O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Que se decompõe para as nossas provincias ultramarinas em:

Movimento commercial entra a metropole e as provincias portuguesas ultramarinas

(Valores em contos de réis)

[Ver tabela na imagem]

Annos Reexportação Baldeação e transito Exportação nacional e nacionalizada Importação para consumo

Os resultados do ultimo anno confirmam as observações que no meu relatorio do anno passado tive occasião de apresentar com referencia ás condições do nosso commercio colonial em relação com a metropole.

O menino poderei dizer com referencia ao movimento maritimo. O numero de embarcações do vapor que transitaram pelos portos do continente foi em 1900 superior ao de 1809 de 620 embarcações a vapor com a tonelagem total do 1.455:000 toneladas, 599 d'estas embarcações sendo estrangeiras. Da navegação do vela a differença foi apenas de õ embarcações a mais no ultimo anno.

Navegação a vapor - 1900

[Ver tabela na imagem]

Bandeira Numeros Tonelagem mil toneladas Tonelagem media por navio

Navegação de vela - 1900

[Ver tabela na imagem]

Bandeira Numeros Arqueações - mil toneladas Arqueação media

E esta augmento no numero de embarcações corresponde a um effectivo movimento de carga tambem maior, o imposto de carga e descarga tendo augmentado de 1899-1900 a 1900-1901 de 35:000$000 réis.

Os rendimentos aduaneiros, com excepção dos cereaes (trigo) acompanham este desenvolvimento. Assim, a importação geral cresço de 450:000$000 réis.