O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 9

Sábado, 17 de Novembro de 1990

II Série-B — Número 4

DIÁRIO

da Assembleia da República

V LEGISLATURA

4.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1990-1991)

SUMÁRIO

Interpelação n.° 17/V:

Debate sobre política geral orientado para a situação

dos deficientes em Portugal (apresentada pelo PRD) 10

Ratificações (n.°" 146/V a 150/V):

N.° 146/V — Requerimento, apresentado pelo PCP, solicitando a apreciação pela Assembleia da República do Decreto-Lei n.° 270/90, de 3 de Setembro ............................................ 10

N.° 147/V — Requerimento, apresentado pelo PCP, solicitando a apreciação pela Assembleia da República do Decreto-Lei n.° 321-B/90, de 15 de Outubro ............................................ 10

N.° 148/V — Requerimento, apresentado pelo PCP, solicitando a apreciação pela Assembleia da República

do Decreto-Lei n.° 327/90, de 22 de Outubro..... 10

N.° 149/V — Requerimento, apresentado pelo PS, solicitando a apreciação pela Assembleia da República

do Decreto-Lei n.° 336/90, de 30 de Outubro..... 10

N.° 150/V — Requerimento, apresentado pelo PS, solicitando a apreciação pela Assembleia da República do Decreto-Lei n.° 358/90, de 10 de Novembro ... 10

Perguntas ao Govemo:

Formuladas, nos termos dos artigos 236.° e seguintes do Regimento, pelo PS, pelo PCP, pelo PRD, pelo CDS e por Os Verdes........................... 10

Página 10

10

II SÉRIE-B — NÚMERO 4

INTERPELAÇÃO N.° 17/V

DEBATE SOBRE POLÍTICA GERAL ORIENTADO PARA A SITUAÇÃO DOS DEFICIENTES EM PORTUGAL

Encarrega-me o Sr. Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Renovador Democrático de comunicar a V. Ex.a que, nos termos da alínea c) do n.° 2 do artigo 183.° da Constituição da República e dos artigos 204.° e seguintes Regimento da Assembleia da República, este Grupo Parlamentar pretende exercer, no próximo dia 27 de Novembro próximo futuro, o direito de interpelação ao Governo sobre política geral, orientado para a situação dos deficientes em Portugal.

O Chefe do Gabinete do PRD, Carlos Beato.

Ratificação n.° 146/V — Decreto-Lei n.° 270/90, de 3 de Setembro

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os deputados abaixo assinados requerem a apreciação pelo Plenário da Assembleia da República do Decreto-Lei n.° 270/90, de 3 de Setembro, publicado no Diário da República, 1." série, n.° 203, que estabelece o estatuto remuneratório dos oficiais de justiça.

Assembleia da República, 8 de Novembro de 1990. — Os Deputados do PCP: Odete Santos — António Mota — José Magalhães — Álvaro Brasileiro — Júlio Antunes — João Camilo — Octávio Teixeira — João Amaral — Luís Roque — António Filipe — Carlos Brito — Miguel Urbano Rodrigues.

Ratificação n.° 147N — Decreto-Lei n.° 321 -B/90, de 15 de Outubro

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os deputados abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do PCP, requerem a apreciação pelo Plenário da Assembleia da República do Decreto--Lei n.° 321-B/90, de 15 de Outubro, publicado no Diário da República, 1.a série, n.° 238, que aprova o regime do arrendamento urbano.

Assembleia da República, 9 de Novembro de 1990. — Os Deputados do PCP: João Amaral — Ilda Figueiredo — Octávio Teixeira — Lourdes Hespa-nhol — Álvaro Brasileiro — Júlio Antunes — Apolónia Teixeira — António Filipe — Miguel Urbano Rodrigues — João Camilo.

Ratificação n.° 148/V — Decreto-Lei n.° 327/90, de 22 de Outubro

Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os deputados abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do PCP, requerem a apreciação pelo Plenário da Assembleia da República do Decreto-

-Lei n.° 327/90, de 22 de Outubro, publicado no Diário da República, 1." série, n.° 244, que regula a ocupação do solo objecto de um incêndio florestal.

Assembleia da República, 15 de Novembro de 1990. — Os Deputados do PCP: Lino de Carvalho — Ilda Figueiredo — Lourdes Hespanhol — Rogério Brito — Jerónimo de Sousa — João Amaral — Octávio Teixeira — António Filipe — Júlio Antunes — Álvaro Brasileiro.

Ratificação n.° 149/V — Decreto-Lei n.° 336/90, de 30 de Outubro

Ao abrigo do n.° 1 do artigo 172.° da Constituição da República Portuguesa, e nos termos do artigo 197.° do Regimento da Assembleia da República, os deputados abaixo assinados vêm requerer a sujeição a ratificação do Decreto-Lei n.° 336/90, de 30 de Outubro, publicado no Diário da República, l.a série, de 30 de Outubro, que estabelece os regimes de endividamento e financiamento dos défices das regiões autónomas. Revoga o Decreto-Lei n.° 33/84, de 24 de Janeiro.

Os Deputados do PS: Mota Torres — Edmundo Pedro — Armando Vara — José Apolinário — Ferro Rodrigues — António Oliveira — Miranda Calha — Manuel dos Santos e mais dois subscritores.

Ratificação n.° 150/V — Decreto-Lei n.° 358/90, de 10 de Novembro

Ao abrigo do n.° 1 do artigo 172.° da Constituição da República Portuguesa, e nos termos do artigo 197.° do Regimento da Assembleia da República, os deputados abaixo assinados vêm requerer a sujeição a ratificação do Decreto-Lei n.° 358/90, de 10 de Novembro, publicado no Diário da República, 1.a série, de 10 de Novembro, que simplifica os procedimentos referentes à adjudicação de empreitadas de obras públicas para a construção, ampliação, remodelação, beneficiação e conservação de unidades de saúde.

Palácio de São Bento, 15 de Novembro de 1990. — Os Deputados do PS: António Guterres — Alberto Martins — Ferro Rodrigues — António Oliveira — Laurentino Dias — Edmundo Pedro — Henrique Carminé — Raúl Rêgo e mais três subscritores.

PERGUNTAS AO GOVERNO Perguntas do PS

Nos termos regimentais, cumpre-me comunicar que os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista pretendem formular, na sessão do próximo dia 16 de Novembro, as seguintes perguntas ao Governo:

Através do deputado Laurentino Dias — organização em Portugal do Campeonato Mundial de Juniores em Futebol, em 1991 (a);

Página 11

17 DE NOVEMBRO DE 1990

11

Através do deputado João Rui de Almeida — responsabilidade do Primeiro-Ministro nas deliberações do Governo que envolveram o Ministério da Saúde na prática de actos à margem das exigências legais, designadamente as respeitantes à entrada em funcionamento de estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde;

Através da deputada Julieta Sampaio — situação da formação de professores promovida pela Universidade Aberta, seus curricula, formandos, manuais, avaliação de formandos e balanço avaliativo da Universidade (cr).

O Chefe de Gabinete do PS: Luís Manuel Patrão.

Perguntas do PCP

Nos termos dos artigos 63.° e 236.° do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português apresenta de seguida as perguntas ao Governo que pretende fazer na sessão plenária do próximo dia 16 de Novembro:

Ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o traçado da via longitudinal do Algarve, designadamente entre o nó de Tavira e o nó da Guia (feita pelo deputado Carlos Brito) (a).

Ao Ministro da Indústria e Energia sobre a situação da indústria têxtil, designadamente da localizada no Norte do País (feita pela deputada Ilda Figueiredo) (a).

Ao Ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a posição do Governo Português a respeito da atitude do presidente Buch, confirmada em Lisboa pelo Secretário-Geral da NATO, de considerar eventualmente desnecessário um mandato do Conselho de Segurança da ONU para desencadear a guerra no Golfo (feita pelo deputado Miguel Urbano Rodrigues).

Ao Ministro do Planeamento e da Administração do Território sobre a aplicação do Programa Ciência em Portugal (feita pelo deputado Victor Costa) (a).

Assembleia da República, 9 de Novembro de 1990. — Pelo Secretariado do Grupo Parlamentar do PCP, António Filipe.

Perguntas do PRD

Nos termos do artigo 236.° do Regimento da Assembleia da República, junto envio a V. Ex.a, com vista à sessão de perguntas ao Governo, agendada para o dia 16 de Novembro próximo passado, indicação dos

objectos das perguntas orais a formular pelos Srs. Deputados Rui Silva e Barbosa da Costa:

Pelo Sr. Deputado Rui Silva:

Encerramento das designadas linhas de reduzido tráfego englobado na rede secundária dos caminhos de ferro portugueses (a).

Execução do plano de modernização da CP, aprovado em 4 de Fevereiro de 1988.

Pelo Sr. Deputado Barbosa da Costa:

Organização do Campeonato Mundial de Juniores a ter lugar em Portugal de 14 a 30 de Junho de 1991 (a).

O Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do PRD, Carlos Beato.

Perguntas do CDS

Nos termos do n.° 2 do artigo 180.° da Constituição da República Portuguesa e dos artigos 236.° e seguintes do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do Centro Democrático Social (CDS) tem a honra de enviar a V. Ex.a a seguinte pergunta ao Governo:

Situação actual das remunerações dos professores e médicos do quadro do pessoal dirigente do Instituto de Orientação Profissional (o).

O Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do CDS, Mário Costa Pinto.

Perguntas de Os Verdes

Nos termos e para os efeitos dos artigos 232.° e seguintes do Regimento da Assembleia da República, o deputado Valente Fernandes fará uma pergunta ao Governo com o seguinte teor:

Fecho da Golada e projectos de utilização do estuário do Tejo (a).

Nos termos e para os efeitos dos artigos 232.° e seguintes do Regimento da Assembleia da República, o deputado Herculano Pombo fará uma pergunta ao Governo com o seguinte teor:

Produção e comercialização de urânio em Portugal.

Palácio de São Bento, 6 de Novembro de 1990. — O Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar de Os Verdes, Alexandre Palhares.

(a) As respostas foram dadas na sessão plenária do dia 16 de Novembro de 1990 {Diário da Assembleia da República, 1." série, n.° 13, de 17 de Novembro).

Página 12

@ DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legai n.0 8819/85

IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA, E. P. AVISO

Por ordem superior e para constar, comunica--se que não serão aceites quaisquer originais destinados ao Diário da República desde que não tragam aposta a competente ordem de publicação, assinada e autenticada com selo branco.

PORTE PAGO

1 — Preço de página para venda avulso, 5$; preço por Unha de anúncio, 104$.

2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

3 — Os prazos de reclamação de faltas do Diário da República paz», o continente e regiões autónomas e estrangeiro são, respectivamente, de 30 e 90 dias à data da sua publicação.

PREÇO DESTE NÚMERO 20$00

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×