O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

política económica para a generalidade das economias avançadas, e em particular para os Estados Unidos e para o Japão – ver Gráfico I.5. De facto, em 2009 a taxa de inflação (Índice de Preços no Consumidor) foi de -0,3% nos Estados Unidos, de 0,3% na área do euro e de -1,4% no Japão. Gráfico I.5 – Taxas de inflação (IPC)

Fonte: FMI, World Economic Outlook, Outubro 2010.

1.1.3 – Os mercados accionistas e cambial Depois de enormes perdas em 2008, em 2009 os mercados accionistas de todo o mundo iniciaram a recuperação, tendo os principais índices bolsistas da área do euro, dos Estados Unidos e do Reino Unido aumentado, em 2009, 33%, 35% e 30%, respectivamente. Esta recuperação dos mercados accionistas, que seguiu um padrão semelhante em Portugal, embora ainda longe de repor as perdas verificadas em 2008, contribuiu para sedimentar as perspectivas de recuperação da economia mundial e daqueles espaços económicos em particular. Neste período, também as taxas de câmbio acompanharam as oscilações da situação económica.
Assim, no último trimestre de 2008 e no início de 2009, quando a crise financeira afectava toda a economia mundial, os investidores, por motivos de segurança, dirigiram os seus investimentos para activos americanos, o que motivou uma forte valorização do dólar face ao euro. No entanto, com a melhoria das condições económicas e o surgimento de perspectivas de recuperação na área do euro, a partir do segundo trimestre de 2009 o euro apreciou-se face à moeda americana, aproximando-se dos níveis máximos atingidos em 2008. Com efeito, entre Março e Outubro o euro apreciou-se cerca de 20% face ao dólar. A recuperação da moeda europeia, que coincidiu com a recuperação dos mercados financeiros, permitiu eliminar parcialmente os efeitos do aumento do preço do barril do petróleo, dado este ser cotado em dólares. - 4
- 2
0
2
4
6
8
10
12
14
16
18
E
c
o
n
o
m
ia
s a
v
a
n
ç
a
d
a
s
U
n
i
ã
o E
u
r
o
p
e
i
a
Á
r
e
a d
o e
u
r
o
E
U
A
J
a
p
ã
o
N
o
v
a
s e
c
o
n
o
m
i
a
s i
n
d
u
s
t
r
ia
li
z
a
d
a
s d
a Á
s
i
a
E
c
o
n
o
m
ia
s e
m
e
r
g
e
n
t
e
s e e
m d
e
s
e
n
v
o
lv
im
e
n
t
o
E
u
r
o
p
a C
e
n
t
r
a
l e O
r
i
e
n
t
a
l
C
o
m
m
o
n
w
e
a
lth
R
ú
s
s
i
a
P
a
í
s
e
s A
s
i
á
t
i
c
o
s e
m d
e
s
e
n
v
o
l
v
im
e
n
t
o
C
h
i
n
a
Í
n
d
i
a
A
m
é
r
i
c
a L
a
t
i
n
a
B
r
a
s
i
l
M
é
d
i
o O
r
ie
n
t
e e Á
f
r
i
c
a d
o N
o
r
t
e
(
e
m p
e
r
c
e
n
t
a
g
e
m
)
2008
2009
14 DE JANEIRO DE 2011
____________________________________________________________________________________________________________
15


Consultar Diário Original