O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

71 | II Série B - Número: 180 | 5 de Agosto de 2009

3) A esse título, foram convidadas as mais prestigiadas instituições culturais nacionais (Fundação de Serralves, Museu Colecção Berardo, Fundação Calouste Gulbenkian/Centro de Arte Moderna, BES Photo, Centro de Arte Fotográfica, Culturgest), para apresentação, com plena liberdade criativa e de selecção de peças, um conjunto de exposições de alto nível internacional.

4) Dessa forma, não apenas têm sido expostas obras de artistas portugueses mas também de outras nacionalidades, caracterizando o carácter cosmopolita da região e dos turistas que a frequentam, como o prestígio das instituições promotoras tem somado valor ao produto turístico regional.

5) Em reforço dessa orientação, optou-se, em 2009, por designar uma coordenadora específica do programa de Arte Contemporânea do Allgarve, por escolher para essa função Guta Moura Guedes, responsável da Experimenta Design e por dotar essa secção do Allgarve de uma designação própria — Art Algarve.

6) Em acréscimo, é de lembrar que foram escolhidos e recuperados muitos locais de exposição anteriormente deteriorados ou fora de uso, foi feita uma cuidadosa distribuição territorial dos vários eventos e exposições e foi dado um especial cuidado à divulgação de locais patrimoniais (igrejas, museus, fortes), icónicos (fábricas desactivadas, mina de sal gema) e diversificados (incluindo não apenas a costa mas também localidades mais no interior).

7) Todo esse produto cultural inovador e qualificado foi a base para uma importante campanha de divulgação e promoção nacional e internacional da região algarvia, sendo hoje o Allgarve uma referência incontornável da região mais a sul do nosso país.