O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1

Sábado, 31 de Março de 2007 II Série-B — Número 29

X LEGISLATURA 2.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2006-2007)

SUMÁRIO Votos (n.os 91 e 92/X): N.º 91/X — De congratulação pela qualificação da Selecção Nacional de Râguebi para a fase final do Campeonato Mundial de 2007 (apresentado pelo PSD).
N.º 92/X — De pesar pela morte de Soares Louro (apresentado pelo PS, BE, PSD e CDS-PP).

Página 2

2 | II Série B - Número: 029 | 31 de Março de 2007

VOTO N.º 91/X DE CONGRATULAÇÃO PELA QUALIFICAÇÃO DA SELECÇÃO NACIONAL DE RÂGUEBI PARA A FASE FINAL DO CAMPEONATO MUNDIAL DE 2007

Um ponto de diferença no conjunto dos dois jogos da última ronda do apuramento garantiu a qualificação da Selecção Portuguesa de Râguebi para o Campeonato Mundial, a decorrer entre os dias 7 de Setembro e 20 de Outubro de 2007, em França.
A concretização deste sonho antigo — o de estar, pela primeira vez, na fase final do campeonato mundial da modalidade — foi o corolário de um percurso repleto de obstáculos. No apuramento foi preciso defrontar ou ultrapassar conjuntos como a Itália, Rússia, Geórgia, Marrocos e Uruguai.
Portugal está hoje, pela primeira vez na história e com indiscutível mérito, entre as 20 melhores selecções mundiais de râguebi. Merece também uma referência o facto de ser a única selecção amadora presente no mundial.
Chegar à fase final do mundial é, em si, uma enorme vitória.
É, desde logo, a vitória no campeonato das equipas amadoras.
É, também, a vitória dos «bravos lobos», da equipa técnica e da Federação Portuguesa de Rugby, que, de forma ímpar, souberam elevar o rugby luso ao reconhecimento mundial.
A Assembleia da República endereça-lhes um sincero voto de congratulação, acreditando que a extraordinária carreira que até aqui os trouxe não só enche o País de orgulho como servirá de belo exemplo para o conjunto do desporto amador em Portugal.

Palácio de São Bento, 27 de Março de 2007.
Os Deputados do PSD: Luís Marques Guedes (PSD) — Emídio Guerreiro (PSD) — Hermínio Loureiro (PSD) — José Freire Antunes (PSD) — Sérgio Vieira (PSP) — Pedro Duarte (PSD) — Hugo Velosa (PSD) — Fernando Negrão (PSD) — mais uma assinatura ilegível.
———

VOTO N.º 92/X DE PESAR PELA MORTE DE SOARES LOURO

Com 74 anos, faleceu em Lisboa, na passada segunda-feira, João Soares Louro.
Soares Louro foi membro do I Governo Constitucional, ocupando o cargo de Subsecretário de Estado para a Comunicação Social, Deputado do Partido Socialista entre 1976 e 1978, gestor de várias empresas públicas — RTP, RDP, Rádio Televisão Comercial, Expo 98, Parque Expo, entre outras — e colaborador de instituições do ensino superior — a Universidade Fernando Pessoa e a Universidade Nova de Lisboa.
No entanto, o seu percurso profissional e humano estará indissoluvelmente associado à RTP, onde exerceu várias funções antes de ser um dos seus mais influentes e marcantes gestores, Presidente do Conselho de Administração entre Março de 1978 e Fevereiro de 1980, durante menos de dois anos, Soares Louro nem por isso deixou de transformar profundamente a empresa — no desenvolvimento da RTP2 como canal autónomo, na passagem do preto e branco à televisão a cores e no reequipamento técnico da empresa.
Farense por nascimento e opção clubística, casapiano, socialista e maçon, Soares Louro foi reconhecidamente um modelo de competência e dedicação na gestão da coisa pública, e também um homem sensível, solidário, com um apurado sentido de humor, amante das coisas boas da vida.
A Assembleia da República exprime o seu pesar pela morte de João Soares Louro, recorda o seu percurso humano e profissional e presta-lhe uma derradeira homenagem, dirigindo à sua família os mais sentidos pêsames.

Assembleia da República, 28 de Março de 2007.
Os Deputados: Alberto Arons de Carvalho (PS) — Luís Fazenda (BE) — Fernando Negrão (PSD) — Nuno Magalhães (CDS-PP) — Manuel Maria Carrilho (PS) — Helena Terra (PS) — Jorge Strecht (PS) — Ana Catarina Mendonça Mendes (PS).

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×