O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE JULHO DE 2019

25

Distrito Guarda

Designação Objetivo/Características do projeto Observações

Construção do IC37 ligando Seia/IC7 a Viseu/A25.

O IC7 atravessa o território da Beira Alta de este a Oeste e o IC37 no sentido Norte Sul cruzando-se em Seia. O IC37 é assim a ligação fundamental ao Porto e a todo o Norte para toda a Região serrana e por isso essencial à atração do investimento e à criação de emprego. A serra da Estrela e o turismo de inverno não podem estar vedados aos portugueses. Esta é uma acessibilidade prioritária.

Reconstrução da Linha do douro no troço Pocinho/Barca D'Alva/Salamanca – Obra transfronteiriça

A Linha do Douro foi construída para ligar o Porto a Salamanca e foi assim até há 20 anos, quando o Governo de Cavaco Silva determinou o encerramento do troço Pocinho/Barca D’Alva na fronteira com Espanha. Entretanto o Douro mudou e muito, com dois patrimónios da humanidade, o Museu do Coa, o turismo de alta qualidade, o Enoturismo. Salamanca e o mercado espanhol valem centenas de milhares de turistas e o Douro não pode estar encravado e um transporte limpo como o comboio vedado a visitantes. Espanha está aberta a concretizar um projeto comum e transfronteiriço. A Linha do Douro não é uma despesa, é um investimento com reflexos na atividade económica regional e nacional que traz gente e emprego ao interior

Distrito Leiria

Designação Objetivo/Características do projeto Observações

Requalificação do IC 8 – Casas Brancas (A17) a Avelar (Ansião) 01_ REDE VIÁRIA CIMRLEIRIA.01.03

Consta na página 31 do Anexo 1 a requalificação do IC8 de Casas Brancas (A17) a Pombal (Nó da A1), no entanto de Pombal a Avelar o traçado existente não é de um itinerário complementar e os acidentes são frequentes; Consta do conjunto de projetos regionais identificados nas ações intermunicipais no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da Região de Leiria em vigor e reportados nos trabalhos de preparação do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas | PETI3+ 2014/2020.

Reabilitação da Linha do Oeste até Coimbra/Figueira da Foz e o estudo para um novo ramal entre a Malveira e a Gare do Oriente

A linha do Oeste deve ser reabilitada e modernizada em todo o seu percurso. A eletrificação e instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações em toda a linha do Oeste conforme consta na pág. 19 do Anexo 1, é essencial mas tem ainda de se investir na supressão de passagens de peões e de nível e vedação do canal ferroviário de forma a ser possível elevar as atuais velocidades máximas, bem assim a modernização das estações para que o uso deste meio de transporte seja competitivo.

Reabilitação do IC2 – Norte de Leiria, até ao limite do Distrito, no concelho de Pombal 01_ REDE VIÁRIA CIMRLEIRIA.01.01

Consta na pág. 34 do Anexo 1 o aumento de capacidade em Leiria no IC2/EN1, mas todo o IC2 exige uma reabilitação; Consta do conjunto de projetos regionais identificados nas ações intermunicipais no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da Região de Leiria em vigor e reportados nos trabalhos de preparação do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas | PETI3+ 2014/2020.