O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.° 56

EM 4 DE DEZEMBRO DE 1906

Presidencia do Exmo. Sr. Conselheiro Augusto José da Cunha

Secretarios — os Dignos Pares

Luiz de Mello Bandeira Coelho
José Vaz Correia Seabra de Lacerda

SUMMARIO.— Leitura e approvação da acta.— Expediente.— O Digno Par Sr. Mello e Sousa em para a mesa o parecer que incidiu no projecto que augmenta os soldos dos officiaes do exercito. Foi a imprimir.— O Digno Par Sr. José de Azevedo Castello Branco insiste na necessidade de dirigir algumas perguntas ao Sr. Ministro da Marinha sobre a questão das pescarias, sendo certo que S. Exa. aqui tem vindo para acquiescer a esses desejos. O Sr. Presidente explica que dará a palavra ao Digno Par, quando a ordem da inseripção o permitia.— O Digno Par Sr. Teixeira de Sousa, a quem é dada a palavra, declara que de bom grado a cede a favor do Sr. José de Azevedo, mas este Digno Par reserva as suas perguntas para uma outra occasião em que o Sr. Ministro possa comparecer.— O Digno Par Sr. Teixeira de Sousa apresenta diversas considerações sobre assumptos coloniaes.

Ordem do dia — Continuação da discussão do projecto da resposta ao Discurso da Coroa. Usa da palavra o Digno Par Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros. — O Digno Par Sr. Luciano Monteiro requer que a sessão seja prorogada até se concluir a votação do projecto em ordem do dia. Este requerimento é approvado. — Discursa a proposito do assumpto em discussão o Digno Par Sr. José de Azevedo Castello Branco. Responde a algumas considerações do Digno Par, o Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros. — Usa da palavra o Digno Par Sr. Conde de Lagoaça.— Esgotada a inseripção é approvado o projecto, e rejeitada a moção apresentada pelo Digno Par Sr. Sebastião Baracho.— O Sr. Presidente nomeia a deputação que tem de apresentar a Sua Majestade El-Rei a resposta á Fala do Throno.— Em seguida diz que, accedendo a um pedido que particularmente lhe foi feito pelo Digno Par Sr. José de Alpoim, pediu ao chefe do Governo que se digne comparecer á sessão seguinte, a fim d'este dar explicações acêrca dos acontecimentos do Porto.— O Digno Par Sr. José de Azevedo, sem querer prejudicar o Digno Par Sr. José de Alpoim, pretende tambem na sessão seguinte, se houver tempo, tratar da questão das pescarias.— O Digno Par Sr. Almeida Garrett annuncia que deseja versar, em uma das sessões seguintes, assumptos respeitantes ao districto de Castello Branco.— Encerra-se a sessão, e designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Pelas 2 horas e 35 minutos da tarde o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Feita a chamada, verificou-se estarem presentes 38 Dignos Pares.

Foi lida, e approvada sem discussão, a acta da sessão anterior.

Em seguida deu-se conta do seguinte expediente:

Officio da Exma. Srª. D. Maria José de Azevedo Coutinho, agradecendo a manifestação da Camara por occasião do fallecimento de seu esposo, o antigo Par electivo D. Miguel Pereira Coutinho.

Para o archivo.

O Sr. Mello e Sousa: — Por parte da commissão de fazenda, mando para a mesa o parecer sobre o projecto relativo ao augmento de soldo aos officiaes do exercito.

Foi a imprimir.

O Sr. José de Azevedo Castello Branco: — Sr. Presidente: ha tempos solicitei a presença do Sr. Ministro da Marinha, para lhe dirigir algumas perguntas sobre a questão das pescarias. S. Exa., desde então, tem comparecido sempre n'esta Camara, mas eu ainda não consegui usar da palavra.

Peço, portanto, a V. Exa. que tenha dó do Sr. Ministro, evitando que elle se veja na necessidade de comparecer aqui todos os dias.

O Sr. Presidente: — Eu só poderei dar a palavra ao Digno Par o Sr. José de Azevedo, se os outros Dignos Pares inscriptos anteriormente lh'o consentirem.

O Sr. Teixeira de Sousa: — Pela minha parte, cedo a palavra, com muita satisfação, a favor do Digno Par Sr. José de Azevedo.

O Sr. José de Azevedo: — Eu não quero de modo nenhum preterir os meus collegas, e visto que estão muitos Dignos Pares inscriptos, e eu tambem estou com um ataque de grippet se o Sr. Ministro da Marinha quiser, trataremos d'este assumpto n'outra sessão.

O Sr. Ministro da Marinha (Ayres de Ornellas): — Estou perfeitamente de accordo.

O Sr. Presidente: — Tem então a palavra o Digno Par o Sr. Teixeira de Sousa.

O Sr. Teixeira de Sousa: — Visto estar presente o Sr. Ministro da Marinha, aproveita o ensejo para se referir a um assumpto que reputa da mais alta importancia.

O Governo actual, por varias vezes, tem affirmado olhar com especial attenção tudo quanto interessa á economia do paiz, á Fazenda Publica e ás colonias; todavia, a sua obra, a esse respeito, pode considerar-se nulla.

No que se refere á administração colonial, não só cousa alguma se tem melhorado, como até se tem prejudicado o que já havia feito.