O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

25 | II Série B - Número: 078 | 5 de Março de 2009

Assunto: Aprovação de um cluster para a vitivinicultura duriense pelo Ministro da Economia e da Inovação, centrada na ADVID Destinatário: Ministério da Economia e Inovação Ex.mo Presidente da Assembleia da República Notícias recentes informam que o Ministério da Economia e Inovação aprovou a candidatura da ADVID, Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, ao reconhecimento de um cluster regional na área da vinha e do vinho. Tal iniciativa irá contar, segundo as noticias com diversas entidades, nomeadamente o IVDP e a Direcção Regional de Agricultura do Norte, estruturas públicas dependentes do Ministerio da Agricultura.
Quem se afastou do projecto da ADVID foi a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD}, que tinha em desenvolvimento a criação de um parque tecnológico em Vila Real, onde se previa a instalação de um Centro de Excelência da Vinha e do Vinho coordenado pela UTAD.
Esta Universidade, que tem o único curso superior do País de enologia, questiona legitimamente a aprovação da candidatura da ADVID, que cavalga os objectivos do Centro de Excelência da UTAD, duplicando projectos e investimentos.
A aprovação da candidatura da ADVID pelo Ministério da Economia levanta fundadas interrogações. A ADVID é uma estrutura criada e dirigida desde a sua fundação pelas principais empresas exportadoras de Vinho do Porto para a defesa dos seus interesses na Região Demarcada. A entrega, na prática, da orientação e gestão do pólo tecnológico da fileira da vinha e vinho, com a aprovação da respectiva candidatura e a participação do IVDP e da DRAN, marginalizando a estrutura que na região poderia garantir algum equilíbrio entre os diversos actores económicos e sociais, a UTAD, às empresas exportadoras assume particular gravidade.

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 1347 /X (4.ª)