O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste referiu ainda que, fazendo uma análise da aplicação da democracia no país e da instalação das instituições, pode concluir que a «situação tem melhorado nos últimos 20 anos, mas há muito ainda por fazer».

Manifestou o seu orgulho pelo desenvolvimento da democracia no país, quando comparada com o resto da Ásia, uma vez que ocupam o 3º lugar no índice democrático, prova de que, segundo o PPNTL, «a democracia avançou melhor do que em outros países».

Registou algumas preocupações, como por exemplo na área da economia, pelo que sugeriu «fundar um banco de investimento da CPLP», esperando que os executivos venham a discutir a questão em sede própria e a aprovar a iniciativa.

Notou ainda que «Timor-Leste precisa de mais apoio dos Estados membros da CPLP, principalmente no que toca ao ensino da língua portuguesa no país», uma vez que a língua está consagrada na Constituição, mas é pouco usada no geral, como nos serviços públicos, e «desde a independência que a situação não mudou».

A Vice-Presidente da Assembleia da República agradeceu as mensagens de apoio que a AR recebeu e referiu que, há muitos anos, luta por uma maior participação da mulher na atividade política e que, tendo em conta a qualidade das intervenções das Deputadas, está certa de a mulher timorense vai desempenhar um papel relevante, não apenas a nível parlamentar, mas em todas as áreas, participando no desenvolvimento de Timor-Leste.

Referiu ainda que as questões suscitadas pelo Secretário-Geral serão transmitidas ao SGAR e que será dada toda a atenção aos desejos do PNTL, uma vez que «estamos empenhados em desenvolver a cooperação entre os dois Parlamentos.

O PPNTL, agradecendo a presença da delegação portuguesa, concluiu que é preciso «manter os laços de amizade e de cooperação» entre os dois Parlamentos.

A VPAR, no final do encontro, entregou uma oferta ao PPNTL e assinou o livro de honra do Parlamento Nacional de Timor-Leste.

Como referido, a delegação da Assembleia da República foi integrada no programa da visita do Presidente da República a Timor-Leste.

O Presidente da República chegou a Díli no dia 19 de maio da parte da manhã e o primeiro ato oficial da delegação foi uma deslocação ao Cemitério de Santa Cruz, onde se procedeu a uma homenagem às vítimas do massacre de Santa Cruz.

26 DE JULHO DE 2022______________________________________________________________________________________________________

5