O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0052 | I Série - Número 005 | 28 de Setembro de 2006

 

O Orador: - O Sr. Deputado devia saber que essa conclusão é baseada em números da Primavera de 2005.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado sabe quem é que estava no governo na Primavera de 2005? Eram os senhores!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Não, não!

O Orador: - Sr. Deputado, sei que não gostam de o ouvir, mas aquele relatório tem apenas a informação que resulta da vossa governação! E sabe que mais, Sr. Deputado? Mais uma vez, não acredite em tudo o que vir nos jornais.
Nos jornais está uma outra notícia que é absolutamente manipulada. Trata-se de uma notícia que diz que a Comissão Europeia critica o Plano Tecnológico.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - A situação da inovação!

O Orador: - É falso! Trata-se de um relatório da Comissão Europeia - está aqui, Sr. Deputado, eu fui ler o relatório! - respeitante a 2004/2005, que diz que em 2004, aliás, no tempo do vosso governo, que nele é referido, Portugal tinha um problema de inovação. E mais: refere a esperança que tem no novo Plano Tecnológico. Este relatório foi feito antes do Plano Tecnológico!

Aplausos do PS.

O Sr. Deputado demonstrou apenas que não sabe nada do que está a falar e que não acertou uma!
Mas o pior é essa sua referência a Espanha. Sr. Deputado, um pouco mais de responsabilidade!… Referi "Espanha, Espanha, Espanha" porque Espanha é uma prioridade da nossa política externa. Sr. Deputado, não desvalorize aquele que é hoje um investimento muito significativo de empresas portuguesas em Espanha.
Se o Sr. Deputado fizesse o mínimo de estudo antes deste debate deveria ver o comportamento das exportações portuguesas para Espanha,…

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Eu falei do investimento!

O Orador: - …, que aumentaram muito significativamente. Quando falei em "Espanha, Espanha, Espanha" foi justamente para chamar a atenção dos agentes económicos portugueses para o mercado espanhol, que é uma economia que está a crescer com confiança e que, portanto, deve ser prioritário também para os empresários portugueses. O Sr. Deputado tem alguma coisa a dizer relativamente a isso?
Depois, o Sr. Deputado fala de investimentos espanhóis. Os investimentos espanhóis são absolutamente essenciais em Portugal e devemos estimá-los.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Pois são, é verdade!

O Orador: - Dois dos maiores investimentos…
Sr. Deputado, não encolha os ombros, que isto é da maior importância!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Por isso é que perguntei!

O Orador: - Como eu estava a dizer, dois dos maiores investimentos que vão ser feitos em Portugal, que vão, aliás, mudar a natureza do perfil da nossa indústria, são espanhóis. Por exemplo, a Repsol em Sines. A Repsol vai fazer uma nova petroquímica. O Presidente da Repsol veio a Portugal dizer "decidimos fazer uma nova petroquímica em Sines" e o senhor desvaloriza este investimento?!

Vozes do PS: - Isso é irresponsável!

O Orador: - Mas falo-lhe de outro investimento: o grupo espanhol La Seda anunciou, no sábado passado, que também quer fazer uma outra petroquímica em Sines.

O Sr. António Carlos Monteiro (CDS-PP): - O primeiro até o acordo já tinha assinado!

O Orador: - O Sr. Deputado pode não acreditar quando um presidente de um conselho de administração