O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

78 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009

desde 1943), com influência da arquitectura barroca, de cariz franciscano, onde se encontram actualmente os Paços do Concelho de São Pedro do Sul, que para aqui se mudaram em 1842, na sequência do decreto de extinção das ordens religiosas, que pôs fim à curta vida conventual deste edifício.
Na vila e nas imediações encontram-se também alguns edifícios que, pela sua particularidade arquitectónica, merecem referência: o Palacete dos Correia de Lacerda, o Palacete dos Condes da Lapa, o Palacete de Palme-Moniz, o Balneário Rainha D. Amélia e Centro de Férias do INATEL e, ainda, várias capelas — Capela de S. Martinho, Capela de Santo António e a Capela de S. Sebastião.
Por serem motivo de muitas visitas turísticas, são ainda de referir o Convento de São Cristóvão de Lafões, fundado por D. João Peculiar, Bispo do Porto, que abraçou a regra de Santo Agostinho, mais tarde a de São Bento e, por fim, cerca de 1161, a de Cister, que foi a última alteração a observar no convento, o qual chegou ao século XVI em ruína e foi reconstruído pela terceira vez em 1704, após um incêndio, apresentando nave de planta quadrada; Pedra da Escrita (imóvel de interesse público desde 1946) é um monumento constituído por um penedo seccionado verticalmente, tendo a face plana, voltada ao nascente, completamente coberta de gravuras, que são petróglifos de três espécies — circunferências simples e concêntricas, sinais quadrangulares (em xadrez) e covinhas (fossetes).

Actividades socioculturais: A vida cultural em São Pedro do Sul é desenvolvida por diversas associações: Tocata — Grupo de Cordas de São Pedro do Sul; Associação Cultural de Drizes; Rancho Folclórico as Lavradeiras de Negrelos; Associação Cultural e Recreativa de Negrelos; Grupo de Bombos e Tarolas de Negrelos; Associação Unidos da Estação; Associação Cultural e Recreativa de Arcozelo; Clube de São Pedro do Sul; Cénico, Grupo de Teatro Popular; Sociedade Musical Filarmónica Harmonia de S. Pedro do Sul; União Desportiva Sampedrense; Clube Desportivo de Drizes; Clube de Caça e Pesca de Lafões; Associação de Educação Física e Desporto de São Pedro do Sul; Demola; Associação Académica Footlafões; Associação Cultural e Recreativa Social do Bairro da Ponte; e Associação de Solidariedade Social de Lafões. São ainda de destacar o Grupo de Cantares de Manhouce, pela expressão nacional que conseguiu enquanto embaixador do folclore da região de Lafões, bem como o grupo Alafum.
Das várias festas e romarias que se realizam neste concelho são de assinalar a Romaria a S. Macário, a Festa em honra de Nossa Senhora do Livramento, a festa em honra de Nossa Senhora da Nazaré, a festa de Nossa Senhora da Saúde, a festa de Santa Luzia, a festa da Senhora da Guia, a festa da Santa Eufémia, a festa do Orago S. Pedro e, ainda, o Festival das Andanças, que ocorre, em Agosto, na freguesia de Carvalhais, e no qual se experimentam novas formas de expressão corporal, numa nova maneira de «construir e reinventar romaria».
Figura de relevo de S. Pedro do Sul é o poeta neogarrettista António Corrêa de Oliveira (São Pedro do Sul, 1878 — Antas, 1960), que foi um dos cantores do Saudosismo, juntamente com Teixeira de Pascoaes e outros, estando ligado aos movimentos culturais do Integralismo Lusitano e da revista Águia, Atlântida, Ave Azul e Seara Nova. Foi sócio da Academia de Ciências, produziu uma extensa obra e foi o primeiro português a ser nomeado para o prémio Nobel. O seus conterrâneos homenagearam-no erigindo-lhe um busto em 1955.

Equipamentos culturais: O concelho conta com o cine-teatro, edifício da primeira metade do século XX, recuperado e beneficiado, a Biblioteca Municipal e, nas termas, a Biblioteca do Balneário de Rainha Dona Amélia e um museu termal.
Em S. Pedro Sul são ainda conservadas algumas actividades artesanais, como a cestaria, as rendas, a moagem, a pirotecnia, a tanoaria, a tecelagem de linho, trabalhos em pele e em pedra e a confecção de trajes tradicionais.

Comunicação social: Publicam-se o Jornal Notícias de Lafões e a Gazeta da Beira e emite uma rádio local — Rádio Lafões.

Em relação aos equipamentos públicos, S. Pedro Sul dispõe dos seguintes equipamentos públicos: