O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA

PORTUGUESA

DIÁRIO DO SENADO

SESSA.O :N-.° BS

EM 18 DE MAIO DE 1926

Presidência do Ex,mo Sr, António Xayier Correia Barreto

Laís Inocência Ramos Pereira

Secretários os Ex,mos Srs,

Joaquim Correia de Almeida Leitão

Sumário. — A sessão abre às 15 horas e 25 minutos, com 30 Srs. Senadores presentes. Aprova--se a acta e dá-se conta do expediente.

Antes da ordem do dia. — O Sr. Fernando de Sousa protesta f.ontra factos ocorridos em Mação, por motivos religiosos, e comenta que nos contratos, por motivo de reparações, publicados no aDiário do Governo, não se diga o objecto doa mesmos contratos. Responde o Sr. Ministro da Guerra.

O Sr. Vasco Marques propõe um voto de senti-mento pela morte do antigo Deputado Sr. Hef-mano de Medeiros. Associam-se os Srs. Costa Júnior, Caldeira Queiroz, Azevedo Coutinho, Lima Duque, Martins Ferreira e Ministro da Guerra, sendo o voto proposto aprovado.

O Sr. Júlio Ribeiro requere nota dos tabacos existentes nas alfândegas.

Entra em discussão a proposta de lei n.° 109, que abre um crédito de 500.000$ para socorrer as vítimas da catástrofe que assolou o distrito da Horta. É aprovada.

Ordem do dia. — Entra em discussão o orçamento do Ministério da Guerra. Falam os Srs. Álvaro de Mendonça, Roberto Baptista, Vasco Marques, D. Tomás de Vilhena e Mendes dos Seis.

Antes de se encerrar a sessão.— Os Srs. Alves de Oliveira, Medeiros Franco, Alvares Cabral, Vicente Ramos, Henrique Brás e Herculano Galhardo referem-se com palavras de saudade à morte do antigo Deputado Sr. Hermano de Medeiros, associando-se à homenagem que a Câmara lhe prestou.

Abertura da sessão às lô horas e 25 minutos.

Presentes à chamada 30 Srs. Senado-

Entraram durante a sessão 23 Srs, Senadores.

Faltaram 17 Srs, Senadores.

Srs. Senadores presentes à abertura • da sessão:

Álvaro António Bulhão Pato. António da Costa Godinho do Amaral. António Maria da Silva Barreto. António Martins Ferreira. António Xavier Correia Barreto. Artur Augusto da Costa. Artur Octávio do Rego Chagas. Augusto Casimiro Alves Monteiro. Constantino José dos Santos. Ernesto Júlio Navarro. Francisco José Pereira. Henrique José Caldeira de Queiroz. Herculano Jorge Galhardo. João António de Azevedo Coutinho Fragoso de Siqueira.

João Augusto de Freitas. João Catanho de Meneses. Joaquim Correia de Almeida Leitão. Joaquim Pereira Gil de Matos. José António da Costa Júnior. José Fernando de Sousa. José Joaquim Fernandes de Almeida. José Joaquim Fernandes Pontes. José Machado Serpa. José Mendes dos Reis. . José Varela. Júlio Dantas.