O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 | II Série B - Número: 078 | 5 de Março de 2009

Assunto: Estado de conservação da Ponte do Prado sobre o Cavado, Braga/Vila Verde Destinatário: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República A Ponte do Prado, que liga a freguesia Merelim, S. Paio do concelho de Braga à Vila do Prado do concelho de Vila Verde na travessia do Rio Cávado, construída em 1617, é monumento nacional desde 1910 e integra a EN 201. Apesar de algumas obras realizadas há anos e do alívio de tráfego automóvel permitida pela via rápida a montante, apresenta sérios sinais de degradação e riscos para a segurança de transeuntes e veículos e uma iluminação muito insuficiente. É particularmente visível a destruição dos «pilaretes» luminosos que no tabuleiro da ponte assinalavam o canal destinado aos veículos automóveis, cujos «restos» constituem riscos para o trânsito, verificando-se igualmente algumas fendas, inclusive no pequeno varandim central, onde se encontram dois brasões no espaldar dos bancos, comemorativos da construção.
Depois de moção aprovada na Assembleia Municipal de Vila Verde sobre o mau estado da ponte, recentemente os presidentes das juntas de freguesias ligadas pela ponte vieram a público criticando a falta de obras de conservação e reclamando a urgência da sua realização, nomeadamente reparando o estado do tabuleiro («uma vergonha») e instalando uma «iluminação condigna».
A visita realizada no dia 24 de Fevereiro por uma delegação da CDU permitiu confirmar os problemas referidos e a urgência das obras de conservação.

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 1348/X (4.ª)