O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE JUNHO DE 2023

7

PROJETO DE VOTO N.º 379/XV/1.ª

DE PESAR POR MANUEL DO LAÇO, FAMOSO ADEPTO DO BOAVISTA

No passado dia 18 de junho, faleceu Manuel do Laço, mítico adepto do Boavista Futebol Clube. O famoso «boavisteiro» e figura icónica, histórica e carismática não só do Boavista, mas do futebol nacional

era conhecido pelo seu famoso laço e por se vestir dos pés à cabeça com as cores preta e branca, sempre «axadrezado».

Nascido a 27 de agosto de 1947, afirmava que desde logo se tornou boavisteiro, tal como a sua mãe pelo que para ele fora o natural.

Aos 4/5 anos de idade já usava o seu característico laço e eram já constantes as fugidas para o Bessa onde ajudava o clube em tudo o fosse preciso, desde levar equipamentos para os jogadores até ao marcar do campo.

Católico confesso e uma das pessoas mais conhecidas da cidade do Porto, cuja bondade e paz que transmitia não deixavam ninguém indiferente, foi emigrante nos Estados Unidos da América, mas tinha um só grande amor, o Boavista.

Jurou que se o Boavista fosse campeão nunca mais tiraria a roupa preta e branca, e assim foi, após a conquista do campeonato em 2000/2001, Manuel do Laço passou vestir-se sempre da mesma maneira, dizia que era para se recordar de um dos dias mais felizes da sua vida.

Com cerca de 40 laços diferentes, sua imagem de marca, passou também por momentos muito difíceis nomeadamente em 2008 quando o Boavista desceu de divisão e quase acabou. Foram várias a noites sem dormir tendo inclusivamente realizado uma greve de fome em frente à sede da Liga. Foram os dias mais difíceis da sua vida e que reiteradamente desejava que não se voltassem a repetir.

Manuel do Laço é o exemplo de amor ao clube, ao desporto e sobretudo, um exemplo para as gerações futuras de adeptos.

Assim pelo exposto, reunida em sessão plenária, a Assembleia da Républica manifesta o seu pesar pelo falecimento de Manuel do Laço, o exemplo de adepto e de dedicação ao seu Boavista e transmite as mais profundas condolências aos seus familiares, amigos e família axadrezada.

Palácio de São Bento, 20 de junho de 2023.

Os Deputados do CH: André Ventura — Bruno Nunes — Diogo Pacheco de Amorim — Filipe Melo — Gabriel Mithá Ribeiro — Jorge Galveias — Pedro dos Santos Frazão — Pedro Pessanha — Pedro Pinto — Rita Matias — Rui Afonso — Rui Paulo Sousa.

———

PROJETO DE VOTO N.º 380/XV/1.ª

DE SAUDAÇÃO PELO DIA NACIONAL DA LIBERDADE RELIGIOSA E DO DIÁLOGO INTER-

RELIGIOSO

Neste dia 22 de junho celebra-se o Dia Nacional da Liberdade e do Diálogo Inter-religioso, uma efeméride

instituída pela Resolução da Assembleia da República n.º 86-A/2019. Esta resolução foi aprovada por unanimidade, refletindo o chão comum que partilhamos, enquanto comunidade, quanto a este tema, onde religião rima, cada vez mais, com liberdade e com diálogo. Um chão que faz de Portugal um dos países com maior liberdade religiosa no mundo.

O dia 22 de junho evoca a data da publicação, em 2001, da Lei da Liberdade Religiosa, a qual representou uma reforma fundamental no plano jurídico nacional.

Até essa data, além da Constituição, os dois diplomas fundamentais sobre a matéria – a Concordata de 1940 e a chamada Lei de Liberdade Religiosa de 1971 – denunciavam, como notava o projeto de lei que deu origem à lei de 2001, a marca do regime antidemocrático em que tinham sido concebidas. Deste modo, preconizavam

Páginas Relacionadas
Página 0008:
II SÉRIE-B — NÚMERO 90 8 um entendimento da liberdade religiosa e da
Pág.Página 8
Página 0009:
24 DE JUNHO DE 2023 9 — António Topa Gomes (PSD) — Artur Soveral Andrade (PSD) — Br
Pág.Página 9