O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 155

Sábado, 2 de Julho de 1994

II Série-C — Número 28

DIÁRIO

da Assembleia da República

VI LEGISLATURA

3.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1993-1994)

SUMÁRIO

Comissões:

Comissão de Assuntos Constitucionais. Direitos. Liberdades e Garantias:

V. Segurança interna.

Comissão de Agricultura e Mar.

Relatório de actividades da Comissão referente ao mês

de Maio de 1994........................................................... 156

Comissão de Petições:

Relatório de actividades da Comissão referente ao

l.°semestre da 3.' sessão legislativa da VI Legislatura 156

Mandato de Deputado:

Relatório e parecer da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias sobre substituição de Deputados do PSD e do PS........................................ 157

Declarações de renúncia ao mandato apresentadas pelo Deputado do PSD João Oliveira Martins e pelo Deputado do PS Marques da Silva........................................... 158

Segurança interna:

Relatório e parecer da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias sobre os relatórios anuais em matéria de segurança interna de 1991, 1992 e 1993(a).

Relatórios anuais em matéria de segurança interna de 1991. 1992 e 1993 (a).

(a) Vêm publicados em suplemento a este número.

Página 156

156

II SÉRIE-C — NÚMERO 28

Relatório de actividades da Comissão de Agricultura e Mar referente ao mês de Maio de 1994 (VI Legislatura — 3.B sessão legislativa).

Dando cumprimento ao estatuído no artigo I17.° do Regimento da Assembleia da República, a Comissão de Agricultura e Mar apresenta o relatório dos seus trabalhos no decurso do mês de Maio de 1994:

A — Reuniões efectuadas pela Comissão no período abrangido pelo presente relatório

a) Dia 4, com 21 presenças.

b) Dia 24, com 21 presenças.

B — Audiências

No dia 21, uma representação da Comissão, composta pelos Srs. Deputados Antunes da Silva (presidente), Lino de Carvalho (PCP), João Maçãs (PSD) e Luís Capoulas Santos (PS), recebeu, em audiência, uma delegação da Associação de Agricultores de Castelo Branco, tendo sido debatidos os prejuízos causados às culturas da região pelas «geadas negras» e chuvas tardias verificadas no passado mês de Abril.

C — Actividades no exterior

a) Entre 9 e 13, uma delegação da Comissão, composta pelos Srs. Deputados Antunes da Silva (presidente), Lino de Carvalho (PCP), Carlos Duarte (PSD), João Maçãs (PSD) e António Martinho (PS), deslocou-se a Paris e a Madrid, onde teve oportunidade de se reunir com diversas entidades públicas e privadas ligadas ao mundo rural, tendo sido abordados temas como a nova PAC, o GATT e as culturas mediterrânicas.

b) No dia 14, em representação da Comissão, os Srs. Deputados Vasco Miguel (PSD) e Eduardo Pereira da Silva (PSD) estiveram presentes nas I Jornadas Nacionais de Zonas de Caça Associativa.

Palácio de São Bento, 21 de Junho de 1994.— O Presidente da Comissão, Antunes da Silva.

Relatório de actividades da Comissão de Petições referente ao 1.9 semestre da 3.s sessão legislativa da VI Legislatura.

Nos termos do disposto no n.° 3 do artigo 21.° da Lei n.° 43/90, de 10 de Agosto, na redacção da Lei n.° 6/93, de 1 de Março, que regula e garante o exercício do direito de petição, vem a Comissão de Petições apresentar o relatório sobre o sentido essencial das petições recebidas e das medidas sobre elas tomadas:

1 — Reuniões

A Comissão de Petições efectuou 22 reuniões de 12 de Outubro de 1993 a 12 de Abril de 1994.

2 — Mesa da Comissão de Petições

Em 4 de Novembro de 1993, procedeu-se à eleição do presidente da Comissão de Petições, em substituição do

presidente cessante, Sr. Deputado Leonardo Ribeiro de Almeida, tendo sido eleito, nos termos regimentais, o Sr. Deputado Luís Pais de Sousa (PSD).

Em 27 de Janeiro de 1994 procedeu-se à eleição do secretário da mesa, lugar deixado vago pelo Sr. Deputado Rodrigues Marques, tendo sido eleito para o mesmo o Sr. Deputado António Barradas Leitão (PSD).

3 — Admissibilidade de petições

Foram admitidas 41 petições [refira-se que a petição n.° 239/VI/3.a (sargentos da Armada) engloba 460 petições com o mesmo objecto, mas subscritas por peticionários diferentes, pelo que se procedeu à respectiva apensação, atribuindo-se um único número por razões de economia processual, tendo 28 destas sido indeferidas, nos termos da lei; igual procedimento foi adoptado no caso das 99 petições subscritas por diversos professores com habilitação suficiente, que apresentavam identidade de objecto, pelo que se atribuiu a todas elas o n.° 244/V1/3.0] e indeferidas 3, ao abrigo do disposto nos artigos 9.° a 15.° (por não reunirem todos os requisitos formais e de tramitação exigidos pela lei) e do disposto nas alíneas b) e c) do n.° 1 do artigo 12.° da Lei n.° 43/90 (petições que tinham como objecto a reapreciação de decisões judiciais ou de casos já analisados pela Comissão de Petições).

4 — Aprovação de relatórios/pareceres intercalares

Foram aprovados 39 relatórios/pareceres intercalares, na sequência dos quais a Comissão de Petições solicitou informações às seguintes entidades:

Ministério da Saúde; Ministério da Defesa Nacional; Ministério da Administração Interna; Ministério da Educação;

Ministério do Planeamento e da Administração do

Território; Ministério das Finanças; Ministério da Justiça;

Ministério da Agricultura; Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações;

Ministério do Emprego e da Segurança Social;

Presidência do Conselho de Ministros;

Secretaria de Eslado da Administração Local;

Secretaria de Estado da Indústria;

Secretaria de Estado do Tesouro;

Secretaria de Estado do Turismo;

Secretaria de Estado da Modernização Administrativa;

Direcção-Geral da Administração Pública;

Direcção-Geral da Junta do Crédito Público;

Direcção-Geral da Administração Local;

Direcção-Geral das Contribuições e Impostos;

Direcção-Geral do Trabalho;

Direcção-Geral dos Mercados Agrícolas e da indústria Agro-Alimentar;

Inspecção-Geral do Trabalho;

Supremo Tribunal Administrativo;

CTT;

TELECOM;

Conselho de Administração da RTP; Conselho de Administração da AEP; Procuradoria-Geral da República; Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias;

Página 157

2 DE JULHO DE 1994

157

Comissão de Trabalho, Segurança Social e Família;

Comissão de Saúde;

Comissão de Agricultura e Mar;

Banco de Portugal;

Caixa Geral de Aposentações;

Caixa Geral de Depósitos;

Diversas câmaras municipais e juntas de freguesia; Conselhos directivos de escolas preparatórias e secundárias; Peticionantes.

S — Aprovação de relatórios/pareceres finais e resultado das medidas tomadas

Foram aprovados 46 relatórios finais, na sequência dos quais a Comissão de Petições concluiu o exame das mesmas, entre as quais 5 petições colectivas que foram remetidas a S. Ex.° o Sr. Presidente da Assembleia da República, para efeitos de agendamento da sua apreciação em Plenário, ao abrigo do disposto no n.° 2 do artigo 20.° da Lei de Exercício do Direito de Petição.

Ao abrigo do artigo 16.° e do n.° 2 do artigo 20." da Lei n.° 43/90, na redacção da Lei n.° 6/93, de 1 de Março, as mesmas petições foram remetidas às entidades que a seguir se discriminam:

Presidente da Assembleia da República;

Grupos parlamentares, Deputado do PSN e Deputados

independentes; Secretário-Geral da Assembleia da República; Ministro da Defesa Nacional; Ministro das Finanças; Ministro da Administração Interna; Ministra da Educação;

Ministro do Emprego e da Segurança Social; Ministro da Agricultura; Ministro do Comércio e Turismo; Ministra do Ambiente e Recursos Naturais; Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e

Cooperação; Conselho de administração da TAP; Autarquias do concelho de Murça; Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Sintra; Comissão Eventual para a Reforma das Leis Eleitorais.

6 — Distribuição de petições pelos Deputados relatores

Nas reuniões dos dias 12 e 19 de Outubro e 4 de Novembro de 1993 e 27 de Janeiro e 12 de Abril de 1994, a Comissão de Petições distribuiu um total de 108 petições.

7 — Audiências

Em 19 de Outubro de 1993, uma delegação da Comissão, composta pelos Srs. Deputados António Barradas Leitão (PSD), Teresa Santa Clara Gomes (PS), José Reis (PS) e João Corregedor da Fonseca (Indep.), reuniu com os subscritores da petição n.° 85/VI/l.a (navio Bolama).

Em 3 de Fevereiro de 1994, uma delegação da Comissão, composta pelos Srs. Deputados António Barradas Leitão (PSD), José Reis (PS) e José Manuel Maia (PCP), reuniu com os subscritores da petição n.° 235/V/4." (Antas da Cunha, Petróleos, S. A.), que compareceram acompanhados do respectivo advogado.

Em 6 de de Abril de 1994, a Comissão recebeu em audiência uma delegação dos presidentes das Comissões Especializadas da Assembleia da República Democrática de São Tomé e Príncipe, a qual incluia o presidente da respectiva Comissão Parlamentar de Petições.

8 — Deliberações da Comissão

A Comissão aprovou o seu regulamento, dando cumprimento ao disposto no artigo 115.° do Regimento da Assembleia da República.

A Comissão de Petições deliberou envidar esforços no sentido de dignificar o tratamento dado às petições colectivas que devam subir a Plenário, designadamente instruindo estas com todos os elementos pertinentes para a respectiva apreciação.

No seguimento desta orientação, a Comissão de Petições deliberou diligenciar para que, até ao fim da presente sessão legislativa ou início da próxima, sejam propostas alterações à Lei de Exercício do Direito de Petição que possibilitem benfeitorias a nível da apreciação das petições colectivas e, eventualmente, tornar tais alterações extensíveis a outros preceitos normativos, nomeadamente aos que se referem ao indeferimento liminar e à admissibilidade de petições.

9 — Apreciação de petições em Plenário

Neste semestre foram objecto de apreciação e discussão em Plenário 50 petições, algumas das quais ainda ao abrigo do disposto no artigo 18.° da Lei n.° 43/90 na sua primitiva redacção, que permitia o agendamento de petições subscritas por 1000 cidadãos.

Palácio de São Bento, 23 de Junho de 1994.— O Presidente da Comissão, Luís Pais de Sousa.

Relatório e parecer da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

1 — Na reunião da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias realizada no dia 30 de Junho de 1994, pelas 14 horas e 30 minutos, foram observadas as seguintes substituições de Deputados:

Nos termos do artigo 7.°, n.° 1, do Estatuto dos Deputados (Lei n.° 7/93, de 1 de Março):

Solicitada pelo Grupo Parlamentar do Partido Social-Democrata (PSD):

João Maria Leitão de Oliveira Martins (círculo

eleitoral de Braga) por José António Peixoto Lima, a partir de 30 de Junho corrente;

Página 158

158

II SÉRIE-C — NÚMERO 28

Solicitada pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS):

António Ribeiro Marques da Silva (círculo eleitoral da Madeira) por Luís Filipe Marques Amado, com início em 1 de Julho próximo, inclusive.

2 — Analisados os documentos pertinentes de que a Comissão dispunha, verificou-se que os substitutos indicados são realmente os candidatos não eleitos que devem ser chamados ao exercício de funções, considerando a ordem de precedência das respectivas listas eleitorais apresentadas a sufrágio pelos aludidos partidos nos concernentes círculos eleitorais.

3 — Foram observados os preceitos regimentais e legais aplicáveis.

4 — Finalmente, a Comissão entende proferir o seguinte parecer:

As substituições em causa são de admitir, uma vez que se encontram verificados os requisitos legais.

Palácio de São Bento, 30 de Junho de 1994. — A Comissão: Odete Santos, secretário — Cipriano Martins (PSD) — Correia Afonso (PSD) — Fernando Amaral (PSD) — Fernando Condesso (PSD) — João Salgado (PSD) — Braga de Macedo (PSD) — José Puig (PSD) — Luís Pais Sousa (PSD) — Correia de Jesus (PSD) — Margarida Silva Pereira (PSD) — Rui Machete (PSD) — Arons de Carvalho (PS) — Alberto Costa (PS) — Oliveira e Silva (PS) — Gustavo Pimenta (PS) — José Magalhães (PS) — Luís Amado (PS) — Maria Julieta Sampaio (PS) — António Filipe (PCP).

Declaração de renúncia ao mandato

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República:

Eu, abaixo assinado, João Maria Leitão de Oliveira Martins, Deputado do Grupo Parlamentar do PSD, renuncia, por este meio, ao abrigo do n.° 1 do artigo 70.° da Lei n.° 7/93, de 1 de Março, a partir do próximo dia 30 de Junho, ao mandato de Deputado à Assembleia da República para que foi eleito no círculo de Braga nas últimas eleições legislativas.

Lisboa, 22 de Junho de 1994. — O Deputado do PSD, João Oliveira Martins.

Declaração de renúncia ao mandato

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República:

António Ribeiro Marques da Silva, tendo pedido a sua retoma do mandato como Deputado do Grupo Parlamentar do Partido Socialista a partir do dia 1 de Julho, vem, desta vez, apresentar a V. Ex.a a renúncia do seu mandato, pedindo desculpas pelas imprevistas alterações quanto às posições assumidas pelo signatário, que aproveita, todavia, o ensejo para apresentar respeitosos cumprimentos e protestos da maior consideração pessoal a V. Ex."

Funchal, 23 de Junho de 1994. — O Deputado do PS, Marques da Silva.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.

DIÁRIO

da Assembleia da República

Depósito legal n.° 8819/85

IMPRENSA NACÍONAL-CASA DA MOEDA, E. P.

1 —Preço de página para venda avulso, 7$00+IVA.

2 — Para os novos assinantes do Diário da Assembleia da República, o período da assinatura será compreendido de Janeiro a Dezembro de cada ano. Os números publicados em Outubro, Novembro e Dezembro do ano anterior que completam a legislatura serão adquiridos ao preço de capa.

PREÇO DESTE NÚMERO 29$00 (IVA INCLUÍDO 5%)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×