O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

62 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

tem obrigação de supportar as consequencias d'este desleixo.
Quem está ahi que deixe de applaudir tão sabia doutrina ?
O soldo dos officiaes foi o anno passado augmentado; é justo que contribuam com uma parte d'este augmento para garantirem o futuro dos entes que lhe devem ser queridos. o
Os que não quizerem, e diga-se em abono da verdade que esses são felizmente o mentir numero, devem ser compellidos.
V. exa. não imagina, sr. presidente, a quantidade de miseria que tenho presenciado.
Durante a sessão ultima fui procurado por muitas desgraçadas viuvas, para apresentar n'esta casa requerimentos pedindo pensões, e foi o conhecimento pratico que adquiri da miseria que cobre a familia de muitos camaradas meus já fallecidos, que me suscitou a lembrança de formular o projecto de lei que aqui apresentei e a que me estou a referir.
Entendo que o estado não póde conferir pensões senão em casos muito excepcionaes e que a lei estatue, mas tambem entendo que deve compellir os officiaes do exercito, que é uma classe com garantias e deveres especiaes, a olharem pelo futuro de suas familias.
Estou convencido que d'esta providencia não resulta encargo para o thesouro, e portanto, peço ardentemente ás respectivas co missões apresentem o seu parecer com a possivel brevidade.
Sr. presidente, affianço a v. exa. e á camara que não largarei mão d'este assumpto, e que hei de pugnar por elle com toda a minha energia, convencido que tenho a acompanhar-me grande numero de meus collegas e a opinião do paiz, porque esta medida é justa, moral e digna.
Tenho dito.
O sr. Francisco Mattoso : - Mando para a mesa uma representação dos bedeis da universidade, pedindo augmento de vencimento.
Peço a v. exa. que se digne consultar a camara sobre se consente que seja publicada no Diario do governo esta representação, que acho justa e para a qual chamo a attenção da camara.Consultada a camara assim se resolveu.

ORDEM DO DIA

O sr. Presidente: - Visto não se achar presente o sr. ministro do reino, por estar empenhado n'uma discussão na outra casa do parlamento, e não podendo por isso continuar o incidente que estava dado para primeira parte da ordem do dia, vão proceder-se á eleição dos vice secretarios e de algumas commissões.
Convido os srs. deputados a formularem as suas listas para a eleição dos vice-secretarios e nomeio para escrutinadores os srs. Barroso e Mattos e Soares de Moura.
Feita a chamada e corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 58 listas, saindo eleitos os srs. :

Antonio Centeno, com 58 votos
Francisco José Machado 58 "

O sr. Presidente: - Vae proceder-se agora á eleição da commissão de resposta ao discurso da corôa.
Convido os srs. deputados a formularem as suas listas e nomeio para escrutinadores os srs. Julio Graça e Madeira Pinto.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na urna 59 listas, ficando eleitos os srs:

Antonio Alves da Fonseca, com 59 votos
Antonio Candido Ribeiro da Costa 59 "
Antonio José Ennes 59 "
Carlos Lobo d'Avila 59 "
Joaquim Alves Matheus 59 "
Joaquim Pedro Oliveira Martins 59 "

O sr. Presidente:- Passa-se á eleição da commissão de fazenda. Convido os srs. deputados a formularem as suas listas e nomeio para escrutinadores os srs. Francisco José Machado e Oliveira Mattos.
Entraram na urna 59 listas e saíram eleitos os srs.:

Antonio Alves da Fonseca, com 59 votos
Antonio Baptista de Sousa 59 "
Antonio Candido Ribeiro da Costa 59 "
Antonio Eduardo Villaça 59 "
Antonio Maria de Carvalho 59 "
Antonio Maria Pereira Carrilho 59 "
Carlos Lobo d'Avila 59 "
Francisco Mattoso Santos 59 "
Gabriel José Ramires 59 "
Joaquim Pedro Oliveira Martins 59 "
José Dias Ferreira 59 "
José Frederico Laranjo 59 "
Vicente Rodrigues Monteiro 59 "

O sr. Veiga: - Mando para a mesa a seguinte proposta:
"Proponho que as commissões de legislação civil, commercial e criminal sejam reconduzidas completamente. = Veiga."
A rasão d'esta minha proposta é o constar-me que as commissões de legislação criminal, commercial e civil, eleitas na sessão anterior, têem muito adiantados os seus trabalhos relativamente ás propostas de lei de reforma judiciaria e do codigo do commercio.
Os cavalheiros que compõem estas commissões, tão dedicadamente se entregaram, no intervallo da sessão, ao estudo d'estas propostas, que me parece ser de toda a justiça e conveniencia a sua reconducção, como tambem me parece de toda a utilidade que os pareceres sobre esses trabalhos sejam apresentados com a maxima urgencia.
Peço a urgencia da minha proposta.
Leu-se na mesa a seguinte

Proposta
Proponho que as commissões de legislação civil, commercial e criminal sejam reconduzidas completamente. = Veiga.
Consultada a camara foi admittida a urgencia, e seguidamente approvada a proposta em discussão.
O sr. Presidente: - Não podendo continuar o incidente, a que já me referi, por não poder comparecer hoje o sr. ministro do reino, que está empenhado n'uma discussão na camara dos dignos pares, vou encerrar a sessão, dando para ordem do dia de amanhã a continuação da de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e um quarto da tarde.

Redactor ==S. Rego.