O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1 DE ABRIL DE 2021

11

PROJETO DE VOTO N.º 523/XIV/2.ª DE CONGRATULAÇÃO PELA ATRIBUIÇÃO DO «GLOBAL TEACHER AWARD 2020» AO DOCENTE

JOSÉ JORGE TEIXEIRA

José Jorge Teixeira, venceu a 3.ª edição do «Global Teacher Award 2020 & Teacher Inspirator Week», um concurso mundial que premeia a excelência no ensino e a sua contribuição para a construção da sociedade, com base num ensino inspirador, tendo sido o primeiro docente português a vencer uma edição deste concurso.

O professor venceu esta edição com a apresentação de um trabalho prático experimental, adaptado ao contexto pandémico, que realizou com a colaboração dos alunos do 10.º ano de escolaridade, recorrendo a calculadoras gráficas e Micro Bit, um computador de placa única utilizado para o ensino de conceitos básicos de computação e programação de computadores. Foi distinguido como sendo um dos professores que se destacam pela excelência e eficácia do seu ensino, no envolvimento com a comunidade e ainda no desenvolvimento de programas educacionais.

José Jorge da Silva Teixeira nasceu a 7 de maio de 1969, em Chaves, onde também é professor de Físico-Química, no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins. É licenciado em Engenharia (ramo de Ciência dos Materiais) e em Física (ramo de Formação Educacional) pela Universidade de Coimbra e mestre em Física (Área de Especialização em Ensino) pela Universidade do Minho e colabora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no Departamento da Didática da Ciência e Tecnologias.

Fundou em 2006, na Escola Secundária Fernão de Magalhães, na cidade de Chaves, o «Clube do Ensino Experimental das Ciências» (CEEC), com o intuito de conciliar o ensino formal com o não formal e proporcionar o ensino experimental aos seus alunos, visando a aproximação da ciência aprendida na escola à comunidade e melhorar os conhecimentos e competências experimentais dos alunos. Colabora com o projeto «Física e Química Experimental para os + pequenos» desde a sua criação, em 2015.

Ao longo do seu percurso profissional tem desafiado a cultura de que o processo de ensino/aprendizagem não deve ir além daquilo que está estritamente estabelecido no programa oficial, que, nalguns casos, está muito centrado na memorização de técnicas de exercícios, como fórmula de sucesso nas avaliações internas e externas. A sua metodologia de ensino baseia-se na articulação do ensino das ciências experimentais, com base no desenvolvimento de projetos e atividades ilustrativas, com os temas dos programas oficiais de Física e Química. A sua estratégia metodológica levou a um envolvimento significativo dos estudantes em atividades do CEEC com um impacto muito positivo no desempenho escolar dos estudantes participantes.

Ao longo da sua carreira publicou vários artigos no âmbito do ensino experimental das ciências e obteve vários prémios e distinções. Em 2018 foi considerado o melhor professor de Portugal ao ser distinguido com o «Global Teacher Prize», em 2019 integrou a lista dos 50 melhores professores do mundo e já foi agraciado pelo Município de Chavescom a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata.

A partir das parcerias estabelecidas e dos prémios obtidos com o CEEC fundou, em 2019, um Centro de Recursos de Atividades Laboratoriais Móveis, que tem por finalidades promover a inclusão, a flexibilização curricular e o acesso a recursos experimentais. A abordagem que utiliza encoraja os alunos a «aprender, pensar, agir», a discutir as suas ideias, aplicando técnicas do ensino formal e não formal, para que apresentem produtos finais à comunidade.

Assim, a Assembleia da República congratula-se com a atribuição do prémio «Global Teacher Award 2020» ao professor José Jorge Teixeira, que considera demonstrativo da competência, da qualidade, do profissionalismo e da capacidade de adaptação que os docentes portugueses demonstram e espera que o seu contributo inestimável no ensino da ciência, a sua perseverança, criatividade e competência constituam um estímulo para que a ciência ultrapasse as barreiras da sala de aula e interaja com a comunidade.

Palácio de São Bento, 23 de março de 2021.

O Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, Firmino Marques.

Outros subscritores: Sara Madruga da Costa (PSD) — Francisco Rocha (PS) — Alexandre Quintanilha (PS).

———