O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série C - Número: 028 | 3 de Maio de 2008


B

5 — Duas iniciativas do Parlamento português, tendo como ponto de partida os direitos humanos e a igualdade de oportunidades, que têm por objectivo a o diálogo intercultural e a promoção da integração:

— Uma relacionada com os descendentes de emigrantes, 2.ª e 3.ª gerações; — Outra, com a comunidade cigana.

6 — No que se refere às duas iniciativas, de destacar:

— A importância da clarificação das representações sociais relativos a estas comunidades; — A importância do envolvimento das respectivas comunidades nas abordagens a desenvolver; — A identificação dos instrumentos privilegiados como a educação, a mediação e a integração espacial.

7 — Mais especificamente no que se refere à comunidade cigana é necessária uma reflexão mais aprofundada — comunidade de portugueses que maioritariamente abandonam a escola, não participam no mercado de trabalho, dependem da segurança social, vivem nos arredores das comunidades, mantém práticas seculares que os impedem de interagir com a comunidade envolvente.

C

8— Concluindo: o diálogo é um factor de compreensão, de respeito, mas deverá ser mais proactivo. Como instrumento de integração, em nome dos direitos humanos e da igualdade de oportunidades, deve garantir que todos façamos parte, apesar da nossa diversidade e por causa da nossa diversidade, para que assim todos sejamos factor de paz e de desenvolvimento sustentado.

Ljubljana, Abril de 2008.
A Deputada do PS, Maria do Rosário Carneiro.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.