O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE JULHO DE 2019

23

Distrito Castelo Branco

Designação Objetivo/Características do projeto Observações

Barragem do Alvito (recuperação do projeto e reavaliação para efeitos de múltiplos usos)

A Barragem do Alvito, no distrito de Castelo Branco, é uma aspiração antiga dos autarcas e das populações. A construção no rio Ocreza (afluente do rio Tejo) foi decidida em 2011 e o projeto foi concluído nesse ano. Foi aprovada e concessionada à EDP em conjunto com outra barragem. Iniciaram-se mesmo trabalhos de prospeção, mas foram parados e em 2015 revogado pelo Governo PSD/CDS. O projeto que estava em execução consistia numa barragem e abrangia dois concelhos – Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Uma ambição com mais de 50 anos das populações desta região. A Barragem do Alvito iria contribuir para a regularização do respetivo caudal e ainda constituir uma reserva estratégica de auga numa altura em que o país atravessa um momento difícil do ponto de vista hidrológico e das alterações climáticas.

Abastecimento de água à Covilhã (Barragem das Cortes)

O Aproveitamento Hidráulico da Ribeira das Cortes tem como principal objetivo o reforço do abastecimento de água potável para consumo humano do concelho da Covilhã e de áreas de concelhos vizinhos, através da construção de uma barragem cuja albufeira constituirá uma reserva estratégica do sistema de abastecimento, para fazer face aos períodos de estiagem, que se têm vindo a prolongar em duração e frequência, e a possíveis falhas de outras origens, garantindo assim a resiliência climática das populações da região. Verifica-se ainda que a atual barragem da Cova do Viriato, com uma capacidade de armazenamento de apenas 1,35 hm3, que constitui atualmente a principal origem de água do concelho, mas que apresenta necessidades de intervenção urgentes, atendendo à idade da obra e ao deficiente estado de conservação em que se encontra, a descarga de fundo, um dos órgãos de segurança da barragem. Com esta nova origem de água será possível a realização de intervenções na barragem existente e o abandono de parte das atuais fontes de abastecimento sustentadas em minas e em captações no rio Zêzere, que apresentam défice de fiabilidade em quantidade e qualidade, e que são utilizadas em situações de emergência.

EN238 Cernache do Bom Jardim, Sertã – correção do traçado e melhoramento

Regadios no distrito de Castelo Branco

1. Regadio a Sul da Gardunha (Fundão/Castelo Branco); 2. Regadio da Cova da Beira, na margem direita do rio Zêzere (Barragem do Sabugal).

Construção do IC6 Ligação entre a Covilhã e Coimbra. Continua a ser uma reivindicação do distrito, dos deputados eleitos pelo distrito, autarcas e agora também da CIM da Beira Baixa.

Linha da Beira Baixa É o investimento mais importante que, neste momento, está a decorrer no distrito, mas será necessário a sua conclusão o quanto antes e aumentar a qualidade do serviço e a frequência das ligações, por forma a atingirmos os objetivos da descarbonização e a assunção de uma outra alternativa efetiva de mobilidade para as pessoas, não no inter-região mas também com as ligações ao litoral e a Espanha.