O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0024 | I Série - Número 003 | 22 de Setembro de 2006

 

Aplausos do PS.

… isto é, nos factores de infra-estruturação do território e nos factores de inovação, no conhecimento, na qualificação e na tecnologia.
O resto é apenas o pequeno problema da má relação do PSD com as suas próprias previsões económicas e orçamentais.

O Sr. José Junqueiro (PS): - Bem lembrado!

O Orador: - Mas este não é um problema do País, é um problema do PSD.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Sr.as e Srs. Deputados, concluído o debate da proposta de lei n.º 74/X, vamos dar início ao período regimental de votações.
Vamos proceder à verificação do quórum, utilizando para o efeito os novos cartões electrónicos distribuído com instruções adequadas. Como sabem, caso sejam registadas dificuldades neste processo, elas deverão ser assinaladas à Mesa para que as presenças possam ser marcadas através da assinatura na folha de presenças que se encontra no serviço de apoio ao Plenário.

Pausa.

Srs. Deputados, o quadro electrónico regista 192 presenças, havendo mais 4 Srs. Deputados que assinalaram a sua presença, o que perfaz um total de 196, pelo que temos quórum para proceder às votações.
Vamos proceder à leitura e votação de alguns votos de pesar.
Peço à Sr.ª Secretária que proceda à leitura do voto n.º 65/X - De pesar pelo falecimento da ex-Deputada Teresa Ambrósio (PS).

A Sr.ª Secretária (Rosa Maria Albernaz): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, o voto é do seguinte teor:

A morte da Professora Maria Teresa Vieira Bastos Ramos Ambrósio constituiu uma grande perda para todos nós.
Mulher de estudo e de conhecimento, Teresa Ambrósio distinguiu-se como investigadora e professora na área das Ciências da Educação e da Sociologia. Licenciada em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Lisboa (1959), Mestre em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade de Grenoble (1975), Doutora em Ciências da Educação pelas Universidades de Lisboa e de Tours (1986), foi Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde criou a Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento, coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação e também Professora Agrégée da Universidade de Tours - François Rabelais. Na qualidade de coordenadora de painéis na área das Ciências da Educação e da Psicologia, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi avaliadora de unidades, projectos e bolsas de investigação. Da sua produção de investigação e de reflexão científicas serão de destacar, entre muitos outros títulos, as obras Reinventar o Pensamento Educativo (1998) e Qualificação de Recursos Humanos e Valorização Humana (2003).
Mulher de causas e de actuação política, Teresa Ambrósio foi Deputada na primeira Assembleia Municipal de Lisboa, pelo Partido Socialista (1977-1979), e Deputada da Assembleia da República, também pelo Partido Socialista (1976 e 1983), onde desempenhou os cargos de Presidente da Comissão Parlamentar da Condição Feminina, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista e Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Educação. Tendo tomado posições de destaque em causas de grande impacto social, Teresa Ambrósio ocupou um lugar de primeira linha nos debates que, em 1982 e 1983, tiveram lugar nesta Assembleia a propósito de vários projectos de lei relacionados com o planeamento familiar e a interrupção voluntária da gravidez, de que era defensora.
Mulher de acção e de intervenção social no espaço português e europeu, Teresa Ambrósio foi Presidente do Conselho Nacional da Educação (1996-2002) e, nesta qualidade, Presidente da Rede Europeia de Conselhos Nacionais de Educação (1997), membro do Conselho Executivo da Rede Europeia da Modelisation de la Complexité (desde 2003), consultora da Comunidade Europeia na área da educação e formação, participante em várias redes internacionais de formação de recursos humanos, mudança social e desenvolvimento e membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.
Mas é à grande causa da educação que o nome da Professora Teresa Ambrósio ficará ligado de um modo mais evidente. Defensora do valor pedagógico do saber multidisciplinar, Teresa Ambrósio acreditava num sistema educativo que pudesse "formar espíritos capazes de organizar os conhecimentos (…), de ensinar a condição humana a aprender a viver (…) e de criar uma escola de cidadania" - enfim, um sistema educativo

Páginas Relacionadas
Página 0030:
0030 | I Série - Número 003 | 22 de Setembro de 2006   Submetida à votação, f
Pág.Página 30