O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS 705

mente o direito de as modelar pelas outras tarifas que no nosso paiz estivessem em vigor. (Apoiados.)

E escusado seria, pois, phantasiar tarifas demasiadamente altas, que podessem assustar o publico, quando elle só teria de pagar na conformidade das tarifas em vigor neste paiz. (Apoiados.)

Era isto o que se deprehendia do contrato, e que fica perfeitamente claro em vista do documento que acabei de ler.

A hora vae demasiadamente adiantada; e como não desejo fatigar a attenção da camara, terminarei com uma só consideração mais.

Penalisou-me ouvir s. exa. rematar um discurso, em que produzira argumentos tão brilhantemente architectados, e que revelaram os seus largos conhecimentos e o seu profundo estudo deste assumpto, pretendendo arguir-me de haver precipitadamente redigido esta proposta de lei, e allegando para isso a simples inserção de uma palavra, que realmente não está n'essa proposta. S. exa. imaginou que no projecto se fazia referencia a uma actual estação em Torres Vedras, para assim ter o prazer de perguntar que estação era essa que se dizia existir actualmente, e de que, todavia, ninguem tinha conhecimento.

Ora s. exa. póde percorrer a minha proposta de lei, palavra por palavra, que não encontrará similhante referencia.

Falla-se, sim da estação de Torres Vedras e da obrigação que a companhia do norte e leste terá de effectuar as ampliações e melhoramentos que venham a ser reclamados pelo maior movimento que para a linha de Lisboa a Torres forçosamente resultará do prolongamento d'essa linha até á Figueira e a Alfarellos, mas de forma alguma se dá como existente uma estação que ainda se não fez.

E para muito mais é o talento de s. exa. do que para assim sophismar o que de si é claro e expresso.

O adiantado da hora não me permitte concluir hoje as observações que tenho a fazer, e por isso peço a v. exa. que me reserve a palavra para a sessão seguinte.

Vozes: - Muito bem.

O sr. Presidente: - A ordem do dia para segunda feira é a continuação da que estava dada.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e tres quartos da tarde.

Rectificações

No Diario da camara dos senhores deputados, pag. 660, 2.ª col. lin. 4.ª e 5.ª, em vez de «pedindo a ligação telegraphica da cidade da Praia com a ilha de S. Thiago» deve ler-se «pedindo a ligação telegraphica da cidade da Praia, na ilha de S. Thiago, com a de S. Vicente.»

Sessão de 11 de março de 1882