O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 101

Sábado, 30 de Maio de 1992

II Série-B — Número 23

DIÁRIO

da Assembleia da República

VI LEGISLATURA

1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1991-1992)

SUMÁRIO

Votos n." 23/VI a 25/VI:

N.° 23/VI — De congratulação pela designação, em Assembleia Geral da UCCLA, da cidade de Díli como membro honorário da União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (apresentado por todos os grupos parlamentares ......................................................................................... 102

N.° 24/VI — De protesto pela atitude do Governo Regional da Madeira de afastar a Câmara Municipal de Machico da «presidência aberta» a realizar naquele concelho (apresentado

pelo PS, PCP e Deputado independente Mário Tomé)....... 102

N.° 25/VI — De protesto pelo facto de o Presidente do Govcmo Regional da Madeira não visitar a Câmara Municipal de Maclúco quando da sua deslocação àquele concelho (apresentado pelo PS)............................................................ 102

Ratificações (n." 20/VI a 22/VI):

N." 20/VI — Requerimento do PCP solicitando a apreciação, pela Assembleia, do Decreto-Lei n.° 87/92, de 14 de Maio 103 N.° 21/VI— Requerimento do PS solicitando a apreciação,

pela Assembleia, do mesmo decreto-lei............................... 103

N.° 22/VI — Requerimento do PS solicitando a apreciação, pela Assembleia, do Decreto-Lei n.° 88/92, de 14 de Maio 103

Perguntas ao Governo:

Formuladas, nos lermos dos artigos 236." e seguintes do Regimento, pelo PSD, PS, PCP, CDS e Os Verdes........... 103

Página 102

102

II SÉRIE-B — NÚMERO 23

Voto n.2 23/VI

De congratulação pela designação, em Assembleia Geral da UCCLA, da cidade de Díli como membro honorário da União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas.

1 — A Assembleia Geral da UCCLA, reunida na cidade da Praia, em Cabo Verde, aprovou, por unanimidade e aclamação, sob proposta do seu Presidente, subscrita por todos os municípios presentes, a designação «de membro honorário da União das Cidades Capitais Luso-Afro--Américo-Asiáticas a cidade de Díli, no ente colectivo do seu povo, mas recusando naturalmente a mediação das instâncias autárquicas representativas do ocupante».

2 — A Assembleia da República ao tomar conhecimento deste facto entende dar público testemunho da sua satisfação por esta inequívoca manifestação de solidariedade da comunidade lusófona para com o povo de Timor Leste.

3 — A Assembleia da República exprime a sua esperança de que não tarde o dia em que Díli possa assumir o lugar que lhe cabe na União das Cidades Capitais Luso--Afro-Américo-Asiáticas e reafirma o seu empenhamento, no quadro das competências que lhe são próprias, na procura de uma solução pacífica e justa que conduza ao reconhecimento dos direitos inalienáveis do povo de Timor Leste.

Palácio de São Bento, 21 de Maio de 1992. — Os Deputados: Guido Rodrigues (PSD) — Lopes Cardoso (PS) — Octávio Teixeira (PCP) — Narana Coissoró (CDS) — Isabel Castro (Os Verdes).

Voto n.B 24/VI

De protesto pela atitude do Governo Regional da Madeira de afastar a Câmara Municipal de Machico da «presidência aberta» a realizar naquele concelho.

1 —No dia 31 de Março de 1991, o Sr. Secretário Regional da Administração Pública, do Governo Regional da Madeira, encontrou-se com o Sr. Presidente da Câmara do Machico, tendo-lhe dado conhecimento dos planos do Executivo para nos dias 5, 6 e 7 de Junho o Governo Regional da Madeira realizar uma «presidência aberta» no concelho de Machico, instalando-se aí, durante esses três dias, o Sr. Presidente do Governo Regional e os secretários regionais.

2 — À saída da reunião o Sr. Secretário Regional declarou para a imprensa: «O Sr. Presidente da Câmara mostrou toda a receptividade em relação à visita.» (Diário de Notícias da Madeira, de 26 de Maio de 1992.)

3 — Na mesma altura o Sr. Presidente da Câmara do Machico declarou à comunicação social: «Esta visita vem esbater o défice democrático que se vive na região.» (Diário de Notícias da Madeira, de 26 de Maio de 1992.)

4 — Entretanto, realizou-se o debate na Assembleia da República sobre o défice democrático na Região Autónoma da Madeira, tendo-se deslocado o Sr. Presidente da Câmara de Machico para assistir aos debates e informar os Deputados da Nação dos problemas do concelho a que preside.

5 — Após tais factos, o Sr. Vice-Presidente do Governo Regional, Miguel de Sousa, convocou o Sr. Presidente da Câmara de Machico para dar-lhe conhecimento de que a «presidência aberta» tinha de ser antecipada, devido à

visita, à Madeira, do Sr. Presidente da República Popular de Moçambique, Joaquim Chissano.

6 — Nessa reunião, o Sr. Presidente da Câmara defendeu que, face à situação concreta do concelho, «a presidência aberta», em vez de ser antecipada, fosse adiada.

7 — Na quinta-feira, dia de reunião plenária do Governo Regional, entregou uma carta solicitando uma reunião de trabalho com o Governo Regional, para melhor preparar a visita do Governo ao concelho de Machico.

8 — O Governo Regional, sem responder à solicitação do Sr. Presidente da Câmara, dá o assunto por encerrado e delibera: «Devido a problemas, a Câmara de Machico fica desligada da visita de trabalho.» (Diário de Notícias da Madeira, de 26 de Maio de 1992.)

9 — O Diário de Notícias da Madeira, de hoje, 26 de Maio de 1992, informa que o Governo Regional da Madeira vai real.zar no próximo fim-de-semana uma «presidência aberta», à margem da Câmara Municipal de Machico, órgão constitucional, democraticamente eleito pelos cidadãos nos termos da lei e da Constituição.

10 — O Govemo Regional da Madeira desrespeita a vontade dos cidadãos expressa através do seu voto universal, igual, directo, secreto e periódico quando marginaliza da «presidência aberta» (visita do Governo), que tenciona realizar no concelho de Machico, a sua Câmara Municipal que apenas tem a seu «desfavor» o não deixar--se controlar pelo executivo madeirense.

Assim sendo, e nos termos do n.° 1 do artigo 77." do Regimento da Assembleia da República, os Deputados abaixo assinados propõem ao Plenário a aprovação do seguinte voto de protesto:

A Assembleia da República exprime publicamente o seu protesto pela atitude do Governo Regional da Madeira de desrespeito por um órgão de poder local e de desrespeito pelo princípio basilar e primário da democracia, o de aceitar e reconhecer as decisões soberanas dos cidadãos expressas através do voto, nos termos da lei, e exige do Governo Regional que reconheça a Câmara de Machico como órgão constitucional do poder local, representante do povo que livremente a elegeu.

Assembleia da República, 26 de Maio de 1992. — Mário Tomé (Indep.) — Ferraz de Abreu (PS) — Rui Ávila (PS) — Odete Santos (PCP).

Voto n.225/VI

De protesto pelo facto de o Presidente do Governo Regional da Madeira não visitar a Câmara Municipal de Machico quando da sua deslocação àquele concelho.

Nos lermos do artigo 77.° do Regimento da Assembleia da República, os deputados do PS abaixo assinados apresentam o seguinte voto de protesto:

A Assembleia da República protesta o facto de o Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira, no decurso das suas ditas «reuniões de trabalho», ao deslocar--se ao concelho de Machico, não visitar a Câmara Municipal da referida vila, numa nítida atitude de discriminação face ao presidente daquela edilidade, eleito em listas de outro partido.

Os Deputados do PS: Marques da Silva — Rui Ávila.

Página 103

30 DE MAIO DE 1992

103

Ratificação n.9 207VI — Decreto-Lei n.9 87/92, de 14 de Maio [transforma a empresa pública Correios e Telecomunicações de Portugal (CTT) em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos].

Os Deputados abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do PCP, requerem a apreciação, pelo Plenário da Assembleia da República, do Decreto-Lei n.° 87/92, de 14 de Maio, publicado no Diário da República, l.'série-A, n.°lll, que transforma a empresa pública Correios e Telecomunicações de Portugal (CTT) em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos.

Assembleia da República, 21 de Maio de 1992. — Os Deputados do PCP: Jerónimo de Sousa —Apolónia Teixeira — Lino de Carvalho — Odete Santos — Vítor Ranita — Lourdes Hespanliol — António Filipe — Miguel Urbano Rodrigues — Octávio Teixeira — Maia Nunes de Almeida.

Ratificação n.9 21/VI — Decreto-Lei n.9 87/92, de 14 de Maio [transforma a empresa pública Correios e Telecomunicações de Portugal (CTT) em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos].

Ao abrigo do n.° 1 do artigo 172° da Constituição da República Portuguesa e nos termos do artigo 197." do Regimento da Assembleia da República, os Deputados abaixo assinados vêm requerer a sujeição a ratificação do Decreto-Lei n.° 87/92, de 14 de Maio, publicado no Diário da República, 1." serie-A, n.° 111, de 14 de Maio de 1992, que transforma a empresa pública Correios e Telecomunicações de Portugal (CTO em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos.

Lisboa e Palácio de São Bento, 26 de Maio de 1992. — Os Deputados do PS: Armando Vara — Helena Torres Marques — António Costa — Rui Vieira — Alberto Martins — Jorge Coelho — António Campos— Crisóstomo Teixeira — Menezes Ferreira — Marques da Silva.

PERGUNTAS AO GOVERNO Perguntas do PSD

Encarrega-me S. Ex.a o Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social-Democrata de, nos termos do artigo 236.° do Regimento, enviar a V. Ex.a o assunto sobre o qual versarão as perguntas ao Governo pelos Srs. Deputados Paulo Coelho, António Vairinhos e Carlos Duarte:

a) O Sr. Deputado Paulo Coelho fará uma pergunta ao Sr. Ministro Adjunto sobre a RTP Internacional (a);

b) O Sr. Deputado António Vairinhos questionará o Sr. Secretário de Estado do Ambiente e Recursos Naturais sobre o abastecimento de água no Sotavento Algarvio (a);

c) O Sr. Deputado Carlos Duarte interpelará também o Governo e o Sr. Ministro Adjunto sobre:

1) Importância da política agrícola comum na fruticultura e na vinicultura portuguesa e concretamente na Região Oeste;

2) Importância das novas medidas que estão a ser adoptadas na pasta da juventude.

22 de Maio de 1992. — Pelo Chefe de Gabinete, Vítor Manuel de Carvalho Fonseca.

Perguntas do PS

Nos termos regimentais, o Grupo Parlamentar do PS indica as perguntas ao Governo que deputados socialisias pretendem formular na sessão do dia 29 dc Maio:

Através do Deputado Luís Filipe Madeira — Código de Avaliações e suas incidências no imposto sucessório e na contribuição autárquica (a);

Através do Deputado Pereira Marques — pensões atribuídas a ex-pides;

Através do Deputado José Sócrates — contratos--programa do Governo com as celuloses.

22 de Maio de 1992. — Pela Direcção do Grupo Parlamentar, João Rui de Almeida.

Ratificação n.9 22/VI — Decreto-Lei n.9 88/92, de 14 de Maio (cria a CN — Comunicações Nacionais, SGPS, S. A.).

. Ao abrigo do n.° 1 do artigo 172." da Constituição da República Portuguesa e nos termos do artigo 197.° do Regimento da Assembleia da República, os Deputados abaixo assinados vêm requerer a sujeição a ratificação do Decreto-Lei n.° 88/92, de 14 de Maio, publicado no Diário da República, 1série-A, n.° 111, de 14 de Maio de 1992, que cria a CN —Comunicações Nacionais, SGPS, S. A.

Lisboa e Palácio de São Bento, 26 de Maio de 1992. — Os Deputados do PS: Armando Vara — Helena Torres Marques — António Costa — Rui Vieira — Alberto Martins —Jorge Coelho — António Campos — Crisóstomo Teixeira—Menezes Ferreira — Marques da Silva.

Perguntas do PCP

Nos termos dos artigos 63.° e 236.° do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do PCP apresenta as seguintes perguntas ao Governo para a próxima sessão plenária de 29 de Maio de 1992:

Ao Ministro da Saúde, pelo Deputado Vítor Ranita, sobre a situação do Instituto Português de Oncologia do Porto (rt);

Ao Ministro da Indústria e Energia, pelo Deputado Jerónimo de Sousa, sobre o quadro da fundamen-

(íj) As respostas foram dadas na sessão plenária do dia 29 de Maio (Diário tia Assembleia da República, l." série, n.°70, de 30 de Maio de 1992).

Página 104

104

II SÉRIE - B — NÚMERO 23

tacão da decisão do Governo sobre o futuro da FEIS (Fábrica-Escola Irmãos Slephens — Marinha Grande);

Ao membro do Governo que exerça a tutela do sector, pelo Deputado João Amaral, sobre a situação dos sapadores-bombeiros.

22 de Maio de 1992. — Pela Direcção do Grupo Parlamentar do PCP, António Filipe.

Perguntas do CDS

Nos (ermos dos artigos 236.° e seguintes do Regimento da Assembleia da República, o Grupo Parlamentar do

Centro Democrático Social tem a honra de enviar a V. Ex." a pergunta a formular ao Governo, na próxima sexta-feira: Assim:

Considerando que a questão dos custos do ensino superior está na ordem do dia, continuando, portanto, e por isso mesmo também na ordem do dia a proposta do CDS de criação de cheque de ensino, pretende-se saber qual o montante global dos subsídios atribuídos durante os anos

de 1990 e 1991 aos estabelecimentos de ensino superior não oficiais com indicação da verba atribuída a cada um (a).

22 de Maio de 1992.—O Chefe de Gabinete, Mário Costa Pinto.

Perguntas do Partido Ecologista Os Verdes

Nos termos e para efeitos dos artigos 236.° e seguintes do Regimento da Assembleia da República, a direcção deste Grupo Parlamentar apresenta as seguintes perguntas ao Govemo:

1) O desvio ilegal do curso de água da ribeira da lagoa Azul para a propriedade da Penha Longa (a);

2) A construção da CREL e o respeito e salvaguarda pelo património geológico de Carenque.

Palácio de São Bento, 22 de Maio de 1992. — O Chefe de Gabinete, Fernando Pesinho.

(a) As respostas foram dadas na sessão plenária do dia 29 de Maio (Diário da Assembleia da República, 1.' série, n.°70, de 30 de Maio de 1992).

@ DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legal n. ° 8819/85

IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA, E. P. AVISO

Por ordem superior e para constar, comunica--se que não serão aceites quaisquer originais destinados ao Diário da República desde que não tragam aposta a competente ordem de publicação, assinada e autenticada com selo branco.

1 — Preço de página para venda avulso, 6$ + IVA; preço por linha de anúncio, 178S + IVA.

2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

3 — Os prazos de reclamação de faltas do Diário do República para o continente e regiões autónomas e estrangeiro são, respectivamente, de 30 e 90 dias à data da sua publicação.

PREÇO DESTE NÚMERO 25400 (IVA INCLUÍDO 5%)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×