O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

II SÉRIE-B — NÚMERO 3

VOTO N.° 3/VII

DE PROTESTO PELA REALIZAÇÃO DE ENSAIOS NUCLEARES FRANCESES NO PACÍFICO

Considerando que cada ensaio nuclear representa um atentado ecológico de incalculáveis dimensões para o planeta;

Considerando o risco que o recurso à tecnologia nuclear constitui para a Humanidade, designadamente pela sua utilização bélica;

Constituindo os ensaios nucleares um meio de modernização de armas nucleares, um instrumento da sua proliferação e uma ameaça à paz e segurança colectivas;

Assinalando-se neste preciso ano o cinquentenário do lançamento das duas bombas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki, que pelas suas consequências e horrores provocados representam uma pesada e vergonhosa herança para a Humanidade;

Considerando, mais, ter sido a pressão da opinião pública mundial e a denúncia das vítimas dos ensaios nucleares que conseguiram impor o prolongamento da moratória sobre ensaios nucleares que de início só a China desrespeitou;

E estando a França, em claro confronto com a opinião pública mundial e em violação do Tratado de não Proliferação de Armas Nucleares, a proceder a uma série de ensaios nucleares no Pacífico e sendo, em nosso entendimento, um imperativo ético de cada um de nós contribuir activamente para a paz, o desarmamento e o equilíbrio ecológico, e agir para o garante dos direitos das gerações vindouras:

A Assembleia da República Portuguesa delibera:

1 — Exprimir a sua viva condenação pela atitude do Estado Francês e exigir a paragem imediata dos testes nucleares no Pacífico.

2 — Apelar ao Governo Português e ao Presidente da República no sentido do seu empenhamento na assinatura de um tratado de interdição total de lestes nucleares.

Palácio de São Bento, 29 de Novembro de 1995. — As Deputadas de Os Verdes: Isabel Castro — Heloísa Apolónia.

VOTO N.° 4/Vll

DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA FERNANDO ASSIS PACHECO

Faleceu esta manhã o escritor e jornalista Fernando Assis Pacheco. No jornalismo, na poesia e na vida cívica e intelectual marcou lugar à parte na oposição ao fascismo e, depois, na reconquista das liberdades de expressão.

A Assembleia da República apresenta à família e aos meios de expressão em que ele trabalhou o seu voto de pesar.

Palácio de São Bento, 30 de Novembro de 1995. — Os Deputados: Raul Rêgo (PS) — Jorge Lacão (PS) — José Niza (PS) — Carlos Encarnação (PSD) — Jorge Ferreira (PP) — Ruben de Carvalho (PCP) — Isabel Castro (Os Verdes). .

RATIFICAÇÃO N.° 7/VII

DECRETO-LEI N.« 165/95, DE 15 DE JULHO (ALTERA O CÓDIGO DE PROCESSO TRIBUTÁRIO, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.! 154/91, DE 23 DE ABRIL).

O presente Decreto-Lei n.° 165/95, de 15 de Julho, foi publicado na sequência de uma autorização legislativa con-

cedida nas alíneas a) e b) do artigo 54.° da Lei n.° 39-B/ 94, de 27 de Dezembro, no âmbito da qual o Governo ficava autorizado a aditar ao Código de Processo Tributário disposições que assegurassem na constituição de sociedades a obrigatoriedade de os sócios apresentarem declarações de inexistência de dívidas fiscais das sociedades em que anteriormente tinham desempenhado funções.

Todavia do regime legal criado pelo Decreto--Lei n.° 165/95, de 15 de Julho, não resulta a harmonização desejável em sede de processo tributário e justiça fiscal.

Nestes termos e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista abaixo assinados vêm requerer a sujeição a ratificação do Decreto-Lei n.° 165/95, de 15 de Julho, publicado no Diário da República, 1." série-A, n.° 162, de 15 de Julho de 1995.

Assembleia da República, 25 de Novembro de 1995. — Os Deputados do PS: Jorge Lacão — António Braga — Francisco de Assis — Leonor Coutinho — Maria Carrilho — António José Dias — Nuno Baltazar Mendes — José Magalhães — José Reis — Strecht Ribeiro (e mais uma assinatura).

RATIFICAÇÃO N.° 87VII

DECRETO-LEI N.» 271/95, DE 23 DE OUTUBRO (APROVA A LEI ORGÂNICA DA INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO)

. Nos termos e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados do Grupo Parlamentar do PS abaixo assinados vêm requerer a sujeição a ratificação do Decreto-Lei n.° 271/95, de 23 de Outubro, publicado no Diário da República, 1." série-A, n.° 245, de 23 de Outubro de 1995, que aprova a Lei Orgânica da Inspecção-Geral da Educação.

Assembleia da República, 23 de Novembro de 1995. — Os Deputados do PS: Jorge Lacão —António Braga — Francisco de Assis — Leonor Coutinho — Maria Carrilho — António José Dias — Nuno Baltazar Mendes — José Magalhães — José Reis — Strecht Ribeiro (e mais uma assinatura).

RATIFICAÇÃO N.° 9íV«

DECRETO-LEI N.s 215/95, DE 22 DE AGOSTO [ALTERA 0 DECRETO-LEI N.« 498/88, DE 30 DE DEZEMBRO (ESTABELECE O NOVO REGIME GERAL DE RECRUTAMENTO E SELECÇÃO DE PESSOAL PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA)].

Ao abrigo da autorização legislativa concedida pelo n." 2 do artigo 8." da Lei n.° 39-B/94, de 27 de Dezembro,

Páginas Relacionadas