O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Gráfico 1.5. Índice de produção industrial na área do euro, por grau de intensidade energética (índice, dezembro 2019=100)

Gráfico 1.6. Desempenho da indústria na área do euro por grau de intensidade energética (variação face a dezembro de 2019)

FONTE: EUROSTAT (CÁLCULOS DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS). FONTE: EUROSTAT (CÁLCULOS DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS).

Perspetivas de abrandamento económico no segundo semestre de 2023

As perspetivas de crescimento global pioraram durante o verão. A deterioração resulta, por um lado, do abrandamento da economia chinesa, num contexto de aumento da instabilidade gerada pelos problemas em torno do setor imobiliário. Por outro lado, a redução dos fluxos de crédito associada ao aumento dos custos de financiamento deverá continuar a condicionar significativamente a atividade económica na área do euro.4

Este menor otimismo refletiu-se no indicador PMI5 mundial, que caiu ligeiramente para 50,5 pontos em setembro de 2023 (50,6 anteriormente), representando o ritmo de crescimento mais lento da atividade económica mundial registado desde fevereiro de 2023. O ritmo de crescimento do setor dos serviços registou uma moderação, apesar de ainda apontar para um crescimento positivo. A atividade da indústria transformadora apresentou quedas acumuladas pelo quarto mês consecutivo, mantendo-se em valores compatíveis com quedas de atividade.

Adicionalmente, o PMI compósito para a área do euro apresentou uma melhoria ténue em setembro, para 47,2 pontos (46,7 em agosto), refletindo um melhor resultado para o indicador dos serviços (para 48,7, apesar de se manter abaixo de 50 pontos pela primeira vez este ano), já que se continuou a assistir ao fraco desempenho da indústria. A carteira de encomendas externas da área do euro tornou a cair, em setembro, para o valor mais baixo desde finais de 2020, sinalizando a fragilidade da procura global. Estes indicadores são consistentes com uma contração/estagnação da economia europeia no terceiro trimestre, permanecendo a procura fraca num contexto de condições financeiras restritivas.

As previsões mais recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apontam para um abrandamento do crescimento da economia mundial para 3% em 2023 (3,3% em 2022), com grande disparidade entre regiões e setores. Em particular, o abrandamento é explicado pelo enfraquecimento da generalidade das economias avançadas, já que o PIB do conjunto dos países emergentes deverá estabilizar em torno de 4%. No caso da área do euro, a OCDE antecipa uma desaceleração do PIB para 0,6% no conjunto de 2023 (3,4% em 2022), uma revisão em baixa de 0,3 pp face à estimativa de junho. O comércio mundial de bens e serviços deverá desacelerar significativamente em 2023, prevendo-se um crescimento de 2%, muito inferior ao do período entre 2000 e 2019 (média de 4,9%).

4 Apesar da elevada incerteza que rodeia o ritmo de transmissão da política monetária, o Banco Central Europeu (BCE) estima um hiato de cerca de um ano entre os aumentos das taxas de juro diretoras e o momento em que o seu impacto na atividade económica atinge o pico. No caso da transmissão à taxa de inflação, o hiato é de cerca de dois anos. Para mais detalhes, veja-se Darracq-Paries, M. et al (2023), «A model-based assessment of the macroeconomic impact of the ECB’s monetary policy tightening since December 2021», Boletim Económico do BCE, 2/2023. 5 Purchasing Managers’ Index. Um nível de 50 equivale a uma estagnação da atividade económica.

60

70

80

90

100

110

120

dez/19 jun/20 dez/20 jun/21 dez/21 jun/22 dez/22 jun/23

Setores de alta intensidade energética Setores de baixa intensidade energéticaÍndice global

-30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 60

Fabricação de máquinas e equipamentoFabricação de prod. farmacêuticos

Fabricação de equipamento elétricoOutras ind. transformadoras

Reparação máquinas e equipamentosFabr. de máquinas e aparelhos elétricos n. e.

Indústrias alimentaresProd. metálicos (excl. máquinas e equipamento)

Fabricação de outro equip. transporteIndústria de bebidas

Indústrias da madeira e cortiçaFabr. de artigos de borracha e plásticos

Ind. metalúrgicasFabricação de automóveis

Produtos minerais não metálicosFabricação têxtil

Fabricação de prod. químicos e fibras sintéticasFabricação de mobiliário e colchões

Indústria do couro e derivadosFabricação de pasta, de papel e cartão

Impressão e reprodução de suportes gravadosIndústria de vestuário

Alta intensidade energética Baixa intensidade energética

II SÉRIE-A — NÚMERO 20 ______________________________________________________________________________________________________________

20