O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

52 | II Série A - Número: 054 | 16 de Janeiro de 2009

trabalhos de investigação. Esta política tem conduzido à generalização de situações de emprego não declarado, altamente precário, privado de direitos e desprotegido, … ”; 9. De acordo com o disposto no artigo 132.º do Regimento da Assembleia da República, procedeu-se, na reunião da Comissão de Educação e Ciência do dia 6/1/2009, à apresentação do Projecto de Lei n.º 618/X (4.ª) por parte da Deputada Cecília Honório, do BE, autora da iniciativa; 10. O presente Projecto de Lei visa assim responder a este quadro traçado pelos seus autores com ―Um novo regime laboral e social dos investigadores científicos; A atribuição de bolsas aos investigadores, sempre que esteja associada à actividade de investigação uma componente explícita de formação de carácter curricular; O ingresso em programas de formação científica em contexto de investigação; Um regime de protecção social dos trabalhadores por conta de outrém para os investigadores e pessoal de apoio à investigação; A atribuição de subsídio de desemprego e A possibilidade de efectuar o pagamento retroactivo de contribuições correspondentes à protecção em caso de desemprego, por parte das entidades a que o trabalhador tenha estado vinculado.”; 11. De acordo com a iniciativa, o seu conteúdo, composto por 36 artigos, ç ―aplicável aos investigadores científicos que prestem trabalho de investigação no âmbito de programas de obtenção do grau académico de doutoramento ou de formação científica de pós – doutoramento, bem como ao pessoal de apoio às actividades de investigação científica.‖; 12. O Projecto de Lei consagra um prazo de 60 dias, após a publicação do diploma, para a aprovação do Estatuto dos Investigadores em Formação (E.I.F.) elencando, nesse sentido, um conjunto de itens que pretende ver regulamentados no referido estatuto; 13. Nas disposições finais o Projecto de Lei define a extensão do regime estabelecido, o prazo de regulamentação, o prazo para adaptação dos regulamentos das bolsas de investigação em vigor ao abrigo da Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto e ainda o Regime transitório aplicável até à entrada em vigor do Estatuto dos Investigadores em Formação; 14. A lei resultante da iniciativa legislativa só entrará em vigor com a publicação do Orçamento de Estado subsequente à sua aprovação; 15. O Projecto de Lei em apreço deverá ser publicado em separata electrónica do DAR para discussão pública, pelo prazo de 30 dias, constituindo os contributos objecto de análise; 16. Nos termos regimentais aplicáveis o presente Relatório é remetido à 11.ª Comissão (Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública).

Parte II – Opinião da Relatora (Esta parte reflecte a opinião política da autora do Parecer, Deputada Luísa Mesquita) O Partido Socialista considera no seu Programa de Governo que ―Vencer o atraso científico é hoje condição imprescindível para o nosso progresso económico e social‖ e acrescenta que ―O número de investigadores em Portugal representa pouco mais de metade da média europeia, em permilagem da população activa.” [e por isso assumia como principal meta para a actual legislatura] “Fazer crescer em 50% os recursos humanos em I & D e a produção científica referenciada internacionalmente.”.
Ora, decorridos quase quatro anos, persiste uma situação de enorme debilidade ao nível do investimento em I & D, quer quando comparado com a média da UE, quer quando comparado com os países cientificamente mais desenvolvidos.
E esta é uma das leituras que o Estudo comparativo das bolsas de doutoramento e pós – doutoramento realizado pela Deloite Consultores, SA, a pedido da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em Março de 2008, evidencia.
Também neste estudo se pode concluir que na maior parte dos países considerados, as bolsas constituem um meio excepcional de financiamento da investigação, destinando-se sobretudo a