O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[327]

uma felicitação do brigadeiro, Francisco Antonio Raposo, regressado do Rio de Janeiro, o qual se achava á porta da sala para protestar os seus respeitos e adhesão ao soberano Congresso: deu-se á felicitação a consideração do costume, e saiu o Sr. Secretario Thomaz de Equino a participalo assim ao dito brigadeiro.

Entrou em discussão o artigo 18.

O Sr. Puto Moniz: - Ao fim de cinco sessões com immenso disperdicio de tempo, e depois de 17 artigos de isenções, somos chegados áquelle que estabelece a regra geral. Ora nós vamos fazer um recrutamento provisional: já está dito que só se precisão 12 a 13 mil homens, para levar o exercito ao pé de 1814; e tambem já está dito que na classe dos moços de 18 a 19 annos temos 20 a 21 mil homens, e pouco mais ou menos um igual numero nas seguintes classes até aos 25 annos; e então não me conformo com o artigo, por isso que julgo desnecessario um prazo tão grande. Para que havemos de ir incommodar e assustar tantas familias sem necessidade? Para que havemos de ir dar alarma a 140 e tantos mil homens comprehendidos no prazo dos 7 annos desde 13 até 25, quando aliás desde os 18 até aos 21 ou 22 temos 60 ou 80 e tantos mil homens para escolher os 12 ou 13 mil que se precisão, ainda assim sobrão seis setimos para isenções? He necessario attender a que o recrutamento se faça com a maior possivel commodidade dos povos. Ainda ha outra rasão de conveniencia, e he, que se agora para um recrutamento provisional se lança mão de todas as classes comprehendidas no artigo, precisando depois outro maior quem he que havemos de ir buscar? Em consequencia proponho esta emenda, (leu) Fazendo-se a modificação da altura, não se poderá dizer que nestas classes ha poucos homem para o recrutamento; e eu tenho para mim que se um homem he robusto e bem construido, não deixará de ser bom soldado por ter menos mea pollegada de altura. Voto por tanto que se faça agora o recrutamento nestas classes sómente, porém comprehendendo aquelles que tiverem 57 e mea pollegadas de altura, na forma da emenda que proponho.

O Sr. Veiga Cabral: - Sr. Presidente, eu não me conformo com o illustre Preopinante; elle persuade-se que na idade de 18 até a idade de 21 annos, haverão não só os moços precisos para o recrutamento de que se trata, mas até muitos mais, e eu persuado-me que da idade de 18 até 25 annos não apparecerá o numero que agora se precisa: ha muitos dias, he preciso advertir que neste Congresso se não tem feito outra cousa que conceder isenções, já aos lavradores já ás viuvas etc. e já mesmo neste Congresso avançou um illustre Deputado de facto proprio que para o recrutamento de 600 homens que forão chamados apenas se apurárão 100 que não tivessem privilegio: e agora acontecerá o mesmo, e nunca se fará o recrutamento, porque será desta forma difficultoso encontrar os 12 ou 15$ homens de que se precisão para o completar: como nós sabemos que desde a idade de 16 annos até á de 28 ou 30 estão os homens com muito vigor e aptidão para o serviço do exercito, era do meu parecer ficassem sugeitos ao recrutamento todos os que se achassem nestas idades, de 16 até 28 annos e isto pelos muitos privilegios que subsistem ainda.

O Sr. Corrêa de Lacerda: - O illustre Preopinante o Sr. Pato Moniz falou debaixo da hypothese de que he preciso só fazer 12 mil recrutas; mas isto he um engano, para levarmos o exercito ao estado de paz em que estava no anão de 1814, he preciso pelo menos 25 mil homens. O parecer de que de 19 até 21 annos ha muita gente para pegar em armas he falso: o recrutar-se de 18 a 30 annos tambem não he conveniente, assusta muita gente. Acho por tanto que nas actuaes circumstancias devemos approvar o arbitrio da Commissão, por ser o mais rasoavel.

O Sr. Franzini: - A mim parece-me a discussão sobre este artigo um pouco intempestiva, em quanto não subscrevemos positivamente o numero de individuos que he preciso recrutar; porque as idades ou as classes que devem entrar em sorteamento hão de estar em proporção com este numero. He um principio reconhecido por todos, que nesta opperação se devem perturbar o menor numero possivel de homens. Nunca Napoleão cujos exercitos contavão um milhão de soldados exigiu outra idade que não fosse a de 20 ou de 21 annos, e só esta classe ficava sujeita ao sorteamento e as outras mui tranquillamente continuavão a cuidar em seus interesses e occupações, e não andavão povoações inteiras errantes: nos governos representativos já mais apparece um projecto de lei sobre recrutamentos sem se declarar o numero de homens que devem entrar em requisição: uma vez conhecido se deve restringir ao menor numero possivel, para não distrahir de seus trabalhos a massa geral da nação, nem assustar grande numero de individuos que não são necessarios, assim se fazia em França no tempo de Bonnaparte e depois da excelente lei da conscripção tornada odiosa pelo abuzo; por tanto he preciso imitar a nação Franceza a este respeito, e não devemos deixar ao arbitrio do Governo recrutar quantos homens quiser. Quando se trata de estabelecer impostos pecuniarios, exige-se a maior exactidão na avaliação da despeza, que devem cobrir, e seremos nós menos exigentes quando se trata do objecto o mais precioso da nação, quero dizer os seus cidadãos? Segundo estes principios a minha opinião he que o recrutamento não deve passar de 12 mil homens: em Portugal ha presentemente mais de 3 milhões de habitantes, destes deve haver 68 mil celibatarios promptos a entrar em serviço nas idades de 18 a 24 annos; he por tanto muito por onde escolher, uma vez que esta operação seja conduzida com prudencia e imparcialidade, sem ir tocar nos individuos que excederem esta idade, como já propoz um illustre Deputado querendo estender o recrutamento até 30 annos. Estou certo que as minhas excepções sanccionadas e não attendidas no meu calculo, diminuirão consideravelmente o numero disponivel, mas não obstante este grande desfalque elle excederá muito a 12 mil. Quanto a marcar-se a altura de 58 polegadas, parece-me inutil, por não ser esta qualidade essencial. Nos recrutamentos realisados em França já mais se attendeu a similhante cousa; havendo nos homens a necessaria aptidão e robustez para a guerra, já mais alli se exigiu altura; e tanto assim que em cada um