pelo espírito empreendedor e dinâmico da população local. O mesmo se passou com algumas empresas em cujas instalações, após o seu desaparecimento, outras apareceram a dar suporte económico às populações locais e não só.
No que se refere às infra-estruturas e equipamentos sociais, não só foi sendo reconhecida a justeza da sua existência, como lhes foram sempre sendo dadas melhores condições de funcionamento a justificar uma maior aposta no seu desenvolvimento.

As instituições e o progresso
Em 1950 - Foi criado o Grupo Cénico da Casa do Povo da Longra, recuperando-se assim, mais uma vez, a tradição do Teatro.
Em 1953 - Foi criado o grupo Desportivo MIT, no âmbito das actividades recreativas e desportivas do pessoal da Metalúrgica da Longra. Participou com assinalável êxito nos campeonatos de basquetebol da FNAT. Nesta década, incluídos nas actividades desta colectividade, e com a colaboração da FNAT, realizaram-se na Longra inúmeros espectáculos de variedades, com a presença de grandes artistas e orquestras, bem como sessões regulares de cinema.
Em 1956 - O posto clínico da Casa do Povo da Longra foi integrado nos Serviços Médico-Sociais.
Em 3 de Junho de 1958 - A estação local de correios foi classificada como "estação de 3.ª classe", sendo dotada com dois carteiros, que asseguravam a distribuição domiciliária da correspondência em diversas freguesias, e de uma funcionária que diariamente transportava o "saco" do correio destinado à povoação de Barrosas, depositando-o num estabelecimento comercial local onde funcionava o posto de distribuição, subsidiário da estação da Longra.
Em 1959 - A Casa do Povo da Longra descentralizou os serviços clínicos, criando dois consultórios, um na freguesia de Airães e outro na povoação de Barrosas (freguesia de Idães), onde os médicos iam regularmente dar consulta.
Nos anos 50 e 60 - Pelo menos a partir de meados dos anos 50, a Longra começou a ser ponto de paragem obrigatória dos mais importantes circos que percorriam o País, os quais assentavam arraiais na mata do Sambeito, onde também se realizavam regularmente sessões de cinema e competições desportivas, atraindo à localidade grande quantidade de pessoas das redondezas.
Em 1960 - O posto médico local dispunha já de dois médicos com consultas diárias e uma enfermeira-parteira.
Foi criado o Rancho Folclórico da Côrte-Nova, um dos lugares da povoação, que viria a desaparecer alguns anos depois devido à dispersão das pessoas nele envolvidas, muitas emigradas para França, e à mobilização dos rapazes para o Ultramar.
Em 1969 - Foram inauguradas, pelo Ministro das Corporações e Previdência as novas instalações da Casa do Povo da Longra, depois de cinco anos de obras de restauro e ampliação do velho edifício cedido nos anos 30 pela Associação Pró-Longra. Fica dotada com uma boa casa de espectáculos, dois consultórios médicos, um consultório de estomatologia, gabinete de enfermagem, salão de convívio com bar, biblioteca e instalações para serviços administrativos e direcção.
Foi criado o Futebol Clube da Longra que esteve em actividade durante mais de duas décadas, chegando a participar nos campeonatos distritais de amadores. Viria a extinguir-se por falta de apoios.
Em 1973 - Foram inauguradas as novas instalações dos Correios, dotadas das melhores condições para a época. De então para cá têm merecido dos CTT a atenção necessária para se poder dizer que dispõe de excelentes condições de funcionamento a condizer com a dignidade e desenvolvimento da terra.
Em 1977 - O posto médico foi desligado da Casa do povo, ficando, no entanto, a funcionar nas suas instalações. Passou

Páginas Relacionadas
Página 2303:
2303 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   a estar integrado n
Pág.Página 2303
Página 2304:
2304 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   Artigo 3.º Prin
Pág.Página 2304
Página 2305:
2305 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   5 - Os empréstimos
Pág.Página 2305
Página 2306:
2306 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   g) Apresentar às en
Pág.Página 2306
Página 2307:
2307 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   territorial, a elab
Pág.Página 2307
Página 2308:
2308 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   vereadores de cada
Pág.Página 2308
Página 2309:
2309 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   aprovado pelas resp
Pág.Página 2309
Página 2310:
2310 | II Série A - Número 055 | 21 de Dezembro de 2002   da Assembleia, obse
Pág.Página 2310