O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

25 | II Série B - Número: 070 | 20 de Fevereiro de 2009

Assunto: Medidas de apoio à indústria da madeira e do mobiliário Destinatário: Ministério da Economia e da Inovação Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República Os Deputados do PCP eleitos no distrito do Porto efectuaram uma abordagem política a alguns dos problemas que atectam a indústria da madeira, que, como é sabido, tem especial importância económica e social nos concelhos de Paços de Ferreira e Paredes. Foram realizadas diversas reuniões e contactos, mormente com a Direcção dos Trabalhadores da Construção, Madeiras, Mármores, Pedreiras, Cerâmica e Materiais de Construção do Norte (STCMMPCMCN) e com a Direcção Executiva da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, entidades que, como parceiros sociais e actores relevantes, desempenham um papel incontornável neste sector de actividade económica.
Segundo informações que nos forma disponibilizadas, cerca de dois terços das empresas da indústria e comércio da madeira e do mobiliário estão situadas nos concelhos de Paredes e de Paços de Ferreira, com uma produção que se destina, em cerca de 60% para a exportação, em especial para a Espanha e França.
Actualmente, e com o agravar de uma situação económica e financeira muito problemática, o mercado exportador tem sofrido uma forte retracção da parte daqueles dois principais destinos, existindo uma necessidade vital de procurar diversificar os mercados para que a indústria nacional da madeira não venha a sofrer um declínio com consequências potenciais muito graves no plano económico e social. Esta urgente diversificação depende muito da capacidade de promover os produtos da indústria do mobiliário nacional noutros mercados, objectivo para o qual é possível, desejável e necessária uma participação muito mais eficaz e específica do Governo. O apoio ao marketing à promoção externa, em especial a diversificação de mercados, em síntese, o apoio à internacionalização para além dos habituais mercados espanhol e francês reveste importância prioritária para a indústria portuguesa do mobiliário, designadamente para a que se situa nos concelhos de Paços de Ferreira e de Paredes.
Os meios disponibilizados pelo QREN para este objectivo e sector são reconhecidamente insuficientes, razão pela qual, na actual conjuntura, se torna imprescindível um reforço dos meios previstos no «quadro comunitário de apoio» para suporte à internacionalização e diversificação de mercados do sector industrial ι

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 1262/X (4.ª)

Páginas Relacionadas