O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-A — NÚMERO 132

18

Distrito Viana do Castelo, Braga e Porto

Designação Objetivo/Características do projeto Observações

dotação pode ser manifestamente vir a revelar-se manifestamente insuficiente para o objetivo traçado, a realizar entre 2021-2030.

Metro da Trofa Ligação à Trofa do Metro do Porto, desde o Instituto Superior da Maia passando pela freguesia do Muro, no valor estimado de 136 M€.

Porto de mar de Vila Praia de Âncora

Intervenção estrutural para obviar às permanentes necessidades de desassoreamento da entrada do porto.

Distrito Évora, Portalegre e Beja

Designação Objetivo/Características do projeto Observações

Linha de Mercadorias Sines/Caia.

Com o objetivo de concluir a Linha de Mercadorias Sines/Caia, está prevista a construção da ferrovia entre Évora e Caia. É fundamental: – Assegurar a paragem de comboios de mercadorias no Alentejo [Évora, Vendas Novas e zona dos mármores (Estremoz, Borba e Vila Viçosa)]. – Garantir a valência de transporte de passageiros entre Évora e Caia.

É essencial que esta linha ferroviária sirva o território e, por conseguinte, as empresas e populações, contribuindo para a promoção da competitividade da região.

Ligação ferroviária entre Beja e Casa Branca e ligação Beja/Funcheira (Ourique)

Requalificar a oferta de transporte ferroviário: Modernização e eletrificação da Ligação Beja-Casa Branca e utilização de material circulante mais atual e fiável e, melhorando as condições de transporte e funcionamento da oferta ferroviária do Baixo Alentejo. Esta restruturação vai aproximar fortemente Beja a Lisboa. – Incluir troço Beja/Funcheira (Ourique) que se encontra desativado, aproximadamente 40Km.

Esta restruturação da linha vai permitir aproximar significativamente Beja ao Algarve, além do impacto regional, vai certamente ajudar a dinamizar o Aeroporto de Beja. – Escoamento e produção agrícola e agroindustrial proveniente do Alqueva; – Oferta suplementar de serviço Intercidades entre Lisboa e Algarve (com passagem por Beja) bem como a ligação do Alentejo e Algarve à Extremadura espanhola; – Encaminhamento de minério extraído de Neves Corvo e Aljustrel; – Combate às assimetrias regionais;

IP8 – Ligação Beja e Vila Verde de Ficalho

Construir a Ligação Beja e Vila Verde de Ficalho (IP8) que liga à fronteira com Espanha (Rosal de la Frontera)

No PNI está prevista a intervenção no IP8 (Sines/Beja). Este percurso é incompleto se não for contemplada a intervenção em troço complementar entre Beja e Vila Verde de Ficalho (fronteira com Espanha).

IC27 – Entre Beja (IP2 – Albernoa) e Alcoutim.

Conclusão do IC27 – Entre Beja (IP2 – Albernoa) e Alcoutim.

O investimento público em zonas do interior é fundamental para contrariar desovamento e a falta de dinâmica económica existentes. Esta ligação é fundamental para a ligação do interior do país ao Algarve.