O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Atendendo a que a anterior Presidente da Delegação grega, Marietta Giannakou, desempenhava funções como uma das cinco Vice-Presidentes da APNATO, foi proposto pelo· Bureau que o Presidente da Delegação grega, Livanos Spilios, desempenhasse essa função até às eleições para Vice-Presidentes a decorrer na Sessão Anual de Madrid, o que foi confirmado pela Comissão Permanente.

8. Consideração dos comentários do Secretário-Geral da NATO e Presidente do Conselhodo Atlântico Norte sobre as Recomendações de Política Geral adotadas em 2021 pelaAssembleia Parlamentar.

9. Atividades da Assembleia em 2022 - Atualização das Prioridades da PresidênciaO Presidente da APNATO realçou cinco prioridades para as atividades futuras daAssembleia Parlamentar, em resposta à invasão russa da Ucrânia, considerando que aAssembleia deve continuar a demonstrar o seu apoio à Ucrânia através de declarações ereuniÕE�s regulares com membros do Parlamento ucraniano; que os membros devemcontinuar a desenvolver os esforços possíveis para mobilizar apoio para a Ucrânia nos seusparlamentos e governos; que a APNATO deve assegurar que todos os órgãos da Assembleiaadotam uma abordagem coordenada; que a Assembleia se deve preparar para apoiar aUcrânia; e que a Assembleia deve começar o processo de avaliação das implicações a longoprazo da guerra na avaliação de risco, capacidades, perspetivas de adesão e parcerias daAliança.

A Secretária-Geral da APNATO, Ruxandra Popa, apresentou o conjunto .de atividades e

temas em 2022, salientando serem as duas principais prioridades o contributo para o Conceito Estratégico e a resposta à guerra da Rússia na Ucrânia. Salientou que outros tópicos prioritários da APNATO são a adaptação da NATO, as lições aprendidas do envolvimento da NATO no Afeganistão, a avaliação das parcerias da NATO e o importante papel e contributo das mulheres para a paz e a segurança.

10. Revisão da Consideração do Género pela APNATO em 2021.

A Secretária-Geral, Ruxandra Popa, apresentou o Relatório referente à revisão da Consideração do Género pela APNATO em 2021. Em 2017, foi desenvolvido um estudo que focou a integração da dimensão do género nas .políticas e atividades da APNATO e o balanço de género na organização. Desde 2017, o/a Secretária-Geral apresenta atualizações anuais sobre estes temas, de acordo com o mandato da Comissão Permanente. O relatório apresenta os progressos para a integração da dimensão de género no seu trabalho em 2021 e o progresso para um balanço de género mais representativo na Assembleia, sendo referido que existiu um progresso consistente para um balanço mais representativo a nível de género nos últimos anos, ainda que os dados existentes para 2021-2022 indiquem que neste momento deverá ter sido atingido um planalto. Ainda que a repre�entação das mulheres a nível de membros e de participantes nas sessões da APNATO esteja situada em cerca de 18% e 25%, respetivamente, existe uma maior

II SÉRIE-D — NÚMERO 46 _____________________________________________________________________________________________________________

4